domingo, 21 de julho de 2013

PALANQUE – USE SEU MEGAFONE (43)


CHRISTINO CABRAL, UM ALUNO EXPULSO, MOMENTO ATUAL E OUTRA ETEC
Eu sou cria da escola pública. Comecei meus estudos e fui até o antigo colegial, todo feito em escolas públicas. Um orgulho, uma vez que me vi bem preparado para o que enfrentei após isso. Hoje, todos sabem, a coisa já não é bem assim, mas vale a pena continuar lutando por uma escola pública pujante, boa, encorpada e contra os que a querem transformada numa fábrica de aprovação compulsória. Minha trajetória foi nas EEs bauruenses, Luiz Castanho de Almeida, Eduardo Velho Filho, Madureira, Aurélio Ibiapina (da RFFSA) e Christino Cabral (na época dirigida pelo austero e saudoso Danilo Da Cás). Acompanho pela internet no que estão querendo transformar o Christino e reproduzo aqui o posicionamento de um aluno, ex-dirigente do Grêmio Estudantil, expulso da escola, segundo ele, pelo posicionamento contrário à sua transformação em uma ETEC. Aqui o posicionamento de KAIO MIGUEL RUIZ, mas após essa publicação deixo aberto o espaço para as respostas do outro lado, da direção da escola e da Diretoria Regional de Ensino. Queria ampliar esse debate para entender melhor tudo o que acontece nessa ainda Escola Estadual de Ensino Médio. Vamos ao texto recebido pelo Kaio, reproduzido na íntegra:

“Documentos que o Grêmio protocolava, a diretora nunca respondeu e acabou se irritando e atacando a  minha personalidade de presidente do grêmio ! 
LINK DA NOSSA ORGANIZAÇÃO: http://upa-christino.webs.com/o-movimento   
Povo bauruense, nós somos ainda uma associação informal, surgida pela união de alunos, simpatizantes do Grêmio UPC (2012-2013), da E.E. Christino Cabral, como também somos membros da sociedade bauruense, que nos simpatizamos com as atitudes deste grêmio, como também, temos fortíssimo elo com a história desta escola, viva na tradição do povo bauruense, que sem dúvida, tornou-se, para toda a sociedade local, um símbolo, que muitas vezes, em sua história de existência, foi tida como um importante ícone da educação pública bauruense, digna, de no futuro, tornar-se inclusive, um patrimônio histórico local, de tamanha sua importância para nossa a sociedade, como todos nós sabemos.

Porém, parece que alguns poucos indivíduos, se incomodam com a existência da escola, na estrutura na qual se encontram, e querem por, toda esta tradição e valor histórico “em xeque”, implantando, na nossa consagrada e querida escola, uma ETEC. Muitos de vocês que lerem este artigo, devem estar se perguntando, mas porque isto? Por que vocês não querem a ETEC? Ou ainda, alguns de vocês podem vir a afirmar e perguntar o seguinte: as ETEC são boas, porque vocês não a querem? Eu entendo a sua opinião, caro leitor(a), mas é exatamente ai, aonde mora o perigo.

Não somos contra a criação de ETEC, muito pelo contrário, este tipo de escolas são essenciais, ainda mais nos dias atuais, para a formação técnico-profissional de mão de obra qualificada para servir nossa sociedade, mas, porque implantá-la no Chistino? Hoje a E.E. Christino Cabral tem educação de nível fundamental e médio, em dois turnos distintos, a implantação da ETEC, seria suprimir injustamente, a vaga escolar, de muitos destes alunos, pois as ETEC são exclusivamente voltadas para os estudantes do Ensino Médio e, ainda, requer que o aluno, para ser admitido, seja aprovado em um processo seletivo prévio, ou seja, é uma escola voltada para uma pequena “elite intelectual”, ou seja, a ETEC no Christino apenas beneficiaria uma pequena camada dos estudantes das escolas públicas bauruenses, enquanto a imensa maioria, sem exceção, seria prejudicada.

Então, meu caro leitor, minha cara leitora, você acharia justo, uma medida que vise restringir ainda mais a quantidade de vagas escolares, nas instituições públicas de ensino? Haja vista que, já são poucas vagas já existentes nestas instituições, acharia você, pai de família, que seu filho fosse privado do direito de estudar, que além de ser uma garantia prevista na nossa Constituição Federal, é um dever do senhor, como pai de família, prover a educação básica para seu filho, ser privado deste direito-dever, porque o Estado está apenas pensando numa minoria estudantil e “desalojando” uma imensa maioria de estudantes, que não apenas estudam, como amam a escola que estudam, em prol de uma ideia de caráter meramente eleitoreiro, para engrandecer a imagem do governo do estado, e que pouco se reverteria em prol da sociedade bauruense?

Kaio Miguel Ruiz sofreu na sua pele, a dura e impetuosa consequência, de não aceitar ficar calado diante destas atrocidades que querem causar a nossa amada E.E. Christino Cabral, transformando-a em ETEC. Por protestar por melhorias na escola e lutar pela não instalação da ETEC, o ex-presidente do grêmio estudantil UPC, foi expulso, arbitrariamente, sem o devido processo legal, de forma fraudulenta, ilegal e ilegítima, da instituição, só porque ele exerceu seu direito de manifestação, de expressão, que, embora sejam garantias asseguradas por nossa Constituição Federal, meros interesses políticos deram o aval necessário para que sufocassem a voz daquele que lutou, bravamente, por não concordar com a implantação da ETEC, pois sabia, que não somente os professores, mas os alunos seriam os maiores prejudicados com esta nova instituição, e se a classe estudantil for prejudicada, toda a sociedade bauruense será prejudicada, num condenável e injustificável retrocesso causado a esta, que é o da injusta supressão das vagas escolares.

Nós, alunos e amigos da E.E. Christino Cabral, convocamos você, cidadão bauruense, que se junte a nós, para que possamos manifestar, pela reversão da injusta expulsão escolar sofrida por Kaio Miguel Ruiz, para que ele possa voltar a sua escola e retomar a presidência do grêmio estudantil e, que também, lute conosco, para que a ETEC não seja implantada, para que o Christino possa sobreviver, como uma escola tradicional e querida por nossa sociedade. Vamos juntos lutar! Mobilize-se sociedade de Bauru, não deixe que o governo do estado prejudique ainda mais nosso povo e suprima importantíssimas vagas escolares da sociedade, pois, criança e adolescente na escola, é a certeza da construção do futuro do Brasil. DIGA NÃO A ETEC! DIGA SIM A VOLTA DE RUIZ! DIGA SIM AO CHRISTINO!”.

9 comentários:

Lucas cappi disse...

o melhor presidente do gremio expurso pela veia loca da zila ke e filiada ao psdb

Anônimo disse...

Zilá só sabe ofender os alunos ela nao tem historia na nossa escola quem tem historia é o kaio ruiz foi o cara que mais fez pela escola

Marcio disse...

dados que nos alunos sabemos eh que a zila em 3 meses de direçao fez mais de 40 b.o policial td e motivo de b.o ela xinvaga o kaio varias vezes e sempre distorcia as coisas saboto varias coisas sumiu ate com extensao do gremio uma vez de raiva dos protocolo do gremioo na sec da escola

Clara Maria Rosa disse...

Infelizmente é assim só os puxa-sacos chegam a Direção, onde deveriam estar por meritocracia quem prestasse concurso para a Direção de escola, quem conhece o KAIO, e eu o conheço desde os 13 anos, sabe que ele é um menino bom caráter, que se interessa e ajuda os colegas. Vamos lutar até a vitória, a Zila e seus aliados, receberam o castigo de Deus, se é que já não estão pagando por suas trapaças.

Anônimo disse...

os 3 primeiros comentários foram feitos por alunos da citada escola? caramba, que português horrível...

as pessoas querem expor suas opiniões pro mundo, mas não fazem questão de se fazerem entender. custava caprichar um pouco mais? ou não sabem escrever mesmo?

Anônimo disse...

A Catini saiu da escola por aposentadoria...mas jamais abandonou esses alunos...ela sempre foi partidária da educação verdadeira....sou amiga pessoal dela a mto tempo, desde que foi vereadora em Agudos e tinha a alcunha de "leoa" , pelas brigas q mantinha na Câmara por melhorias na cidade e principalmente na Educação...Tem o prazer de dizer q votei nela prá vereadora de Bauru...uma pena ela não tem entrado... faltou pouco....o q se precisa fazer é verificar na Delegacia de Educação o que realmente aconteceu...querem ETCs , ótimo...elas são necessárias, mas por que no Christino Cabral??
Madê Correa

Anônimo disse...

Também estudei no Christino Cabral ..... e é uma pena essa escola se perder . Temos antos prédios desabitados, inutilizados, que poderiam muito bem abrigar uma ETEC .... falta somente pessoas interessadas em fazer essa indicação ....
Helena Aquino

Anônimo disse...

GENTE, É COMPLICADO FALAR DESSE MENINO QUE SE ACHA O TAL.
VOU SER BEM SIMPLES E DIRETA. ELE É UM PÉSSIMO ALUNO, REPROVOU DUAS VEZES, NÃO PARAVA DENTRO DA CLASSE, FAZIA QUESTÃO DE COLOCAR OS ALUNOS CONTRA A DIREÇÃO, FUNCIONÁRIOS E PROFESSORES. DAVA MUITO TRABALHO. FUI TESTEMUNHA DESSE ANO CONTURBADO TANTO COM A CATINI QUANTO COM A ZILA. REALMENTE ESSA ULTIMA DIRETORA NAO FOI FACIL, MAS QUERO SALIENTAR QUE ELE TENTOU "MONTAR" EM CIMA DELA POIS ELA NÃO CONHECIA ESSE ALUNO QUE SÓ TUMULTUAVA A ESCOLA. NO FUNDO PRA MIM ELE NÃO TEM MORAL NENHUMA PRA FALAR DE NINGUEM.

LEONILDO VARGAS disse...

MENTIRA KE KAIO RUIZ NUNCA REPROVOU EXCELENTE ALUNO O RESTO É PROFESSORZICO FALASTRÃO OU GENTE PUXA SACA D ZILA