terça-feira, 2 de julho de 2013

FRASES (107)


"NÃO PRECISA GRITAR, POIS ESCUTO MUITO BEM. PODE FALAR BAIXO QUE ESCUTO” – ISSO PODE SER USADO PARA OUTRAS SITUAÇÕES
Essa frase, além de muito bem aplicada, entrará para os anais (ui!) da Câmara Municipal de Bauru e para o folclore das sessões legislativas bauruenses. Foi pronunciada ontem durante a sessão semanal naquela casa de leis. Num embate ainda sobre os vereadores bauruenses estarem se esquivando de assinar uma CEI – Comissão Especial de Inquérito para discutir as irregularidades do transporte urbano, onde três concessionárias (que na verdade são de um mesmo e único dono), comandam o setor, o vereador Markinhos da Diversidade fazia uso da palavra e cedeu um aparte para Roque Ferreira, o propositor e quando esse discursava, eis que surge um dos que se negam a assinar sua implantação, Moisés Rossi, com o tom de voz alterado, meio transtornado por se ver contrariado, tenta fazer valer seu ponto de vista pela via impositiva. Roque possui uma fleuma específica para esses casos, tarimbado pelos anos de luta e pelo preparo que possui (vereador preparado é outra coisa), retrucou de forma pausada, calma: “Não precisa gritar, vereador Moisés, eu escuto muito bem”. A pérola definitiva, que praticamente aniquilou a questão foi a conclusão dada por ele: “O tom elevado de voz é dos que não possuem mais argumentos. Passam a querer ganhar no grito”. Foi o que de melhor tivemos no dia de ontem por lá.

Percebo o mesmo com outro fato a ocorrer nos dias atuais e esse principalmente incidindo mais pelas ditas redes sociais, mais especificamente pelo facebook. O país está tentando buscar novos caminhos, o governo tenta buscar dialogar e atender justas reivindicações, estabelecer um canal sério de diálogo, mas existem aqueles que o rejeitam. Dentre eles um segmento execrável, o dos que veem erros só em Lula, praticamente tentando crucifica-lo por tudo de ruim que aconteceu ao país nos últimos tempos. Sem querer defender Lula (e Dilma junto), mas já o fazendo, vejo nesses algo muito simples. Pode perceber, não inventei isso. Criticam só a Lula, Dilma e o PT, nada mais. Caolhice. Respeito quem critica, mas o faz com coerência, determinação, sem fazer uso de mentiras e sem deixar de enxergar todos os lados da questão. Não precisa ser petista para agir assim. Precisa ser ético, isso basta. Quando leio críticas gerais, englobando o sistema num todo e todos seus participantes, poucos escapam e o balaio é amplo, geral e irrestrito. Já quando fazem só com um dos lados, desmereço e vejo sinal claro de ódio de classe, intolerância, desconhecimento histórico e maledicência pura. São grupos de poder querendo destituir um e com o intuito de colocar outro no lugar, talvez até piorado.


Não me venham criticar Lula por todos nossos males, não me venha reconhecer nada de saudável nesses últimos doze anos, quando o país deu talvez sua mais importante guinada transformadora desde seu nascimento, não me venha pregar o quanto pior melhor e nem tentar com irresponsáveis montagens espalhadas pela internet chacotear com algo mais do que sério. Os que tentam falar grosso nesse momento, impondo pela força algo que não corresponde com a verdade dos fatos, tentando fazer com a nação engula goela abaixo algo onde todos paguemos muito caro ali na frente é de uma irresponsabilidade que não admito. Nem me importo mais com os muitos que me viraram a cara nos últimos dias. Isso foi ótimo, pois passei a conhecê-los melhor. Eu não mudei de lado, a minha luta continua a mesma e contra todas as injustiças desse país, o latifúndio continua intacto, o poder cruel e insano de nossa elite idem, o capital valendo muito mais do que a pessoa humana, a mídia nos tentando vender uma falsa ilusão de crise, a perda de valores prevalecendo sobre qualquer posição ética. Quem cometeu crimes, sejam eles pequenos ou grandes devem ser punidos, mas todos. Não vejo diferença em quem lesa e superfatura uma obra como a de um estádio de futebol e a de uma escola ou a de um viaduto. A corrupção está inerente a grande maioria dos atos públicos e não pode ser atacada no varejo. Ou tudo ou não resolveremos nada. Se limpeza ocorrer, que seja completa doa a quem doer.

Assim como Roque ontem na tribuna, o que mais faço hoje em dia é rebater os que tentam forçar, gritando sem argumentos convincentes de que um deve ser punido e alguns privilegiados isentados. Mas como? Quem faz isso defende o que? Repito: Não precisam gritar. Eu enxergo tudo, ouço tudo e falo de tudo. O que não aceito é ver uns não toparem assinar algo, onde a exposição dos motivos comprova que irregularidades houve e os que espezinham um, como o pior de todos, descaradamente protegendo outros. Não tenho perdão, paciência, tolerância e complacência com esses. Ela já passou dos limites, vão encher o saco de outros. De mim receberão o troco.

7 comentários:

Anônimo disse...

Excelente texto, parabens Henrique.
renato Magu

Anônimo disse...

Henrique, acho uma pena insistir em ir por esse lado, perde uma chance enorme de trazer um real debate de ideias, questionar o sistema do país e cortar as falácias destes que o atacam com argumentos e não crenças, fanatismos.

Sempre estivemos juntos e percebo hoje o quanto estamos indo a lados opostos, juro que gostaria que fosse diferente, eu já tive também como bem sabe meus momentos de ir nesse oba-oba, mas precisamos ter lucidez, um olhar científico para o social, entender o que é a realidade e como se fazem determinadas sociedades.

Vejo indo a um caminho por ter entrado neste modismo das redes, uma alienação absurda, igual aos que você combate, as vezes também pode ser até por orgulho não admitir que o PT traiu o ideal em sua totalidade, a questão não é a corrupção em si, mas aquele que formou a maior base de massas do país ter traído tudo isso e ter entrado de cabeça nas regras do neoliberalismo.

Os caolhos ainda podem ver alguma coisa, mas o que percebo é cegueira dos dois lados, alias, lados da mesma moeda, hoje muitos dos que você diz ter se decepcionado com amigos próximo por suas ideias conservadoras, são os que chamava de lado B, e lembre-se que eu dizia que estes são apenas um lado da mesma moeda, das mesmas regras e interesses, ninguém quer pensar uma nação, ousar, muitos dão a bunda a este sistema, tem caráter questionável, e comportamento e ideias bem neoliberais, eu preciso de dinheiro, mas não permito e você sabe bem disso, fazer com que meu ideal seja movido por dinheiro e sim por honra revolucionária.

Procure de forma reflexiva, observar que o fanatismo e falta de argumentação, informações manipuladas para atacar um lado, acaba sendo o mesmo recurso que você e outros a tomarem dores do PT fazem, é briga de torcida organizada, é inaceitável querer de alguma forma justificar corrupção, do jeito que um lado repete clichês, você também o faz, o neoliberalismo continua, a sociedade piora cada vez mais, não há base nenhuma de argumentos que o país é outro, melhor. Isso é cartilha de partido, eu desafio qualquer um a debater por um prisma científico e provar que algo está melhor, porque não está, não é por PIB que se mede o ambiente social de uma nação, o pib é apenas o quanto de dinheiro se movimentou dentro do país, repare que por essa ótica, você e os demais que se dizem de esquerda ainda, estão mais próximos do neoliberalismo do que imaginam.

Acaba caindo numa incoerência sem fim, no fundo, da forma que argumentam e tentam expor teses, estão bem próximos da social democracia neoliberal que o FHC escreveu num livro uma vez. O PT de fato não inventou corrupção, mas ele era a chance maior que tivemos na história, e diferente de outros países socialistas jogamos fora por falta de honra, caráter, o Lula não quis entrar para o time dos históricos líderes revolucionários, entrou para o time dos bandidos, e isso não tem perdão e é preciso humildade e consciência comunista para admitir isso.

continua...

Anônimo disse...

Aquela geração só foi possível pelos grandes pensadores, artistas, gente que deu voz e consciência para uma geração, hoje até os ecos foram calados, você tem espaço para expor tudo isso, mas não utiliza, abandonou a leitura, as pesquisas para ficar com essas brigas pelas redes sociais, e puxa muito o freio de mão quando deveria ser ácido.

E só para lembrar de novo sobre idealismos, a alemanha nazista foi um mal ao mundo, mas um mal que foi provocado, mas repare como havia transparência nos objetivos, nos ideais, aqui é um fascismo maquiado, uma falsidade e falta de caráter sem fim.

Essas manifestações que só irão acelerar essa reforma do capital, fica comprovado a alienação social imensa que vivemos hoje, e só por isso fica fácil constatar o quanto retrocedemos, pioramos. Se você pegar os vídeos dos anos 80, do PT da ideologia e rever os discursos e trazer para os dias de hoje, fica irônico, tipo o Lula protestando contra o governo Lula, porque tudo o que criticavam do malvado capitalismo é tudo o que abraçam hoje.

Acho que o que mais me entristece no final das contas é perceber que você foi convencido não apenas nessa mentira do partido, mas de achar no fundo, mesmo que inconscientemente, que o comunismo não é possível, não existe mais. Vejo como o Brizola, uma pessoa de enorme potencial mas que se cerca de péssimas pessoas para desenvolver uma ideia.

Ah, e gritar, falar em voz alta, não é problema para se impor desde que tenha razão, argumentos, a esquerda sempre se fez ouvir muito bem, até mesmo este aí que pede para falar baixo já falou alto várias vezes, mas eram outros tempos dele não é verdade??

Sempre seremos amigos, mas o que eu gostaria mesmo é fossemos novamente camaradas, mas para isso precisa de uma profunda reflexão e quebrar as correntes desde fanatismo e alienação social.

Eu sempre estarei com a porta esquerda aberta para que mesmo se não for possível hoje vencermos juntos, mas que levemos até a morte, a honra, a ciência e o caráter revolucionário.

Comunismo ou morte!!!

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

É isso aí Henrique. Temos que mostrar aqui nesta Rede Social o nome de quem está assinando e o nome dos que não assinaram. E massacrá-los. Expô-los ao ridículo da traição ao povo de Bauru.
Duílio Duka

Bentinho de Assis disse...

Henrique não vou entrar no mérito da sua postura em relação ao PT ou a qualquer outro P que exista(?) no Brasil. Poucas vezes comento aqui, mas hoje gostaria de dirigir-me ao maior comentarista do seu blog, ao Marcos Paulo, posso? Marcos, explique-me por favor que sistema político vc acredita faria o comunismo dar certo no Brasil e porque. Abs.

Anônimo disse...

Amigo, nenhum sistema político poderia levar a outro tipo de sociedade, o aspecto político apenas compõe um dos pontos de uma sociedade, ele rege e se faz garantir a funcionalidade desta estrutura, por isso uma revolução é o rompimento de uma sociedade e o levantar de uma nova e para isso é uma construção que demanda tempo, para que do campo das ideias possa se ter um ambiente socio-cultural para isso.

Você acha que toda a ciência social, biológica, física, filosofias foram concebidas como?? Pelas ideias, aquela geração que ferveu com o mundo no passado foi fruto de um ambiente criado dentro dessas ideias, tinhamos pensadores, críticos ácidos, pessoas que entendiam a sociedade, ousavam e proporcionaram esse ambiente, o PT nasceu assim, eu mesmo e muitos outros, adquiriram esses ideais por vivenciar e receber os ecos daquela geração.

E esse é o maior problema que venho repetidamente denunciando mas parece que os neurônios revolucionário das pessoas se queimaram e não entendem mais nada, temos um grave problema com a evolução midiática, é um grande processo alienatório, antes as formas de comunicação eram mais simples e escassas o que tornava mais igual aqueles que visavam divulgar a informação.

Quando você tem hoje um grau enorme de alienação, pessoas incapazes de pensar uma nação, sem poder de crítica, coragem e mais, uma classe artística de bosta, que não busca transformações e nem o tom crítico e sim inserir-se no sistema através de um "dar a bunda" chamado de lei de incentivo a cultura, impossível assim lutar no campo da informação tão desigual nos dias de hoje e criar um ambiente como aquele onde uma geração tinha voz e um ideal bem claro do que queriam, e mais um exemplo pertinente, não sei se já reparou nisso, mas o movimento hippie, eles na tentativa de romper com aquele sistema, eram empreendedores, produziam e praticavam o seu comércio para ter uma independência do estado, hoje você ve o oposto disso, jovens querendo ir ao encontro deste estado, buscando o seu próprio bem estar e alienação dentro disso.

Onde estão nos dias de hoje os Marx, Sartre, Che, Lennon, Dylan e tantos outros mil que criaram o ambiente daqueles jovens?? Não existem, porque os que poderiam desenvolver esse papel estão de afundando numa alienação e discutindo quem é mais corrupto no facebook, essa é a mentalidade de hoje, um arrasta total onde ninguém tem razão.

Aquela geração era descompromissada com o capitalismo, eram críticos, marginais, cultos, guerrilheiros, baderneiros, maconheiros, mas tinham a RAZÃO.

Marcos Paulo
Comunismo em ação

Bentinho de Assis disse...

Grato Marcos por me responder, mas confesso que não entendi completamente tudo o que vc me disse. Talvez pelo fato de ser muito novo para entender certas idéias, como sempre me falam. Apesar disso, desejo aprender sempre e pelo pouco que ja aprendi, não consigo enxergar no Brasil, ninguem ou nada em condições de mudar a situação caótica, corrupta e de humilhação social, que ao que me parece sempre se fez presente entre nosso povo. Então, quando leio alguns de teus comentários por aqui, imagino que algo novo poderia ser possível, mas pelo que entendi em sua resposta nem isso pode acontecer, estou certo? Abs.