quinta-feira, 6 de novembro de 2008

UMA MÚSICA (35)

SALVE A MULATADA BRASILEIRA – MARTINHO DA VILA
Eu tenho uma amiga que gosta das coisas muito certinhas, sem um desvio sequer (não que eu não goste). Toda vez, que em sua presença continuo me utilizando dos termos Politicamente Incorretos para designar algumas categorias, ela me chama a atenção. Incorrigível para certos procedimentos, continuo como dantes, pois não consigo me dirigir, por exemplo, a um anão, chamando de algo parecido com “portador de deficiência desprovido de altura”. Piorou muito, não?. Um bêbado você não pode mais chamá-lo dessa forma. Ele pode se ofender. E assim por diante. O caso do negro sempre resvala em atitudes racistas, nunca assumidas. Nesse quesito eu tenho o maior cuidado. Duílio Duka é meu melhor amigo, negro retinto, me deu uma grande dica. Perguntei se não poderia mais chamá-lo de “neguinho”, devido a sua complexidade um tanto franzina. Disse-me que “sim, desde que o faça com um complemento, neguinho simpático, neguinho bonito. Já, fazendo uso de neguinho safado, terei que te enquadrar”. Aprendi.Tudo isso só para reverenciar Novembro, o mês da Consciência Negra, data maior de Zumbi dos Palmares, um negro cuja história precisa ser melhor contada para nossos estudantes.
E para lembrar isso tudo fui buscar aqui dentro do mafuá um LP de 1975, “Maravilha de Cenário”, do Martinho da Vila, onde canta “Salve a Mulatada Brasileira”. Um samba dos mais porreta, forte e cheio de muita força. Tem quem não mais goste da utilização do termo “mulatada”, mas como o próprio Martinho continua empregando-o sem constrangimento, tqambém o faço. O samba foi regravado no CD, “Lado Z”, de Zeca Baleiro, onde cantam juntos, numa versão meio modificada. A letra é linda e poucos não conhecem esse belo samba exaltação:
"Ô Vanina Vanina bonita, bonita Vanina Gente boa, gente fina Vanina, queres saber/ Vou te dizer/ Minha bisavó era purinha bem limpinha/ De Angola/ O meu bisavô também purinho, bem limpinho/ De Moçambique/ Eu não sou branquinho, nem pretinho/A minha dona é moreninha/ Eu tenho muitos mulatinhos/ Salve! Salve!/ Salve a mulatada brasileira!/Salve a mulatada brasileira, salve! salve!/ Salve a mulatada brasileira!/José do Patrocínio Aleijadinho Machado de Assis que também era mulatinho/ Salve a mulatada brasileira!/ Salve a mulatada brasileira, salve! salve!/ Salve a mulatada brasileira!/ Je ne sais pás parle français I don`t speak english even/ Se é portunhol, se é criole ou Tupi/ Aí ninguém entende nada/ Eu só não entendo gente brigando/ Se odiando depois do amor/ É tão estranho,/ Vanina Esse pavor que a vida traz/ Gente com medo de Jesus e adorando o Satanás/ Se o amor é lindo/ A flor é bela/ E a natureza sempre sorrindo/ Vivo no mundo pra aprender/ E nada sei pra ensinar/ Só o que eu sei/ Que eu sei fazer/ É te querer, te sublimar/ E te deixar em paz/ Vanina linda, vanina linda/ Lisboa linda/ E a Porto infinda/ Luanda é linda, ô Vanina, ô Vanina Também Cabinda/ E lá Dili, timor Leste/ Serás bem - vinda ou bem - ida/Maputo é fina, ô Vanina, ô Vanina/ E Petrolina, ô Vanina/ E a nossa Rio de Janeiro, tão bonita/Maravilhinda/ Serei menino só pra ti, menina Nina, nina, nina, nina/ Às vezes eu te vejo tão felina/ Linda Vanina, ô divina, ô divina/ Olinda é linda, ô Vanina, ô Vanina/ Diamantina, ô Vanina/ E a minha limpa/ Duas Barras pequenina/ É mais que linda/ Luanda é linda, ô Vanina, ô Vanina/ Também Cabinda, ô Vanina/ E lá Dili, Timor Leste/ Serás bem - vinda ou bem - ida Maputo é fina, ô Vanina/ E Petrolina/ E a nossa Rio de Janeiro, tão bonita Maravilhinda
Salve a mulatada brasileira. . ."
Achei no Youtube, essa versão, com slides das telas de Debret, retratando algo doído para todos nós. Vale para revivermos um passado, do qual devemos (e temos que querer) nos distanciar cada vez mais: http://www.youtube.com/watch?v=EeaYVWwDd4w

Nenhum comentário: