quinta-feira, 15 de outubro de 2015

CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (101)


MOÇÃO DE APLAUSO NA CÂMARA DOS VEREADORES DE BAURU – FALTAM ESSAS, NOSSOS MELHORES TIPOS...

Diante das últimas indicações, todas aprovadas por unanimidade, estou sugerindo alguns nomes para apreciação da douta egrégia Casa de Leis. Sem que exista necessidade de altercações por nomes aprovados, acredito que melhor do que vômito, a aposta de que, da mesma forma como o fazem para alguns dos hoje laureados, poderiam fazer para outros, linhagem bem diferente. Eis DOZE nomes, uma dúzia de boas sugestões para começar a discussão:
HILDA DE SOUZA – CATADORA DE RECICLADOS DO CENTRO DA CIDADE (Promove a limpeza, recolhendo o inservível para muitos e disso faz sua renda. Um exemplo vivo do trabalho informal, imperceptível para muitos, mas tão necessário para esses).
MARIA INÊS FANECO – PIPOQUEIRA E COMUNICÓLOGA DO BEM (Através do marketing criado por ela mesmo em torno do seu ganha pão, idealizou variadas ações comunitárias que, espalhadas ao vento promovem o benfazejo da participação comunitária).
ESSO MACIEL – SOLITÁRIO MENESTREL DOS ANIMAIS (Um ser recluso em seu casulo e lá, produzindo uma amostragem de que mesmo nas mais adversas situações a real possibilidade de fazer algo de construtivo para outrens. Os ermitões e seus exemplos além da solidão).
FRANCISCO CARLOS JALOTO, O CARIOCA - LIVREIRO DA FEIRA DO ROLO (Um dos maiores aglutinadores de conversas variadas e múltiplas na feira dominical, mantendo um local onde o que vale é a difusão cultural, acima das convenções bestiais regendo o dia a dia atual).
MARQUINHO DA BICICLETA DE SOM – COMUNICÓLOGO DO SOM AMBULANTE (Digno representante dos instáveis, barulhentos e inquietos dessa cidade. Pedalando e levando sua mensagem da sua forma e jeito, sem nenhum medo de ser feliz. Adoro as pessoas que falam sozinhas pelas ruas).
DENIS MARQUES – JORNALISTA SEM CARTEIRA ASSINADA (Com seu registro no bolso, mostrando para tudo e todos, esse um dos melhores observadores dos acontecimentos de nossas ruas. Memória singular, sabe tudo e muito mais. Não escreve, registra na mente).
CELSÃO BARBUDO - ARTESÃO DAS RUAS (Antes sentado na Praça Rui Barbosa, hoje no Calçadão, produz suas peças ao ar livre, entre conversas, chuviscos, o inclemente sol e tentativas de tirá-lo do seu lugar. Com título de usucapião nas ruas é saudado pela longevidade).
JOÃO FEIRANTE – KOMBI NAS RUAS (Por décadas ficou com uma Brasília, depois Kombi estacionados na Antonio Alves vendendo frutas, fazendo amizades e resistindo ao seu modo e jeito. Feirante, hoje evoluiu e está dentro do Ceasa, fazendo o que faz melhor na vida, frutear nossas vidas).
HILDA - BANCA DE REVISTAS DO AEROPORTO (Bancas são pontos de convergência popular, bate papo, congraçamento popular, tudo da forma mais inesperada possível. Quando o dono da banca é possibilitador desse extravasar coletivo está justificada a homenagem. Essa é maior de todas).
ALBERTO GOIABA – CORREDOR DE NOSSAS RUAS (Ele vive correndo e movimentando a todos pela persistência de não deixar os anos lhe pesarem às costas e continuar querendo participar de corridas e mais corridas. Ninguém na cidade representa os corredores melhor do que ele).

MARCÍLIO NASCIMENTO - CHAPLIN DAS RUAS (Dos artistas de e nas ruas da cidade, nada se iguala a esse Chaplin. Personaliza a Cultura que resiste, insiste, dá murro em ponta de faca, mas quer e precisa ter seu espaço. Ela cava o seu e merece a láurea pela resistência).
NILTÃO SOUZA - PORTEIRO DO ARMAZEM (Digno representante dos trabalhadores nas portas de nossas casas noturnas, esse aqui fez escola, pois de sua atuação floresce e se fortalece a dignidade de todos os demais que trabalham nas madrugadas. É o cartão de visitas na noite bauruense).

Agora me digam: ESSES NÃO SÃO MERECEDORES DAS MESMAS LAUREAS QUE VEJO SENDO DISTRIBUIDAS PARA UNS E OUTROS? MAIS QUE DIGNOS REPRESENTANTES DAS FORÇAS POPULARES DESSA CIDADE. A eles rendo minhas eternas homenagens, pois Bauru não seria o que é sem a atuação deles nos seus diversos e originais campos de atuação. É com eles que eu vou...

Obs.: As ilustrações são do Inventário de Tipos, algo belo além da conta, podendo ser adorados clicando a seguir:http://sicradioblog2.blogspot.com.br/…/tumblr-do-dia-invent…. Enfim, todo tipo é um tipo e nada melhor do que os nossos tipos.

Nenhum comentário: