terça-feira, 9 de julho de 2013

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (53)


CARTA/OFÍCIO ABERTA PARA ONG BATRA TRANSPARÊNCIA BAURU SP
Att. Presidente Sr. ALVÉRSIO ARAUL SANTINONI
Em primeiro lugar minhas mais sinceras congratulações e agradecimentos pelo inusitado feito de terem conseguido com que o Poder Executivo Municipal revelasse os nomes e salários de todos os seus servidores. Algo hoje que, o Transparência Brasil, do Governo Federal praticamente institucionalizou como usual prática, mas desrespeitado por muitos, continua necessitando da ação de entidades como a Batra para vê-lo funcionando de fato. Foi uma conquista inédita e todos os louros devem-se à ação dos Srs. Na seqüência disso, os resultados deixaram a desejar, mas isso não é culpa da Batra. Queríamos mais e isso não vimos. Como a divulgação da lista dos servidores indicados pelos nobres vereadores e atuam no serviço público, onde estariam lotados, o que fazem de fato e se estariam aptos para o exercício da função onde foram designados. Faltou isso. A relação deixou explícita, isso não podemos negar, como a classe médica foi altamente favorecida, não só com os altos salários, os mais bem pagos atualmente e como não correspondem à altura todo o montante gasto com eles. Mas isso é outra história e merecedora de outro longo texto.

O motivo desta é outro, além dos elogios já feitos. Encaminho através desta uma solicitação junto à V.Sas, para que auxiliem os bauruenses na obtenção de outra listagem, também complexa e de difícil acesso, a com o nome de toda a assessoria parlamentar do nosso deputado estadual, o Sr Pedro Tobias. Não pensem assim de imediato tratar-se de alguma perseguição ou algo parecido com o citado deputado. Longe disso. O motivo é outro. Em primeiro lugar o momento exige total transparência dos políticos para com seus eleitores e isso em todas as esferas, sejam municipais, estaduais e federais. Todas, indistintamente.

A solicitação se faz necessária pelo simples motivo de não estar, como deveria, publicada nos sites da ALESP – Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e no do próprio deputado. Por alguma falha administrativa deixaram de publicar algo de tão pequena monta, talvez esquecimento. E se não está, gostaríamos de saber dos motivos e ver da Batra se poderia também se engajar nesse pedido, agilizando sua publicação. Poderia muito bem fazer uma solicitação pessoal ao Gabinete do Deputado, mas não teria o mesmo peso e força de um pedido da Batra. Ele, o deputado poderia entender como algo vindo de uma só pessoa, não dando a devida importância. Não é essa a intenção da solicitação. Entendam todos os motivos do citado pedido.

Toda Bauru sabe dos problemas que o deputado teve quando assessores seus, desgarrados do seu mandato, tiveram seus nomes vinculados ao escândalo da AHB – Associação Hospitalar de Bauru. Pego de surpresa, ele em todo momento afirmou ter sido enganado pelos assessores. Acredito nisso, mas para não deixar nenhuma dúvida de sua lisura para com toda a cidade, que sempre lhe confiou votos e confiança, nada melhor do que tomarmos conhecimento da listagem dos componentes de sua assessoria na época do descobrimento do escândalo, um ano depois e a atual, dirimindo dúvidas de que, alguns daqueles ainda possam fazer parte do staff de confiança do mesmo. Espero que, dessa forma, possa ajudar em muito o deputado nas explicações que é constantemente obrigado a prestar à população referente ao tema. Com a revelação das solicitadas listagens de servidores, o alívio generalizado e a total desvinculação de seu nome com qualquer um daqueles malversadores do dinheiro público. Aqueles criminosos, além do injustificado dano ao patrimônio público, só por o fazerem com a Saúde Pública, alvo de tanta necessidade e objeto de todo um trabalho de uma vida toda do nobre deputado, merecem serem exemplados, tendo seus nomes riscados definitivamente da vida pública, além de legalmente julgados e penalizados, inclusive com devolução do montante surrupiado ilegalmente.

As más línguas dessa cidade apregoam e eu não dou nenhum valor a elas, que o nobre deputado continuaria mantendo assessores vinculados ao escândalo na folha de pagamento da ALESP, além de esposas de famosos políticos e até, pasmem, pessoas que nunca pisaram os pés no escritório político do deputado, muito menos na ALESP. Inacreditável que alguém possa levantar tamanha malversação, mas se o fazem, nada melhor do que esfregarmos na cara desses a lista que conseguiremos da ALESP. Vamos todos, com a ajuda da Batra, divulgar e publicar a lista na imprensa local, calando a boca dos maledicentes. O deputado só nos agradecerá por tamanha iniciativa de cunho cívico e para o fortalecimento de seus compromissos éticos e políticos com todos os seus eleitores.

O pedido é esse. Simples assim. O torno público, assim como a solicitação que a Batra fez junto ao Executivo Municipal, com total cobertura da mídia local (jornal, TV e rádio). O único intuito de tornar público é para que possa desde o início ter a maior divulgação e abrangência possível. Alardeado o pedido poderá tramitar e ser respondido com uma brevidade como a de um flash de câmera fotográfica, afinal trata-se de algo corriqueiro, mera formalidade administrativa. Seria mais um ponto a ser acrescentado ao já vitorioso currículo de conquistas da Batra.

Na expectativa de um pronto atendimento, subscrevo-me e coloco-me à inteira disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários.
Atenciosamente
Henrique Perazzi de Aquino - jornalista, professor e pequeno comerciante (www.mafuadohpa.blogspot.com). 

4 comentários:

Anônimo disse...

Médicos se revoltam com divulgação de seus ganhos
A publicação é da FM 94 e consta que, ” em Bauru, os médicos do serviço municipal de saúde estão revoltados com a publicação de seus ganhos por força da Lei da Transparência, que obriga as instituições publicas em geral, da administração direta e indireta, a publicar os salários dos seus funcionários.
A publicação, via internet, dos ganhos dos médicos em Bauru, surpreendeu os bauruenses pelos valores altíssimos. Um médico chegou a receber 60 mil reais e outro a 30 mil reais. Pelo menos oito médicos receberam mais que o prefeito que ganha cerca de 15 mil reais.
Mais pelo link http://www.vivendobauru.com.br/conheca-bauru/medicos-se-revoltam-com-divulgacao-de-seus-ganhos
Renato Senis Cardoso

Anônimo disse...

Pessoal da Batra - muito pertinente o que cobra o bauruense Henrique Perazzi de Aquino. Manifestem-se a respeito, por favor, assim como avaliem o que viram na administracao municipal de irregularidade, depois das contas abertas, Se coraram, devem agora se justificar e esclarecer tudo. Estamos de olho e se tem a Bauru Transparente, tem a Transparente Bauru que fiscaliza a Bauru Transparente. Vai ser uma fiscalizaacao so daqui pra frente (desculpem a falta de acentos - estou com problema de configuracao no computador).
Renato Senis Cardoso

Anônimo disse...

Henrique
Os aposentados vão aguardar, acionando seu deputado...e os do futuro, torcer...
Muricy Domingues

Anônimo disse...

Prezado Sr. Henrique Aquino
Bauru - SP

Em primeiro lugar a Batra agradece sua manifestação e seus elogios a nossa conduta no caso da cobrança ao Prefeito pela regulamentação e implementação da Lei de Acesso à Informação assinada pela Presidenta Dilma Roussef em Nov/11. Nosso esforço é pela liberação de todos os dados do Poder Público, incluindo além da Prefeitura, autarquias, fundações e a Câmara, naõ ficando restrito apenas e tão somente aos salários dos servidores.

Com relação a sua observação > "Na seqüência disso, os resultados deixaram a desejar, mas isso não é culpa da Batra. Queríamos mais e isso não vimos. Como a divulgação da lista dos servidores indicados pelos nobres vereadores e atuam no serviço público, onde estariam lotados, o que fazem de fato e se estariam aptos para o exercício da função onde foram designados". Informamos que ainda não nos demos por satisfeitos e estamos trabalhando. Acionamos o MP por mais informações e mais transparência.

Por fim, com relação a sua consideração sobre as informações que devem ser fornecidas pela ALESP - Assembleia Legislativa do Estado de SP no que tange ao Deputado Pedro Tobias, pedimos que o senhor faça uso da Lei 12527/11, impetrando pedido a Alesp, que terá no máximo 15 dias para atende-lo em seu justo pleito. A Batra em seu estatuto não permite que façamos quaisquer trabalhos além dos limites do nosso município em Bauru.

Atenciosamente

Rafael Moia Filho
Batra Bauru Transparente
Vice - Presidente
Batra - Bauru Transparente

Visite nosso sítio: http://www.batra.org.br

Visite-nos à R. Monsenhor Claro, 11-62 -

Preserve a identidade de seus contatos,
apague nome e endereço dos remetentes,
use CCO Com Cópia Oculta e evite spams.