sábado, 20 de junho de 2015

PALANQUE - USE SEU MEGAFONE (72)


SOBRE O “VÁ PROCURAR UMA ROLA” DO BOECHAT E O “EU VOU TE ENGOLIR” DO MALAFAIA

Quatro comentários via facebook, dois favoráveis e dois contrários e algo de minha lavra e responsabilidade.

1.) “Jornalismo de rola (O texto abaixo não diz respeito ao que o Malafaia ou qualquer um de nós merece ou deixa de merecer). Desculpe, mas o Boechat errou. E errou feio. Errou ao jogar lá embaixo (literalmente) o nível de uma discussão pública. Esse não é o papel de jornalista algum. O que o Boechat fez foi rebolar nos dejetos de uma sociedade louca para ofender e fazer justiça com as próprias mãos (ou com a rola alheia)”, jornalista Márcio Abecê.

2.)
“Eu tenho visto algumas críticas ao sabão que Boechat passou em Malafaia: que ele teria sido também homofóbico, que ele teria baixado o nível, que não se pode combater violência com violência. Então tá: fica todo mundo feito cordeiro, bem manso, enquanto esse animal segue incutindo o ódio em mentes fracas e desinformadas. No dia em que acontecer uma tragédia igual na Noruega ou nos EUA, aí restará aos cordeiros apenas berrar. Francamente, não sou adepto do pacifismo. Acredito piamente na autodefesa. Quem quer paz, tem de estar preparado para a guerra. A violência contra o opressor é legítima. Sobre o uso específico da palavra "rola", vejo que Boechat apenas inverteu a lógica da coisa. Usou contra Malafaia algo que ele utiliza diuturnamente contra seus adversários. Não tem éticana guerra”, jornalista Rodrigo Ferrari.

3.) "Luciana Genro manda Rachel Sheherazade 'procurar xana'”. A rola que saiu da boca do Boechat refere-se, obviamente eu creio, ao pênis. 'Rola' é um das centenas de apelidos(?) que recebe o órgão sexual masculino. Creio, e novamente acho que obviamente, ele não se referia ao nome comum dado a várias aves da família dos columbídeos, semelhantes a uma pomba pequena. A rola do Boechat causou orgasmos múltiplos na rede. Mas mandar alguém "procurar uma rola" é uma ofensa, um xingamento? É a expressão do desejo de um castigo?
Eu pergunto porque eu gostava de procurar xana, xoxota, buceta... E, via de regra, me dava muito prazer encontrá-las. Penso que outros possam gostar de procurar rola, cacete, pau, pinto... Idem. Pergunto também porque fico imaginando o que aconteceria se fosse o contrário: "Pastor Malafaia manda jornalista Boechat 'procurar rola'". Ou se fosse um heterossexual falando isso para um homossexual. Ou vice e versa. Ou se fosse um homem se dirigindo a uma mulher... Ou o título deste post? Ou: para xingar, humilhar, Malafaias vale tudo, inclusive esquecer a tão falada e execrada cultura machista? Ou, e talvez até mais provavelmente, eu não estou entendendo mais nada?”, professor Almir Ribeiro.

4.) “Adorei o posicionamento do Boechat, como sempre. Que bom alguém da mídia e com " rola" suficiente para falar a verdade, já que ela, a mídia, avaliza as ações calhordas de políticos, jogadores e celebridades (que cruz credo). Que época mais medieval!”, fotógrafa Su Stathopoulos.

MEU COMENTÁRIO: Estou com Boechat na luta contra esses verdadeiros criminosos da fé pública, a maioria merecendo cana dura, mas também acho que poderia ter usado outra palavra ali naquele momento, mesmo nesse estado de guerra mais do que declarada. Talvez pelo impacto do momento, a primeira palavra que lhe veio a mente foi aquela e depois de dito, dito está. Cabe uma retratação, gosto demais de mea culpas, mas nada com tanta ênfase. No resto, apoio amplo, geral, e irrestrito. Estarei ao seu lado para desbancar uns criminosos hoje em rede nacional sem que a Justiça quase faça nada contra eles. Chegamos ao limite do tolerável. Vemos diariamente muitos desses enganadores da fé pública nas TVs, rádios e jornais e os tratamos dentro da normalidade. Não são normais, são criminosos. Não só pelo que estão incitando, como pela indecência da grana acima de tudo e dessa propositura deslavada de que podem tudo e são intocáveis. Com o que o bestial Eduardo Cunha faz no Congresso sentem-se reforçados para colocar mais e mais as manguinhas de fora. O momento é de tomada de decisões e cada um assumir seu papel nessa guerra. Contra a passividade. A covardia de hoje poderá ser fatal amanhã, quando tudo já será tardio e a viola em caco. Eu luto com o que tenho às mãos e se preciso for, esperneio, xingo e brigo, sem nenhum problema.

Nenhum comentário: