terça-feira, 23 de junho de 2015

UMA MÚSICA (124)


A RESPOSTA AOS QUE SE LEMBRARAM DE MIM NOS MEUS 55 ANOS, ALGUMA EXPLICAÇÃO E UMA MÚSICA COM MINHA CARA

“Chego aos 55. Ufa! Que me permitam só mais um bocadinho de esbórnia nesse festim que deve ser a vida. Está difícil nadar nesse mar de intolerâncias, mas continuarei tentando enquanto viver. Resistir é preciso. Sobrevivo ao meu modo e jeito. Brigadim. HPA.”, com essa nota retribui a todos e todas que me felicitaram pelos meus 55 anos completados hoje. Escrevi isso assim de bate pronto, como quase tudo que tenho feito por aqui, devido a correria de um mestrado a me ocupar o tempo e o cerebelo. Sobrando pouco tempo, a escrevinhação sai com muitos erros, tanto de português, como de concordância e também com alguma discordância. Vou tentando manter esse negócio de um post diário, até quando os estudos mestradinos me permitirem. Enquanto não me tomarem mais que uns dez minutos por dia, acho que não me atrapalha. Agora mesmo, escrevo isso, desligo o computador e vou ler uma apostila de 30 páginas para a aula da próxima quinta. Daí, já me adianto, se algo saiu errado no texto de agradecimento, levem minha explicação em consideração. É o que de fato ocorre.


E mais. Queria escolher uma música, a minha cara nesses 55 anos, que nem sei bem direito como fiz para chegar até eles. Sei que já a usei acho que pelo menos umas duas vezes aqui e se a faço de novo, tem um motivo, primeiro por ser obra do maior letrista vivo, ALDIR BLANC, mestre cuca de primeira linha nessas coisas suburbanas que tanto gosto. Escolhi a ’50 ANOS’, letra do Aldir e música do Cristovão Bastos, mas na voz de uma que, assim como eu, “trupica mais não cai”, a incomensurável ANGELA RO RO, numa gravação achada ao léu no youtube. Tenho essa música aqui no mafuá nas vozes do Paulinho da Viola, da Clarisse Grova, do próprio Aldir e mais uns três, mas essa voz da Ro Ro me lembra de algo notúrnico e daí me esborracho todo, melo logo a cueca abraçado num poste. Gosto tanto do Aldir que o livro meu de cabeceira, bem em cima do computador para consultas a qualquer momento e necessidade foi um que comprei na Folha Seca lá no Rio anos atrás, o “Aldir Blanc – Resposta do Tempo”, do Luiz Fernando Vianna. Cliquem a seguir para escutar e abaixo a letra, que em alguns momentos se confunde com a de minha vida (muita pretensão não?):
https://www.youtube.com/watch?v=-z-2Tq-VI6I

"Eu vim aqui prestar contas
De poucos acertos
De erros sem fim

Eu tropecei tanto as tontas
Que acabei chegando no fundo de mim
O filme da vida não quer despedida
E me indica: ache a saída
E pede socorro onde a lua
Que encanta o alto do morro
Que gane que nem cachorro
Correndo atrás do momento que foi vivido
Venha de onde vier
Ninguém lembra porque quer
Eu beijo na boca de hoje
As lágrimas de outra mulher
Cinquenta anos são bodas de sangue
Casei com a inconstância e o prazer
Perdôo a todos, não peço desculpas
Foi isso que eu quis viver
Acolho o futuro de braços abertos
Citando Cartola:
- Eu fiz o que pude
Aos cinquenta anos
Insisto na juventude".


A capinha do CD que reproduzo é a do disco do Aldir, exatamente o 50 Anos e na capa ele sentadinho no seu mafuá, como aqui, um reduto de papéis por todos os lados e a pernona da Monique Evans lhe provocando (algo que não tenho aqui). Daí deixo a pergunta no ar: Será que Ana Bia deixaria eu tirar uma foto assim? Se fosse com ela sim, mas com a Monique Evans, receberia alvará permissionário? Não me atrevo a perguntar pra ela, acho que se chatearia a toa. “Perdôo a todos, não peço desculpas/ Foi isso que eu quis viver/Aos 55 insisto na juventude”, esse sou eu.


Muito agradecido a tudo, todas e todos.

3 comentários:

Henrique disse...

ALGUNS DOS COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK ONTEM:
Maria Salete Magnoni Parabéns, saúde e alegrias!
Descurtir · Responder · 1 · 11 h

João Andrade Parabéns meu amigo. Muitas felicidades
Descurtir · Responder · 1 · 11 h

Sivaldo Camargo parabéns Henrique muitas realizações !!! abraço !
Descurtir · Responder · 1 · 11 h

Elaine Pillon Torralba Fernandes Vc é realmente um louco!!! Rs Muito bem escrito, dito e sem qualquer erro de concordância! Viva a vida moço! Viva o mestrado e logo após o doutorado e pos doc rs.
Curtir · Responder · 11 h

Claudia Coelho E isso ai..."Insista sempre, na juventude" Idem.
Curtir · Responder · 10 h

Reynaldo Grillo Parabens meu amigo..Continue sempre a ser este cara autentico que voce e...Abracos e muitas felicidades e saude pra voce.
Curtir · Responder · 10 h

Luzia Conceição Quinezi Quinezi Parabéns amigo...bjos
Curtir · Responder · 10 h

Cleonice Prado Cavalhieri Parabénssssssssss! Muita saúde, sucesso... enorme beijo meu grande amigo!
Curtir · Responder · 10 h

Iraci Santos Você sempre ímpar em tudo!!!!
Curtir · Responder · 1 · 9 h

Marilene Santos Sabe como fez para conseguir chegar aos 55, muitas realizações, açouto estima, dedicação e essa alegria que te contagia mesmo tendo altos e baixo.
Curtir · Responder · 9 h

Claudio Lago parabens por mais de meio seculo de irreverencia e alegria contagiante,,,
Curtir · Responder · 1 · 7 h

Adilson Talon Cara tu vai longe.....bom dia....
Curtir · Responder · 1 h

Mafuá do HPA disse...

ALGO MAIS DO FACEBOOK:

ualizar comentários anteriores

João Biano Grande Henrique! Receba ae meu abraço.
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 08:41

MIrian Martinelli MAzzuchelli Parabéns. .um grande abraço. .
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 08:42

José Carlos Santos Feliz aniversário Henrique, que DEUS te abençoe.
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 08:54

Fatima Cardoso Ola HPA meus parabéns, muitas felicidades, que deus te abençoe muito nesta sua caminhada bjs.
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 09:08

Juliana Barbosa Parabéns queridão, felicidades mil!!!
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 09:12

Natalina Ferreira Parabéns muitas felicidades, saúde e muitos anos de vida...
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 09:25

José Eduardo Zé Loca Gol Meu grande novo amigo - Parabéns, saúde, simplesmente continue assim exatamente como voce é.. Muitas felicidades e juitos anos de vida...
Curtir · Responder · Ontem às 09:57

Cidinha Marques Parabensss
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 10:07

Alexandra Ayello PARABÉNS. TUUUDO DE BOM.
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 10:25

Palco Dos Bonecos Casal lindo, doce, um presente! Vida longa, felicidades mil!
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 10:30 · Editado

Mirian Vercelino Soares De Souza Toco parabens
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 11:00

Mariza Basso Formas Animadas Parabéns queridão Henrique Perazzi de Aquino tudo de muito bom! Abração!
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 11:00

Adrián Jara Ana Bia Andrade muchas Felicidades para Henrique Perazzi de Aquino!
Ver tradução
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 11:04

Erlinton Goulart Obrigado pelo seu carinho para comigo, mas sobretudo Parabéns, Felicidade, Saúdeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee. Abraços
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 11:06

Jhimmy Escareli Parabéns! Muitas Felicidades !
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 11:08

Clodo Rose Zanni Benedicto Parabens saude e paz ,abraços Clodo e meire .
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 11:09

Norma Galvao Leoni Parabens. ,,Henricão. ,muitas felicidades. .
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 11:14

Marcos Cunha PARABÉNS,FELICIDADES E CONTINUE SEMPRE ASSIM , ANTENADO NAS CAUSAS DA COMUNIDADE...
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 11:34

Maria H. Fernandes
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 11:55

Maria H. Fernandes
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 11:56

Sonia Regina Bello De Godoy Cruz parabens Henrique
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 12:10

Luiz Ornelas Parabéns Henrique, paz, saúde e sucesso sempre. Grande abraço
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 12:23

Luiz Ornelas Parabéns Henrique, paz, saúde e sucesso sempre. Grande abraço
Curtir · Responder · Ontem às 12:24

Carolina Miranda
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 12:35

Carolina Miranda
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 12:35

Renata Santin Parabéns meu querido amigo. Muita paz , saúde e sucesso
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 12:46

Carlos Roberto Benedetti Feliz niver ai meu! parabéns.
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 12:57

Ilson Roberto Alves Alves Que o amor de DEUS PAI. A graça de nosso Senhor JESUS CRISTO.
A comunhão do ESPIRITO SANTO.
Esteja contigo hoje,e para todo SEMPRE....Ver mais
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 13:00

Carlos Neves Neves felicidades.... que DEUS ABENÇOE E PROTEJA SE,MPRE...
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 13:07

Flavio Guedes Parabéns, Henrique Perazzi Aquino saúde paz. Grande abraço!
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 13:54

Marcela Chaves Chimbo Parabénsssss!!!! Deus te abençoe!!!
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 13:58

Mafuá do HPA disse...

mais comentários facebook:


Gaspar Moreira Parabéns HPA ! Saúde e Paz hoje e sempre!!!
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 15:28

Fátima Schroeder td de bom HPA Emoticon smile
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 15:29

Borika Hegyessy
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 16:07

Carlute Carlos Alberto Soares Caro Henrique, meus parabéns, felicidades e que Deus nosso Pai, lhe dê sempre as bençãos dos céus. Sou seu fã .Sucesso sempre!
Curtir · Responder · 2 · Ontem às 16:20

Nilzete Barbosa Feliz aniversário.... Que venham mais 55..... Hahaha.
Curtir · Responder · 3 · Ontem às 17:01

Vera Geraldo Por favor de muito bjs gostosos nele e q Papai do céu continue abençoando
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 17:39

Maria Carbone Parabéns hent
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 18:02

Maria Carbone Parabéns Henrique que Deus te abençoe grandemente . muita saúde e tudo mais. bjao nossos. apareçam
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 18:05

Divina Inspiração Parabéns e toda felicidade
Curtir · Responder · 1 · 23 h

Kátia Sampaio Parabéns. tudo de maravilhoso em sua vida!
Curtir · Responder · 1 · 23 h

Marcia Regina Zamarioli Parabéns Henrique Perazzi Aquino...saúde paz vida longa!! Aproveite muito o novo ciclo!
Curtir · Responder · 1 · 23 h

Ma Vellozo Vellozo Parabéns querido! Muita saúde, paz e harmonia em sua vida, grande bj!
Curtir · Responder · 1 · 23 h

Fran X Bruno Parabéns Henrique Perazzi de Aquino muita saude e felicidade no seu dia você e um ótimo profissional. ..
Curtir · Responder · 1 · 23 h

Silvia Regina parabéns
Curtir · Responder · 1 · 21 h

Vitor Ribeiro Parabéns, conterrâneo!
Foto de Vitor Ribeiro.
Curtir · Responder · 1 · 20 h · Editado

Flavia Zimmermann Parabéns, tudo de bom para você ! ! !
Curtir · Responder · 1 · 20 h

Jose Ionas Dos Santos Parabéns meu amigo.
Curtir · Responder · 1 · 19 h

Heloísa Alves Ferreira Leal Parabéns, paz, amor e muitas alegrias. Abçs.
Curtir · Responder · 1 · 17 h

Silvana Oliveira Parabéns felicidades sucessos
Curtir · Responder · 1 · 17 h

Madê Corrêa parabéns...tá ficando véio, heim???rsrsrsrsrsrsrsr
Curtir · Responder · 1 · 16 h

Léo Lima PARABENS MEU QUERIDO AMIGO...QUE DEUS CONTINUE ILUMINANDO ESSA MENTE PREVILEGIADA.......UM GRANDE ABRAÇO.
Curtir · Responder · 1 · 9 h

Eliza Carulo Seja abençoado esta cabeça que não se deixaa enganar parabéns meu velhoa amigo com muito carinho por você viver mais uma data entre nos parabéns e viva mais cem mil.
Curtir · Responder · 6 h

Aparecido Ribeiro Parabéns, saúde, e felicidades. Não o conheço pessoalmente, mas o conheço através da mídia desde os anos 90. nas críticas ao desgoverno FHC, no JC.