terça-feira, 30 de julho de 2013

CENA BAURUENSE (110)


TRANSPARÊNCIA, BICO, ESTÁTUA E MENTIRINHA
São tantas coisas e eu com pouco tempo. Tenho que ser rápido, pois viagem é viagem e nela o tempo urge, as novidades são tantas e não vai ser a internet que vai me manter preso dentro do quarto de um hotel.

01 – Assisti pelo facebook o tal do programa do CQC feito em Bauru e não achei nada agressivo. Achei justa a cobrança e necessário o fim do banquete com os altos e injustificados salários, principalmente explicitando para a população os espúrios acordos que o Secretário de Saúde, Fernando Monti bancou somente para os de sua classe profissional. Uma vergonha e um acinte a todos nós. Essa foi a forma que os vereadores (eles aprovaram isso, não nos esqueçamos) deram para fazer os médicos de Bauru trabalharem, ou seja, elevaram suas horas extras e plantões. Rever isso é mais do que necessário e o prefeito se comprometeu com o programa de TV a explicitar as planilhas todas até dia 12/08. Assistam o programa: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=33AlAKWN8Ss#at=383. Isso aqui ainda vai feder e muito. Sou um dos que vai cobrar uma solução para isso, inclusive pressionando os vereadores, que bancaram essa farra com dinheiro público.
02 – A Atividade Delegada, que regulamente o bico dos policiais militares foi aprovada pelos vereadores (sempre eles). A discussão é antiga e no frigir dos ovos ela abre um sério precedente. Uma categoria profissional, os policiais vão poder, mesmo sendo funcionários públicos e ganhando para tanto, fazer um bico quando nos seus dias de folga e ganharem um excedente salarial. Cria também uma casta dentro da estrutura da PM para administrar a dinheirama que será repassada para eles dividirem entre si. Os policiais ganharão para continuarem fazendo o serviço que o governo do estado já lhes paga para executar. Uma coisa inconcebível. Qualquer outra categoria pode a partir de agora fazer o mesmo e já penso em entrar com um pedido para várias. Aguardem, pois a porteira foi aberta.
03 – A Havan levantou seu bastião, ou seja, seu totem, a réplica da Estátua da Liberdade. O fato gera discussão e pequena polêmica. Dizem que circula um Abaixo Assinado contra, que não assino e outro a favor, que também não assino. O problema para mim são dois, o mal gosto, do qual nada posso fazer, pois gosto não  se discute e se gostam e a área é deles, que lá fique. Pior que isso é o lugar onde foi levantado, o trevo principal de entrada na cidade e permanecerá como se representasse um marco da cidade. Por isso, vejo que para contrabalançar isso o melhor seria incentivarmos uma estátua com a dona ENY CESARINO, nossa eterna cafetina, levantada (sic) no meio do trevo que sempre lhe pertenceu, pois todos o chamam pelo nome dela. Bauru merece uma estátua da liberta Eny, um ícone da cidade. Encabeço essa campanha.
04 – Uma greve rolando na cidade, a dos servidores da FAMESP, que deveriam ser servidores públicos, mas não o são. Todos lotados no Hospital Estadual de Bauru. Dia desses no aeroporto de Bauru, o deputado Pedro Tobias falou ao pé do ouvido dos jovens do Bauru Acordou!, que existem recursos para resolver essa questão e a da greve da Unesp, outra em andamento. Com a fala, duas situações, ou tentou se livrar de situação incômoda e se livrar dos manifestantes ou isso que disse realmente existe e alguém escondendo o jogo e protelando soluções. O melhor mesmo é passarmos todos ali no apartamento do deputado, na Praça da Paz, buscá-lo e levá-lo até a direção de ambas as instituições para que explicite direitinho que havia dito diante das câmeras. A solução está com ele.

10 comentários:

Anônimo disse...

CQC em Bauru e o que tem por trás
Tudo se fecha: o vereador entrevistado, o jornalista, a sala de jornalismo, a mesma cobrança, o prefeito como alvo, a eleição do próximo ano, a lista dos mencionados, a cobrança para que se abra de vez a lista dos funcionários municipais, quem é apadrinhado pelos vereadores e assim por diante.
Tudo sob a manta da ética na política, mas peço que vejam de novo o vídeo e que cada um faça sua avaliação.
No fundo, o objetivo é enfraquecer o grupo político do prefeito para que prevaleça o grupo mandante na política local.
E assim, embora pensando que a política se dá como se se dá há anos, até entre os manifestantes profissionais tem grande parte de ajuntados aos de sempre, do poder.
Na verdade, estamos há menos de dois meses de filiações partidárias em definitivo e em poucos dias os possíveis candidatos tendo que se definir.
Alguns já migraram de um partido a outro, uns se juntaram ao time do prefeito, mas só para o eleitorado ver, mas a luta do momento é para que o "statuo quo" continue igual.
O objetivo é salutar, transparência, os meios até podem valer, mas o fundo de proposta é como aquele de período eleitoral, com tudo sendo feito para que desse dois turnos.
Bauru é pior, em termos de mando político, do que o oriente médio e norte da África e os meios são os mesmos, só que lá tem intromissão americana com contraponto russo e chinês. Aqui tem gente de lá no meio, em primeira geração, segunda e terceira (procurem saber) e atentem-se aos detalhes.
Praticamos uma política árabe aqui em Bauru e se não nos acautelarmos, chegaremos aos molotoves" sendo jogados ao povo que reage.
Daí moçada que manda no momento, muita esperteza, e por favor, após minhas considerações, volte a assistir à matéria do CQC, porque até o CQC fora requisitado para atender interesses tradicionais do povo mandante. Os mesmos de sempre:https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=33AlAKWN8Ss
RENATO SENIS CARDOSO

Anônimo disse...

Apoiado! Bauru merece uma estátua da Eny! Essa sim iria fomentar bastante a economia!!!
Rodrigo Carvalho da Silva

Anônimo disse...

EU FUI O UNICO ARTISTA DA CIDADE A HOMENAGEAR-LA AINDA EM VIDA, NA ËPOCA QUERIAM CENSURAR MINHA OBRA E ATÉ ME PROIBIRAM DE EXPOR-LA EM ALGUMAS INSTITUIÇÕES . ISSO EM 1983.

FIZ UMA ESCULTURA TAMNHO NATURAL QUE POR MUITO PERMANECEU EM EXPOSIÇAÕ NO TEMPLO BAR, GRA"CAS AO FERNANDO

JOSÉ LARANJEIRA

Anônimo disse...

Nossa colocaria Bauru nos píncaros da glória...o livro do Lucius já nos representou...mas estátua seria o must
Dulce Marli Kernbeis

Mafuá do HPA disse...

Renato, cara de pau do vereador tucano no CQC, pois o salário dos médicos está nesse patamar porque eles aprovaram o reajuste de suas horas extras e plantões. Eles tem que assumir o que fizeram, o erro cometido e rever isso e não ficar angariando louros em cima da desgraça alheia, causada por eles.

Laranjeira, onde está essa escultura? Vamos falar muito dela a partir de agora...

Henrique - por esses dias meio longe do reduto mafuento

Anônimo disse...

Henrique
Ela teve o mesmo fim que a atividade da Mdme ENY se diluiu no tempo e na sociedade. Em outro momento posso até contar essa história com calma...Tinha uma foto muito boa dessa obra que foi feita por nada menos do que Salvador Ponce Paz...


O trabalho para homenagear Mdme ENY foi um trabalho que demandou criatividade para poder dizer através de num corpo de mulher que ela era uma meretriz... não foi fácil alcançar isto...mas creio que consegui encontrar uma excelente solução.

José Laranjeira

Anônimo disse...

e se fosse um cristo redentor, tão brega quanto à estátua da liberdade, aí não teria problema né? o problema é ser um símbolo que remete aos EUA, pelo jeito. daquela horrenda torre eiffel em frente à ITE ninguém nunca reclamou... povinho fazendo abaixo-assinado, deveriam arrumar coisa mais útil pra se preocupar. a havan trouxe empregos pra cidade, vai gerar arrecadação, vai atrair gente da região... o que é uma estátua brega diante de tudo isso? ah, vão se lascar...

Anônimo disse...

Meu caro anônimo
Não estamos a discutir aqui se o símbolo da Havan é bonito ou feito, brega ou chique. O que discuto é sobre a importância de se levantar algo similar para uma grande personalidade dessa cidade, dona Eny cesarino e no trevo que sempre levou o seu nome. Só isso e nada mais, entenda.
Henrique - muito distante do mafuá

Anônimo disse...

Acho que essa demonstração do complexo de vira-latas que nutrem com relação aos EUA poderia ser evitado. Há muitos artistas brasileiros e locais que poderiam criar um escultura se fossem contratados para tal.
ANTONIO MORALES

Anônimo disse...

HENRIQUE
A Atividade Delegada se vingar de fato será um excremento da polìtica. Alguns vereadores náo gostam de trabalhar sobre pressáo, mas QUANDO DIANTE DE POLICIAIS fazem tudo o que eses querem. Santinhos do pau oco. Eu como profesor quero tambèm uma Atividade Delegada para meu ofício, afinal se eles podem, eu também posso.

Antonio Martins