domingo, 9 de novembro de 2008

UMA AMIGA DO PEITO (13)

HELENA PERAZZI DE AQUINO, A IRMÃ, 50 ANOS HOJE
Essa é minha mana mais velha dentre os quatro filhos de Heleno e Eni. Hoje, completa 50 anos e continua irradiando uma alegria incontida, que lhe faz um bem danado, tanto para ela, como para os que convivem de sua proximidade. Adoro a luta permanente que Helena trava com as adversidades da vida. Uma batalhadora como poucas. Toca sua vida com uma simplicidade nababesca, mas não abre mão de certas coisas, pois sem elas a vida não teria mais sentido. É uma fortaleza, com uma garra que não disponho. Brinco muito com ela, pois é advogada, mas não exerce e acho que nunca exercerá a profissão. Faz algo que gosta e naqual se identifica: lê tarot. Isso mesmo. Toca sua vida jogando búzios e tendo ao seu lado, cada vez mais pessoas, acreditando no que lhe apresenta as visões das peças jogadas. Nunca quiz ler coisa alguma com ela, prefiro continuar acreditando em outra tipo de crendice, mas não desmereço o que faz, pois quem a conhece, sabe que faz com afinco, dedicação e seriedade.

Ontem foi sua festa de 50 anos e fiquei com seus amigos até mais de duas da manhã. Algo inesquecível para marcar a data redonda, ao lado de pessoas que gosta e que também gostam dela. Quando observo onde ela já chegou, a resistência diária, tenho que me lembrar de um samba de Aldir Blanc e Cristóvão Bastos, "50 Anos", cuja letra reproduzo abaixo, para que entendam um pouco o que sinto por ela. O escrito é sobre a vida do Aldir, mas vale também para ela:

"Eu vim aqui pra prestar contas/ de poucos acertos, de erros sem fim./ Eu tropecei tanto às tontas/ que acabei chegando ao fundo de mim./ O filme da vida não quer despedida/ e me indica: acha a saída/ e pede socorro onde a lua/ encanta o alto do morro/ e gane que nem cachorro/ correndo atrás do momento que foi vivido./ Venha de onde vier/ ninguém lembra porque quer./ Eu beijo na boca de hoje/ as lágrimas de outra mulher./ 50 Anos são Bodas de Sangue:/ casei com a inconstância e o prazer./ Perdôo a todos, não peço desculpas/ - foi isso que eu quis viver./ Acolho o futuro de braços abertos,/ citando Cartola: eu fiz o que pude./ Aos 50 anos, inisto na juventude".

As fotos foram tiradas ontem na festa dos 50 Anos.

6 comentários:

Anônimo disse...

Minha querida amiga Helena:

Fis esse texto para ela, mas publico aqui:

Este foi o seu terceiro aniversário consecutivo que eu compartilho contigo. Percebí que você estava radiante e não era para menos. É que nesta data especial, quando você completou 50 anos de vida, "serafins e
querubins" estavam lá, conspirando para a tua felicidade. Por isso
escolhí esta mensagem que acredito ser "a cara" da nossa amizade:
" Amigos são anjos que nos deixam em pé quando nossas asas têm
problemas em se lembrar como voar"....Mil beijos do teu grande amigo,

Ademir Elias.

Anônimo disse...

Beijocas mil minha cara helena
Douglas

Anônimo disse...

Meu lindo irmão !!!!
Vc me fez até chorar !!!!!!
Te amo meu lindo e amo a todos que lá foram ...pq realmente sei que gostam de mim ......
Obrigada a todos e a vc em especial .....
Beijosssssssssssss

Anônimo disse...

Ô madrinha, acabei de ler no blog as lindas as palavras do padrinho. Volta e meia dou uma espiadinha nos textos dele, sempre muito bons, apesar de algumas posições políticas muito particulares... Confesso que foi a segunda vez que um deles me tocou esse ano. A primeira foi o texto de despedida para a minha "irmãe". A segundo foi com este, dedicado a você. Acho que guerreira é uma palavra que serve bem para definir a fibra que você demonstra no dia a dia, mantendo a tradição da força das mulheres da família. A distância e o trabalho me impediram de estar por aí compartilhando desses agradáveis momentos. Mas essa ausência não me deixa esquecer de tantos outros ótimos momentos que passamos juntos. Seu alto astral e a sua disposição contagiantes sempre fizeram a minha alegria quando criança. Sem dúvida as tardes ensolaradas de sábado ganhavam mais cor com os passeios na Brasília (que não era amarela), tendo ao volante a minha querida madrinha Helena Piquet.

Anônimo disse...

P. S. : O Senna era um grande piloto, mas no fundo era um chato, um mito, perfeito demais. Divertido mesmo era o Piquet. Mais humano, mais falível, mais próximo de nós mortais...

Anônimo disse...

Minha querida Prima:

Que alegria poder compartilhar mesmo a distância a sua "POTÊNCIA
5.O", você é e sempre será uma grande companheira das alegrias e das tristezas, das loucuras e aventuras desta vida.
Que você possa ser cada vez mais feliz contagiando essa sua alegria conosco...
Adorei a homenagem do seu mano, ele é muito querido e você merece isso e muito mais...
Um grande abraço, sua prima Célia