quinta-feira, 13 de novembro de 2008

RETRATOS DE BAURU (42)

QUIOSHI GOTO, O FOTÓGRAFO DO JC

O ano do Centenário da Imigração Japonesa está chegando ao fim e esses Retratos não havia homenageado nenhum descendente da colônia japonesa radicada na cidade. Escolhi Quioshi, mas isso não é tarefa das mais fáceis. Fotografar ele é um tanto complicado, pois arredio a fotos, mesmo sendo um dos nossos melhores fotógrafos, tudo foi sendo feito meio que as escondidas. Desde que me conheço por gente ele está lá no Jornal da Cidade, talvez um dos últimos remanescentes dos que fizeram parte do núcleo criador do jornal, lá pelos idos dos anos 70. Ele tem muita história para contar e como pessoa de poucas palavras, o faz através do registro fotográfico de suas várias máquinas. Anda pelas ruas com umas imensas, com teleobjetivas, que com certeza, deve lhe causar dores no pescoço e costas. Pessoa muito gentil, atensiosa e um profissional de muita qualificação. Não foi fácil, pois dá para sentir no seu olhar, um não gostar de ser fotografado. No dia do desfile da Parada, ele, muito criativo, levou uma escada para a Nações e subiu num poste margeando a avenida. Fiquei a postos para tirar uma foto histórica foto dele lá no alto, mas a bateria de minha digital pifou na hora. A que ele tirou, foi a que melhor ilustrou o evento. Ele ri me vendo tirar fotos com minha minúscula digital. "Essas aí fazem de tudo. E adoram nos deixar na mão, não? ", me diz com aquele jeitão cheio de sabedoria.

Um comentário:

Autopsicografia disse...

Grande Kioshi Goto
Ele fez grandes fotos de FRAN DOTTI, meu pai, para dois de seus livros: Momento Exato, capa e contra capa e tbem Objeto Poesia, com fotos internas, além de Folders da Bienal do Livro de Bauru nos anos 80. Estas fotos estão na Wikipédia, procurem lá por Fran Dotti, ou no Google p. verem. Kioshi é um grande fotógrafo, Parabéns Kioshi Goto.
Mei pai manda abraços daqui de marília, onde lança seus novos livros.
Abraços
patricia e Fabiana Dotti do Prado