sexta-feira, 9 de outubro de 2015

AMIGOS DO PEITO (110)


JOHN LENNON E TAIGUARA RELEMBRADOS POR DILETOS AMIGOS


Sexta, véspera de feriado prolongado e a mesa lotada de textos sendo lidos para o mestrado. Amenizo nos escritos. Não produzo nada pessoal hoje, mesmo os assuntos borbulhando e clamando por incisivos pronunciamentos. Vou me abster e reproduzir dois de diletos amigos, escritos sobre dois pelos quais babo na fronha. Enfim, vamos aos fatos: Dois ilustres fariam aniversário por esses dias, JOHN LENNON e TAIGUARA. Os textos estão a seguir e por hoje acredito que basta. Inté:

1.) LENNON: “Você foi (e continua sendo) o rockeiro mais revolucionário e maravilhoso que já habitou esse planeta. Jamais ouvi uma versos em canções com tanta musicalidade, tanta sensibilidade e acidez ao mesmo tempo que doçura. Você me fez entender como o simples pode ser tão grandioso, tão pleno, tão luminoso!!! Que a revolução está em cada um de nós! Você me fez entender que mil notas, ou zilhões de harmonias cheias de bombas, podem não significar absolutamente nada perto de um único e simples acorde fundamental, mas tocado com amor!!! Você me fez entender, de maneira inequívoca, a diferença entre a música que sai do dedo e a que sai do feeling do coração. Você sempre tocou apenas aquilo que a música pedia, e não o que você era capaz de fazer nela. Isso só acontece quando o coração é humilde e generoso e quando entendemos nosso total e absoluto significado perante essa bela arte chamada “Música”!!! Queria te agradecer pelo privilégio e pela dádiva de poder desfrutar, desde muito cedo, de sua música e de seu feeling e dizer que desde que você se foi, o mundo perdeu o brilho da mudança, da sinceridade dos sonhos e da grandeza dos objetivos. Parabéns pelos 75 anos, beatle John Winston Lennon!!!”, MARCOS PAULO RESENDE, o Comunista em Ação.

FRASES ATRIBUIDAS AO JOHN:
- “Eu nunca me proclamei uma divindade. Nunca clamei por pureza da alma. Eu nunca afirmei ter as respostas para a vida. Eu só coloco nas músicas e respondo perguntas da forma mais honesta que eu puder ... Mas eu ainda acredito em, amor, paz e compreensão.”
- “Não vou sacrificar o amor – o amor de verdade – por nenhuma puta, por nenhum amigo ou por trabalho, porque, no fim, a gente acaba é dormindo sozinho.”
- “Se o homem buscasse se conhecer a sí mesmo primeiramente, metade dos problemas do mundo estaria resolvido.”
- “O meu papel na sociedade, ou de qualquer artista ou o papel da poeta, é tentar expressar o que todos nós sentimos. Não é para dizer às pessoas como se sente. Não como um pregador, não como um líder, mas como um reflexo de todos nós.”
- “Nossa sociedade é governada por pessoas insanas por objetivos insanos. Acho que estamos sendo executados por maníacos para fins maníacos e acho que estou sujeito a ser repudiado como louco por expressar isso. Isso é que é louco para eles.”
- "Creio que a maioria das escolas são prisões - a cabeça da criança é aberta, e faze-la ficar estreita para que vá disputar na sala de aula, é irracional"
- "Normalmente há sempre uma grande mulher atrás de cada homem"
- "Eu li sobre Van Gogh, Beethoven, todos eles, pois é, se eles tivessem psiquiatras nós não teríamos essas geniais pinturas de Gauguin."
- "Espero morrer antes da Yoko, porque se a Yoko morrer antes de mim eu não saberia sobreviver sozinho. Não saberia suportar."
- "As pessoas estão sempre vendo apenas pequenos fragmentos, mas eu tenho e vejo o todo... não só na minha própria vida, mas o universo todo, o jogo todo."
- "Quando conheci a Yoko ela me prendeu inicialmente pela inteligência, depois pela parte física. Ambas as fases são essenciais na união de um casal."
- "Quando fizeres algo nobre e belo e ninguém notar, não fique triste. Pois o sol toda manhã faz um lindo espetáculo e, no entanto, a maioria da platéia ainda dorme..."
- "Todo Rei acaba sendo morto por seus súditos."


2.) TAIGUARA: 
No segundo texto, JOÃO PEDRO FEZA, editor executivo do Jornal da Cidade, com um pé sempre atolado nos benfazejos dessa vida, publicada hoje na capa do Caderno de Cultura uma Ode à Taiguara:
“Intenso, Taiguara faria 70 anos hoje - Cantor e compositor de rara habilidade ao piano tem obra e vida marcadas por força de interpretação, letras impactantes e defesa da liberdade:"Taiguara era tudo, menos econômico. Não economizou no jeito rasgado de cantar nem no esmero artesanal de suas letras. Era igualmente um “mergulhador” ao piano: explorador das teclas com convicção de militante. A mesma militância que jamais fez questão de esconder contra a censura. Pelo contrário, pagou o preço por posições à esquerda do sistema. Sofria com as incertezas do país, de onde se viu “convidado” a sair em alguns momentos tensos. Tornando-se sistematicamente podado (ele viria a ter 68 músicas vetadas pela ditadura, além de dois discos inteiros), Taiguara se autoexilou em Londres no começo dos anos 70. Regressou em 1975, gravou um álbum experimental com Hermeto Paschoal, Toninho Horta e orquestra (“Imyra, Tayra, Ipy”) e novamente bateu asas. Tanto na Europa quanto na África se manteve ligado à música até novo retorno nos anos 80. Morreria de câncer em 1996 – não sem antes lutar pela vida, inclusive em hospitais de Cuba. Do vibrante começo de carreira às performances apoteóticas em festivais da canção, Taiguara também não economizou em sorriso. Censurado ou não, não perdia “esse riso largo”, como na música de Guilherme Arantes. “Queria ser o Taiguara”, disse Guilherme certa vez. “Só sou músico por causa do disco ‘Imyra...”, contou Lenine. “Talento raro”, definiu Toquinho. Nos últimos cinco anos, novidades fizeram parte da obra de Taiguara emergir. “Imyra...”, recolhido das lojas em 1976, foi finalmente lançado em CD; Nasi e Erasmo Carlos regravaram “Dois Animais na Selva Suja da Rua”, música de Taiguara; o filho dele, Lenine Guarani, lançou primeiro disco com músicas do pai; a filha, Imyra, está com shows no Rio em tributo. Já a gravadora Karup lançou o livro “Os Outubros de Taiguara” (de Janes Rocha) – e CD póstumo “Ele Vive” com canções inéditas recuperadas. Além disso, Wagner Tiso e outros músicos refizeram parte do disco “Imyra...” em show. Hoje (aliás, “Hoje” é nome de um de seus sucessos), Taiguara vive firme na militância afetiva de fãs. Um artista, contudo, ainda a ter a devida valorização pelo país que tanto quis ver livre e justo – e em nome do qual não economizou amor, defesa e poesia".

UMA DE SUAS LETRAS:
Universo no teu corpo
(Sucesso de 1970: abaixo, trecho e letra original melancólica)
Eu Resisto/ Não existe essa manhã que eu perseguia/ Um lugar que me dê trégua ou me sorria/ E uma gente que não viva só pra si./ Só encontro/ Gente amarga mergulhada no passado/ Procurando repartir seu mundo errado/ Nessa vida sem amor que eu aprendi./ Por uns velhos vãos motivos/ Somos cegos e cativos/ No deserto do universo sem amor./ E é por isso que eu preciso/ De você como eu preciso/ Não me deixe um só minuto sem amor

Nenhum comentário: