quinta-feira, 8 de outubro de 2015

CARTAS (147)


MUITO ALÉM DOS ALTOS SALÁRIOS DOS VEREADORES*



* Carta de minha lavra e responsabilidade publicada na Tribuna do leitor, edição de hoje do Jornal da Cidade - Bauru SP:


A Batra – Bauru pela Transparência insiste nisso e bate o pé. Reuniu-se com a Mesa Diretora da Câmara Municipal por um único motivo, pedir a redução dos salários dos vereadores como o começo da solução para os problemas lá existentes. O advogado e apresentador de TV Carlos Alexandre de Carvalho criou até um grupo, o Resgate de Bauru e ali vejo ataques em alto e bom som, até de baixo calão, centrando fogo também só na questão dos salários. Sou cético com isso tudo. Explico.

Seriam os salários dos vereadores tão altos assim? Não. Seria essa uma questão tão prioritária? Não. E por que ambos não centram fogo em outras questões até mais urgentes? Não sei. No exato instante em que o prefeito está enfurnado num mato sem cachorro, tateando no escuro e sem saber o que fazer com a redução dos gastos, com um elevado contingente de cargos comissionados sanguessugueando os cofres municipais, algo mais palatável poderia vir nesse sentido.


Pelo que sempre soube vereador é para fiscalizar e nunca para lotear uma administração de gente sua. O que mais se vê hoje dentro da administração é gente de vereador e encostada em cargos, fazendo pouco ou quase nada. Dizem totalizar mais de R$ 2 milhões/mês. O salário dos vereadores somados e multiplicados por dois não dá esse montante nem aqui nem na China, mas os penduricalhos provocados por eles (e de forma totalmente imoral) ultrapassam em muito essa cifra.

Perguntado sobre o valor dos salários dos vereadores, respondo de bate pronto: Não são tão altos, mesmo quando contabilizados e comparados com a hora trabalhada. Se ganhassem o que ganham e não se metessem a querer intrometer-se onde não poderiam estar metidos, tudo caminharia a contento. O buraco não é esse, a problemática é bem outra. O toma lá dá cá deslavado é que precisa ter fim. Como alguém em sã consciência pode querer fiscalizar alguma coisa tendo muitos dos seus acobertados pelo bem-bom da grana pública? A lista que escandalizaria essa cidade é a dos indicados pelos vereadores e lotados em cargos públicos municipais. A cidade respiraria melhor sem esse encosto de pouca praticidade e resolutividade no seu costado. Dilma, Rodrigo e 90% de nossos administradores governariam nas alturas deletando os reconhecidamente ali sem nada produzirem.

Nenhum comentário: