domingo, 21 de junho de 2015

CARTAS (143)


O ARTIGO DO MILITAR E A VENEZUELA*

*Claro que o assunto é ainda a tresloucada viagem de alguns despirocados senadores de nossa República invadindo a vizinha Venezuela como se fosse terra de ninguém. Primeiro um tacanho artigo, caolho até não mais poder de um militar na seção Opinião do Jornal da Cidade, publicado em 20/06/2015. Para ler o texto cliquem a seguir:http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=239262


Não me segurei nas calças e assim de bate pronto produzi uma resposta enviada para o JC aos cuidados de João JAbbour e João Pedro Feza e a minha missiva sai publicada hoje na defesa do oposto proposto pelo sr Dirceu Cardoso Gonçalves, assim intitulado, “tenente dirigente da Associação de Assistência Social dos Policiais Militares de São Paulo – Aspomil. Abaixo o conteúdo de minha missiva:


"O militar Dirceu Cardoso Gonçalves, na coluna Opinião, com o artigo “A Venezuela, o Brasil e o Caos”, escreve um texto para não ser levado muito a sério. Tudo tem dois lados e quando só um é considerado, a conclusão fica pênsil, caolha.
A Venezuela, pelo que sabemos, trata-se de um soberano país, com problemas, aliás como a maioria deles em momentos de crise mundial. Fazer deles a “Casa da Mãe Joana” é brincadeira de desprovidos do bom senso. Uma nau dos insensatos, comitiva de senadores oposicionistas, adentram o país vizinho, quando esse em plena efervescência revolucionária, e sem aviso se põe a dar pitacos e ingerir em seus assuntos. Deu no que deu. Intrometidos e enxeridos merecem a traulitada.

Despropositada ação a envergonhar o nosso País. Por que não tentam fazer o mesmo, sem prévio aviso, em Guantánamo, Israel ou na Rússia? Extraditados seria pouco para a vergonha que nos fizeram passar. Desculpe aí, senhor Dirceu, mas nem militar dentro das novas concepções democráticas invade lugar algum dessa forma. No dia a dia se faz necessário um mandado e num país vizinho, da forma como foi feito, pode ser considerado, além de um insulto, uma invasão. Dilma sendo sensata, diante do estrago diplomático proporcionado pelos trapalhões, deveria se desculpar pessoalmente com Maduro. Os senadores envolvidos merecem um significativo puxão de orelhas pelo desrespeito à democracia que dizem pertencer e primar".

Henrique Perazzi de Aquino

3 comentários:

Henrique disse...

AINDA O CASO DOS SENADORES BRASILEIROS QUE TENTARAM INVADIR A VENEZUELA NA MÃO GRANDE - AS BOAS REAÇÕES (ontem saiu carta minha no Jornal da Cidade e hoje mais uma, a do professor e amigo Geraldo Bérgamo. Vale a pena sua leitura).
COVARDIA OU MENTIRAS - carta publicada hoje na Tribuna do Leitor do Jornal da Cidade:
Suponhamos que o candidato derrotado Aécio Neves e sua camarilha estejam dizendo a verdade sobre a rocambolesca ida à Venezuela. Ora, o que se esperaria de bons combatentes pela democracia? Que tremessem de medo perante as dificuldades que, segundo eles, ali encontraram? Que se mostrassem um bando de covardes que estavam usando um avião da Força Aérea Brasileira?
Mas, ao seu velho feitio, Aécio e camarilha mentem. A rodovia que liga o aeroporto a Caracas estava impedida devido a um acidente com uma carreta de farinha. Vias secundárias de acesso à capital estavam acessíveis. Tanto é que o deputado João Daniel (PT-SE), viajando pela companhia comercial Copa Airlines em voo que pousou no mesmo horário que o da FAB, chegou a Caracas por via alternativa, embora levando quase quatro horas nesse trajeto. Por que os supostos denodados combatentes da direita nacional não se deram a esse pequeno trabalho?
Certo é que a van da camarilha, o tempo todo protegida pela polícia daquele país, foi alvo de protestos pacíficos de apoiadores do governo venezuelano. Ora, bons combatentes da democracia são contra protestos populares? Ou só valem os protestos que sirvam aos seus recônditos projetos de poder?
O que fica desse episódio é a péssima representação de uma ópera bufa. Não foi coisa de gente séria.
Geraldo A. Bergamo - http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=239291

Anônimo disse...

Morais disse que o senador brasileiro escolheu a Venezuela, estrategicamente, porque é um país que repercute nos meios de comunicação pertencentes a grandes grupos empresariais do Brasil, que através dos monopólios distorcem a realidade política e social da Venezuela.
"O nível de ignorância do que está acontecendo na Venezuela ocorre porque a imprensa no Brasil é controlada por quatro famílias e estamos lutando contra isso, disse. Por esta razão, Morais sublinhou que o objetivo da sua presença no país vizinho, assim como outros jornalistas e analistas políticos, é esclarecer o verdadeiro significado de Aécio Neves visitar à Venezuela.
Oscar Naufal

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:


Gilberto Truijo LOS BABACAS COMANDADOS PELO SANTO AÉCIO.
Descurtir · Responder · 2 · 22 h

Gilberto Truijo PROXIMA VIAGEM DA APOIO AO MARIN NA PRISÃO DO FBI; KKKK
Descurtir · Responder · 1 · 22 h

Henrique Perazzi de Aquino Boa...
Curtir · 21 h

Rodrigo Ferrari 99% desses coxinhas que falam mal do governo da Venezuela nem são capazes de indicar onde ela fica no mapa.
Descurtir · Responder · 1 · 20 h