segunda-feira, 29 de julho de 2013

OS QUE SOBRARAM e OS QUE FAZEM FALTA (49)


DEPOIS DA ESTÁTUA DA LIBERDADE, UMA PARA DONA ENI E OUTRA PARA O DRIVE-IN AEROPORTO
A semana começa em Bauru com a dissipação do frio e com um novo portal em sua entrada principal, a no cruzamento na Nações com a rodovia Rondon. Uma imensa estátua, um símbolo liberto, kitsch e cheio de controversia. Já discuti o tema aqui e o pau comeu solto (http://mafuadohpa.blogspot.com.ar/search?q=O+TOTEM+DA+HAVAN+E+A+LIBERDADE+ADVINDA+DO+SÍMBOLO+A+SER+ERGUIDO). Para começar a semana proponho algo mais jocoso, uma brincadeira com a cidade. Eles brincam conosco, nos impõem tudo de cima para baixo e dessa forma deveríamos dar o troco, com luva de pelica.

Estátua da Liberdade levantada num trevo, sou pelo levantamento imediato de uma estátua imensa, maior do que essa, no trevo anterior, o que liga Bauru/Ipaussu/Agudos/Jaú. Se alguém perguntar o nome desse trevo, sei que tem um, mas acredito que poucos o conheçam. Mas se alguém na cidade mencionar Trevo da Eni, até as pedras do reino mineral saberão onde fica. É ali. Pois que se levante no lugar um monumento à dona Eni Cesarino, figura controversa, que até os dias atuais remete a lembranças festivas de uma época bauruense onde tínhamos talvez o mais famoso bordel da América Latina. Eni merece dar nome ao trevo e poderíamos fazer uma campanha para levantar ali uma imensa estátua reverenciando tão generosa pessoa. Se no caso da Havan, o levantamento ocorreu sem problemas, o da Torre Eiffel idem, o do totem com a bandeira bauruense defronte o Confiança Flex idem, acredito que a cidade ganharia muito com uma Eni gigantesca, do tamanho de sua envergadura e carisma. Vou junto à Havan solicitar que nos informem o nome do fornecedor da estátua deles, para providenciar um orçamento dessa outra e depois inicio uma campanha arrecadatória visando sua fixação bem no meio do trevo, que também deveria ter seu nome mudado para o mais adequado, ENI CESARINO.
Aproveitando o ensejo e verificando as transformações que a cidade passa, mudança estruturais, prédios sendo erguidos aqui e ali. Até nosso Aeroclube de Bauru corre perigo, diante de medida do governo estadual de passar nos cobres áreas de sua propriedade, atendendo sempre aos clamores da especulação imobiliária, do qual é um dos braços. Pois ali, naquele lugar, bem defronte o aeroporto boa parte dos bauruenses de minha idade devem se lembrar de algo que por décadas ali funcionou e nos foi de grande utilidade: o DRIVE IN AEROPORTO. Quem na faixa dos 50 para cima não passou por debaixo daquelas arvores e fez balançar o carro quando da estada que levante o braço? Pois os últimos vestígios do drive-in estão sendo derrubados. As arvores ali existentes, que tanto presenciaram, guardam tanta história sobre nossos atos libidinosos podem estar sendo destruídas e com elas parte de nossa vivência sexual no passado bauruense. Aquele drive-in fez história na cidade, seus antigos proprietários merecem receber a distinção da titulação de Cidadão Honorários Bauruenses, por comprovados serviços prestados a todos nós. Vou ver isso junto aos nossos edis e fazer um levantamento junto aos nossos memorialistas, pois mesmo que tudo por lá desapareça, uma imensa placa ou até mesmo um imenso carro no alto de um pedestal e chacoalhando como ocorria dentro daquele estabelecimento, com os nomes lembrados. Homenagem mais do que justa, merecida e com maior valor simbólico do que a tal da estátua reverenciando a liberdade. Liberdade por liberdade, sou mais a do Drive-In, que me traz lembranças inenarráveis, tempos idos que não voltam mais, quando eu e meu velho opalão verde por lá batíamos cartão.
 
Essa é mais uma campanha que me comprometo a levar adiante, primeiro a da Eni Cesarino (que um dia ainda terá sua história contada em mini-série global) e depois a do Drive In Aeroporto, que merece estátua e até livros com ocorrências variadas e múltiplas que muitos dos engravatados de Bauru por ali tiveram. São meras sugestões, que podem ser aquecidas ao calor de movimentos populares, passeatas e convocação via facebook. Vamos preencher essa cidade com estátuas, totens, placas e homenagens a quem de direito. Essas as minhas, depois sugiro outras.
OBS.: Todas as fotos são do local onde décadas atrás funcionou o inesquecível drive-in Aeroporto)

7 comentários:

Anônimo disse...

Henrique,

Seu velho tarado, você só pensa em sexo?

De um outro que muito levou e foi levado ao drive-in Aeroporto, que acho que não tinha esse nome, mas também tem boas recordações vividas ali.

Outro dia, tomando um café ali em frente, com um bastião da medicina local, ele e eu relembrávamos casos nossos ali.

Vou dar minha contribuição para a estátua do carro balançando e para a da EnY, que escrevo com Y.

Alvarenga

Anônimo disse...

Sou uma memoralista tambem pois si guardamos a história para nós mesmos que adianta. Precisamos ter memoria si não passamos essas memorias vamos ficar quem vem depois de nós um povo sem memória que relevância terá a juventude futura sem história quem faz a história hoje somos nós que valor terá sem memória um povo sem memória náo vai.
Eliza Carulo

Anônimo disse...

Henrique, boa ideia,

que saudades do DRIVE-IN AEROPORTO,

eu era feliz e não sabia..........................


Sds

Eduardo Lopes

Anônimo disse...

pode contar comigo, por essa causa o Carneiro sai do redil
Lázaro Carneiro

Anônimo disse...

Concordo com o amigo, isso citado realmente merece destaque pelo nosso governo municipal, só não concordo , as pessoas falarem mau de um simbolo de uma empresa que está em um lugar que era abandonado, recente fui ao estado de Santa Catarina, onde tem varias lojas Havan, inclusive tenho foto em meu face, Bauru precisa disso, de sangue novo, se não vamos andar pra trás..fica a dica!
Siva Tiba

Anônimo disse...

HENRIQUE,
Reveja a História e a estátua que o imperador Cláudio fez na suburra romana, à chefe das meretrizes, com a inscrição: ESTA SE DECLAROU EM VIDA...

Veja se encontra o livro: "Eu Claudius o Deus e Messalina"...
Abs.
M.
ps - não me coloque como fonte, certo ?

Anônimo disse...

e se fosse um cristo redentor, tão brega quanto à estátua da liberdade, aí não teria problema né? o problema é ser um símbolo que remete aos EUA, pelo jeito. daquela horrenda torre eiffel em frente à ITE ninguém nunca reclamou... povinho fazendo abaixo-assinado, deveriam arrumar coisa mais útil pra se preocupar. a havan trouxe empregos pra cidade, vai gerar arrecadação, vai atrair gente da região... o que é uma estátua brega diante de tudo isso? ah, vão se lascar...