segunda-feira, 22 de junho de 2015

DICAS (137)


FALANDO DA GRÉCIA À MODA DOS QUE TAPAM A BOCA

Hoje o que mais me importa é ver a situação da GRÉCIA prevalecer sobre as questões dos que a querem vergada, subjugada e totalmente amordaçada, infeliz e cada vez menos soberana. Ela, um pequeno país suburbano na Comunidade Européia (lindo por natureza e histórico no pensar) cumpre um papel decisivo para o que possamos imaginar como o futuro do capital predatório sobre as países satélites, quando esses só sabem dizer amém, abaixar a cabeça e resignados se afundarem cada vez mais e mais. O Syriza, partido de esquerda no poder, herdando uma herança maldita, uma impagável dívida está entre a cruz e a espada. Se correr o bico pega, se ficar o bicho come, mas a saída existe. Sempre estimulada pelo sinal dado nas ruas, Alexis Tsipras, o mandatário do país e o ministro da Economia Varoufakis ainda buscam uma solução e tentam não dar o calote, mas isso será inevitável, mais dia menos dia. Mesmo que algum acordo ocorra hoje, o que se espera deles é a insubordinação e a demonstração para o mundo da existência de saídas fora desse cruel e insano mercado ditado pelas ordem capitalistas.

À moda dos que tapam a boca para não terem divulgado o que estão falando entre si, gostaria de poder dizer em alto e bom som o que me vem na mente sobre todas as aberrações que já foram impostas a países como a Grécia por entidades como o FMI, Banco Central Europeu e ordens dos ricos (Alemanha, no caso) à maioria, todas incumpríveis. Que o capitalismo está mais cruel que dantes (e cada vez mais), isso é do conhecimento até do reino mineral e vegetal. Tudo desemboca hoje nesse abissal e hediondo mundo onde tudo fazem (e mais um pouco) para se crer na existência de somente uma saída: a proposta por eles. A saída à grega é uma delas e ditaria algo a ser seguido na sequência pelo Podemos, na Espanha, por exemplo.

E uma das datas cruciais é hoje. O Syriza tenta mais um acordo, sangra mais um pouco o povo grego, mas chegará o dia em que concluirá que nada disso foi suficiente para conter a gula incontida dos detentores do poder. Com esses, faria como gostaria nesse momento, taparia a boca e soltaria o verbo bem no ouvidinho dos opressores. Da união dos insatisfeitos, dos eternamente explorados sairá uma nova ordem econômica e mundial. Não existe outra saída: tapar a boca e falar em alto e bom som um CHEGA. Contemporizando, como o proposto hoje em mais um acordo, vejo como adiar por mais um tempo algo que poderia ocorrer agora. Se o Syriza fracassar, depois deles, com certeza, virá o fascismo e o embostamento geral daquela nação. E mais uma desilusão para os que apostam na possibilidade de um outro mundo.

Meus olhos, ouvido e boca estão voltados todos hoje para o que os gregos e seu Governo tomarão como medidas para enfrentamento do dragão da maldade que os assolam. Dando certo, até despato a boca e ajudo no grito coletivo, a única forma que eles entendem. Desunidos todos nós sempre seremos fracos e oprimidos.

PS.: As fotos do ministro Varoufakis (cada vez mais parecido com o nosso Silvio Selva) sentado no chão e conduzindo reuniões de emergência no Parlamento grego são os sinais que precisamos para o rompimento que, se não ocorrer já, acabará ou ocorrendo ou derrubando o Governo grego. Todos de pé e à luta enquanto ainda temos forças para provocar, incitar e resistir!!!

ACHO LINDO ISSO - MARX NÃO MORRE NUNCA
Para os que adoram ficar incitando sobre a morte definitiva da teoria e ideias marxistas no dia de hoje, eis um sinal evidente de que MARX sobrevive e muito bem. "O Capital voltou a ser companheiro de rota de governos contrários ao neoliberalismo", disse Horacio Tarcus, pensador argentino que acaba de lançar por lá sua "Antologia Karl Marx - Siglo XXI", livro com um notável estudo sobre a ideia do pensador alemão, roupagem atualizada, bem plausível nesse século recheado de novos obscurantismos (e obscurantistas). Só de saber e ver Marx sendo lido e interpretado com novos olhares, "mais secularizado" e sem os ismos grudados a ele quando da ortodoxia soviética, algo oxigenante quando muitos acreditam numa única alternativa para tudo e todos. Isso tudo que esse livro demonstra nunca deixou de permear o pensamento dos que sabem que o Capitalismo não é a solução para os problemas do povo. Numa entrevista para o diário argentino Página 12, edição de hoje, uma rica e elucidativa entrevista (e espanhol, claro) com Tarcus, que vale muito a pena ser lida, principalmente para aqueles que criticam antes de tomar conhecimento dos fatos. Cliquem a seguir: http://www.pagina12.com.ar/…/espec…/17-35875-2015-06-22.html
HPA - propondo uma leitura diferente para esse começo de semana. Ao trabalho!!!

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

ALGUNS D0S COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

Roque Ferreira http://www.diarioliberdade.org/.../56465-syriza-saqueio...

Syriza: Saqueio, pilhagem e prostração – Como a "esquerda" abraça políticas de...
DIARIOLIBERDADE.ORG
Curtir · Responder · Remover visualização · 2 · 22 de junho às 09:39

Henrique Perazzi de Aquino Já restringiram e ainda exisgem mais e mais. Vão, com certeza, restringir mais um bocadinho hoje e amanhã tomarão conhecimento de que terão que restringir mais e mais. Isso não tem fim. O basta para isso é esse Governo que tem que dar, pois com outro não conseguirão. Ainda está em tempo deles virarem essa mesa.
Curtir · Responder · 1 · 22 de junho às 09:39

Helena Aquino Esse país sempre foi encantador pra mim , lá existe uma certa magia, algo diferente ... Espero sinceramente que eles encontrem uma forma de liberdade , um caminho ..... Agora que ele é parecido com o Silvio Selva, ...rsss... isso é ....
Descurtir · Responder · 2 · 22 de junho às 10:14

Silvio Selva fico a imaginar uma coligação no Brasil, entre PSTU, PSoL, PV e PCO. Comparando mal, isto é o Syriza. Não estourei rojões quando de sua vitória, pois sempre verei determinadas ideologias de esquerda radical como, usando palavras de meu pai, uma caterva de quinta coluna...
Descurtir · Responder · 1 · 22 de junho às 15:53