sábado, 6 de junho de 2015

MEUS TEXTOS NO BOM DIA BAURU (309)


O BOM DIA ACABOU, MAS DESMERECER O QUE LÁ FOI FEITO NÃO É TÃO SALUTAR ASSIM

"Jornal Bom Dia deixa de circular em Bauru - Na quarta-feira desta semana, circulou, em Bauru, a última edição do jornal Bom Dia. Após nove anos de atividades na cidade, a publicação 3.474 trouxe como manchete “Roubos em série deixam um ferido e um preso”. A partir de agora, a publicação ficará apenas por conta do jornal Diário de S. Paulo. A diretoria de reportagem do jornal afirma que foi uma decisão de focar os conteúdos no Diário e, em momento oportuno, reavaliar a volta da marca Bom Dia em Bauru", nota publicada edição do Jornal da Cidade, edição de hoje, 06/06.

"Recadinho para os que agora detonam o finado jornal BOM DIA. Não esqueçam que a publicação sempre deu espaço para todos falarem o que bem entendessem. A desconfiança sobre o proprietário vem desde o início, mesmo assim muita gente aproveitou o espaço sem censura do jornal. Inclusive eu, com matérias que fiz do jeito que queria", Cristina Camargo, jornalista que atuou no Bom Dia Bauru nos aureos tempos.

"A Justiça brasileira precisa investigar tudo sobre esse Bandido assumido e Réu confesso! É preciso saber até onde a corrupção praticada e confessada por ele, no escândalo da FIFA, serviu de fonte para os seus negócios milionários, sob pena de ele pagar pelos seus crimes lá nos EUA (como já está pagando) enquanto seus "negócios" continuam normalmente aqui no Brasil, inclusive no interior paulista! A Rede Bom Dia de jornais já foi...mas, outras atividades seguem normalmente...um absurdo!", Ricardo Oliveira, ex-secretário municipal em Bauru e alvo de matéria do hoje finado Bom Dia Bauru.



COMENTÁRIOS DESSE HPA SOBRE O FIM E O QUE ESCREVE CRISTINA E RICARDO:
Comprei a última edição do Bom Dia Bauru, a de 03/06/2015, quarta passada mais em consideração por tudo o que esse jornal representou na cidade Bauru desde que foi criado. Acabado mesmo já fazia certo tempo, faltava a última pá de cal. Sobrevivia mal e porcamente desde que J. Háwilla, o original dono do negócio o repassou adiante para não ficar com a pecha de tê-lo fechado. Muitos ótimos jornalistas estiveram envolvidos com ele aqui em Bauru. Não dá para jogar merda no ventilador agora quando acaba de ser desvendado de onde vinha o capital que o mantinha. Sabe por que? Que atire a primeira pedra quem não faz igual no país. Vigora nesse outrora país do futuro uma máxima, “até prova em contrário todos são santos”. Corrupto e bandido, só após a descoberta da falcatrua que o move, mas que o move, não tenham a menor dúvida. Quando vejo gente descendo a lenha no Bom Dia, vejo isso como hipocrisia, pois cadê o descer a lenha para tudo o mais na imprensa, no esporte, na política, na vida empresarial e tudo o mais? Sejamos no mínimo sensatos. Dentro desse mundo onde estamos atolados até o pescoço, são raríssimas as exceções os ditos impolutos (cite um aí, o meu!).

E publiquei meus textos no Bom Dia Bauru de 27/12/2008 convidado pelo então diretor local, o Gilmar Dias e o último, o de n° 308, saiu em 13/12/2014. Tudo o que escrevi saiu publicado, sem nunca ninguém ter de pedido para pegar leve com isso ou aquilo. Pretendo publicar em livro alguns dos escritos, onde desci a lenha e fui impertinente, contundente e mordaz. Fiz a minha parte e olhando para trás sei que mais de uma centena de jornalistas que lá passaram também o fizeram. Uma ou outra pisada na bola, nada relevante a ponto de desmerecer a publicação. Cristina Camargo disse tudo nas poucas linhas reproduzidas aqui e iradas do seu facebook. Já do Ricardo Oliveira, sim, concordo que J. Háwilla seja tudo aquilo escrito por ele, também no seu facebook, mas isso não desmerece o jornal. Insisto, a maioria da grana a sustentar nossa mídia hoje é feita aos mesmos moldes do praticado pelo cara, sem tirar nem por. Ele não é o único e nem será o último a fazer o mesmo.


Foi ótimo ver tudo vir à tona, não só sobre a Fifa, as da origem da grana de muita coisa no seu entorno. Hipocrisia malhar só o cara e isentar os demais. Cadê a TV Globo que até agora nem foi incriminada? Quer maior sacanagem que essa? O Bom Dia Bauru já era, teve seu valor enquanto produtor de um jornalismo saudável, com gente pela qual sei deram o melhor de si. Todos eles estão sabendo agora da origem sempre suspeitada da grana. Respondam para mim essa pergunta: Quem hoje abdica de trabalhar numa empresa por suspeitar da origem da grana que a move? Pouco, muito poucos. Levando ao pé da letra essa premissa e vivendo onde vivemos, não mais trabalharíamos em nada, pois a origem das fortunas brasileiras são em sua maioria consumadas em cima da exploração vil e cruel de poder. Escrevo isso não para livrar a cara de ninguém. Quero todos os sacanas numa cana muito dura, pois desmascarar essas relações espúrias de poder são mais do que necessárias, mas não me venham fazer proselitismo com uns e isentar outros, pois a sacanagem grassa de forma quase absoluta e estamos bem no meio dela. O caso do Bom Dia e da TV Tem (agora já se anuncia que Boni pode estar comprando a mesma e também com capital de quem por trás? Sozinho ele não tem cacife para isso) é só a ponta do rabinho desse bicho mais do que feio. Não me envergonha de ter publicado lá meus textos, assim como creio Fernanda Torres não se envergonha de trabalhar na TV Globo, Ruy Castro ter seus escritos publicados na Folha SP, Aldir Blanc n’O Globo, Boechat atuar na TV Band e assim por diante.

Nenhum comentário: