sábado, 22 de novembro de 2008

UMA CARTA (21)
GOFFI NO BOM DIA, DEFORMANDO E DESFORMANDO OPINIÕES
O advogado Ivan Garcia Goffi já foi motivo de um texto anterior desse mafuá. Volto à carga e pelo mesmo motivo. Seus textos são publicados semanalmente no jornal BOM DIA e neles, exala algo pernicioso em nossos dias: preconceitos e inverdades. Na quarta, 18/11, com o título “Verdade Revelada I”, bem ao seu estilo, destila isso aqui: “...processos contra os ditos torturadores do governo militar, forjando a tese de que os crimes não estariam prescritos. Pela ordem jurídica, estão! (...) Dezenas dos que estão no governo foram terroristas, ladrões, assassinos e seqüestradores confesos (e muitos continuam ladrões). (...) Os militares nada mais fizeram do que atender aos clamores sociais democráticos que, até 1963, iam à bancarrota em razão dos desatinos de Jango. (...) A trupe comunista cometeu os mais perversos crimes... (...) Mas, pela cartilha do petismo, todo comunista criminoso e impedido de implantar o regime que levaria falência à democracia, hoje virou herói e é agraciado por grandes fortunas pagas pelos contribuintes do país de todos”.

Ele adora embaralhar as cartas para confundir incautos. Mais triste ainda é o título dado a seção onde publica seus textos, “Formador de Opinião”. Enviei carta-resposta para o jornal com o seguinte teor:"GOFFI DÁ MÊDO: Li o texto do Ivan Goffi no Bom Dia de terça. Confesso possuir muito mêdo desse senhor. Ele investe contra a democracia e ainda ousa falar em seu nome. Todos nossos países irmãos penalizaram os torturadores e nós não podemos, pois isso irrita o articulista, saudosista do regime de exceção.Tortura não prescreve nunca. Ele nutre um desmedido ódio pelos adversários e os que pensam e agem diferente. Felizmente o clamor democrático nos conduz para caminhos mais arejados, enquanto Goffi continua nutrindo idéias perigosas, retrógradas, bem próximas da xenofobia, enbranquecimento cultural e étnico, contra as minorias e favorável ao método do pau-de-arara. Por sorte, não passa de um advogado, com campo de ação restrita. Pertence a uma trupe decadente, perigosa e com intenções não muito bem esclarecidas. Faço um sinal da cruz antes e depois de ler cada texto dele. Peço proteção divina. Livrai-nos desse mal".

Reitero com mais uma pitada de “pré-sal” no quitute: A adesão à luta armada por uma parte da esquerda foi um recurso legítimo à violência política para combater um regime ditatorial, que baniu do país os direitos políticos e mandou adversários para as prisões (isso é História, não Estória). Violência política não é terrorismo. Terrorismo praticou o Estado Militar com os atentados do Rio Centro e atentativa de explodir o Gasômetro, ambos na cidade do Rio de Janeiro. Pela liberdade, admite a lei, é justificável até matar. A Lei de Anistia foi resultado de conveniências daquele momento político. Revê-la será ótimo para o país. A Caros Amigos publicou recentemente uma bela edição nos contando a história toda nos anos violentos. O que fizeram contra o povo está tudo contado ali. Só como observação, cito que hoje está estampado nas capas dos jornais argentinos (leiam em http://www.pagina12.com.ar/), um torturador lá deles, que diante da iminente prisão se mata diante das câmeras. Não faria isso se não tivesse culpa no cartório. É triste esse fim, mas ele não poderia permanecer impune pelo que praticou no passado. E se lá, na Espanha e em muitos outros países tudo pode ser julgado dezenas de anos depois, aqui não poderia por que? Não podemos achar que a anistia vale para os dois lados, aquele que estava contra o regime e foi morto é diferente do agente da repressão que prendeu, torturou e matou pessoas sem defesa. Essa é a questão.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não consigo entender como o Bom Dia ainda mantém esse sujeito como articulista, diante de tanta barbaridade que publica. Precisamos pensar diferente de mentes como essa, que querem endurecer o regime, acabar com as liberdades e favorecer uma minoria. O mundo mudou, mas alguns não avanaçam em nada. Imaginem o caso desse Goffi, estudou tanto, leu muito, viajou e parece não ter entendido bem os ensinamentos, pois acabou se apropriando do que de pior existe. A mente humana é mesmo algo sem explicações.
Paulo Lima

Anônimo disse...

Henrique
Sua carta saiu publicada na edição de hoje do jornal, junto com a continuidade das baboseiras escritas pelo tal aí.

Anônimo disse...

Meus cumprimentos ao dr. Ivan pela matéria publicada. Certamente ele traduz o sentimento de milhões de brasileiros. Aqueles, hoje tidos como heróis, salvo raríssima exceção, estavam a serviço dos defensores da foice e do martelo. Como já se disse em outra oportunidade, a participação deles no movimento acabou se traduzindo em verdadeiro investimento, já que hoje sangram os cofres da nação, que lhes paga verdadeiras fortunas a título de indenização, aposentadorias e outros mais, em detrimento de tantos brasileiros que sofrem pela falta de recurso públicos. Na verdade, não passam de heróis de areia. Pena que os militares se acovardaram, deixando que a anarquia novamente volte a rondar o nosso querido Brasil. Dr. Ivan, continue na corajosa pregação, mostrando a verdade sobe aqueles aventureiros, na certeza de não estar sozinho.