sexta-feira, 16 de outubro de 2015

PALANQUE - USE SEU MEGAFONE (76)


MEUS AMIGOS ME ENCHEM DE ORGULHO – QUERO SER DA MESMA LAIA DE TODOS ELES (SERÁ QUE CHEGO LÁ?)*

* Diz um ditado (não seria deitado?), lido não sei onde e nem quando (ele existe?) que, "em dia de falta de criatividade, sem assunto, nada como se acercar da ideia dos amigos". Foi o que fiz:

1.) “Sempre tenho uma vergonhazinha quando perguntam meu nível escolar. Ontem mesmo tive que preencher uma ficha. Na hora de preencher "nível escolar", deu vontade escrever: "li milhares de livros, fiz minha primeira peça aos 11 anos, ganhei prêmio aos 16 e desisti na oitava série porque o professor ficava sentado e os alunos cheirando cola na classe. Escrevo corretamente não porque tem corretor automático nos smartphones, mas porque escrevi muitas peças de teatro e fiz datilografia no Senac. Não tenho diploma, mas sou mais Inteligente que muitos que tem". Atenciosamente, Paulo. Mas escrevi "primeiro grau", PAULO BALDERRAMAS.

2.) “aí, você vai ao médico, diz que tá de saco cheio de fazer certas coisas de graça e ter de aturar pessoas chatas e grosseiras apenas para ser gentil. O médico diz que temos de ter posturas, falar não com veemência e completou: "Não vão deixá-lo em paz, vão insistir e você vai ficar nervoso, mas seja firme e ignore. Vai fundo, meia hora depois do não, você vai sentir que jogou fora um saco de cimento." Pimba, os psiquiatras são melhores videntes que os videntes!!!”, SILVIO SELVA

3.) "Salvo raras exceções, os meios de comunicação oligopolizados atacam, direta e subliminarmente, a política e o Estado, deixando implícito que o mundo da virtude é o mercado. Mas o fato é que, na esfera das relações econômicas em mercados competitivos, as corporações, nacionais e internacionais, envolvem-se, corriqueiramente, em ilicitudes de inúmeros tipos, fraudes contábeis, manipulação de licitações públicas, cartéis, espionagem industrial, concorrência desleal, sonegação fiscal etc. A Operação Zelotes, de fraudes com dívida tributária envolvendo burocracia pública e grandes empresas, investiga irregularidades que somam quase 20 bilhões de reais, mas os telespectadores pouco sabem sobre ela. O que isso tudo tem a ver com o golpe branco midiático? Quem endeusa o mercado, sobretudo estando em um país em desenvolvimento e profundamente desigual, demoniza as forças que defendem políticas de desmercantilização, mesmo que em todo o mundo capitalista desenvolvido elas tenham sido implementadas.", RODRIGO FERRARI

4.) “E quando chegou a tal lei do zoneamento (ja fazem zona na educação à tempos), eu teria que me mudar do glorioso colégio José Aparecido Guedes de Azevedo (Guedão da Bela Vista), para o Colégio Moraes Pacheco, que era mais próximo do Parque União. A noticia me pegou despreparada emocionalmente, e tive uma crise de choro ao saber que teria que abandonar aquele espaço que tanto amava. Quando a escola ficou pronta, e nos mudamos para lá, arrumamos ela bem linda, limpamos, lavamos, colocamos as carteiras novinhas uma por uma, plantamos arvores, grama. As arvores já estavam crescidinhas e as gramas já nos servia de tobogã e veio a noticia da mudança. Tive uma crise de choro, daquelas de soluçar. Para permanecer na escola meus pais teriam até determinado dia para assinar a autorização e eles estava viajando. Fiquei aos prantos no corredor, chorando de soluçar mesmo, nariz cheio de ranho, perdendo o folego. O professor Valdomiro, que era diretor, se comoveu com a cena. Pegou minha pasta, olhou a assinatura do meu pai e fez uma igualzinha na ficha que aquele dia me salvou a vida.”, TATIANA CALMON

5.) “Os jornalistas foram reduzidos em número significativos nos jornais, os que ficaram fazem apenas interpretação de notícias já amplamente divulgadas, inclusive na internet por pessoas anônimas.A velha mídia não representa mais os anseios da população por informação confiável. Existe hoje mais de 90 mil mídias alternativas no Brasil, o que representa um grande desafio para os profissionais que trabalham com a notícia. Nesse aspecto é muito significativo o trabalho dos jornalistas livres, que vão ao local do acontecimento registrar imagens e entrevistas, principalmente fazendo a cobertura de movimentos de moradia, greves de professores e agora registrando as manifestações dos alunos do Estado de SP, contra o fechamento das Escolas.”, MARA ROCHA

6.) “O mais triste é ver gente que você julga inteligente postando mentiras simplesmente para seguir a onda e o modismo. Como a gente se engana com as pessoas!!!! É para você que está lendo e faz esse papel de idiota"!”, GUILHERME REIS, o TIO GUI

7.) “A tragédia daqueles que são refugiados dentro do próprio país não será motivo de comoção. Não será compartilhada à exaustão nas redes sociais e na mídia. A pele preta da periferia continua sendo "a mais barata do mercado", segundo os critérios da mídia e da "comoção pública". Alguma coisa está fora da ordem.”, VERÔNICA LIMA

Eu, cá do meu canto, penso e tento viver como eles (as) todos, tutti buena gente. Como é bom estar cercado de gente dessa laia.

OBS.: As ilustrações desse post remetem às "Aventuras de Jimmy Choo", fotos com o cão Bull Terrier, do ilustrador Rafael Mantesso e encontradas na internet. Eu tenho amigos de tudo quanto é jeito, inclusive muitos cães, gatos, veados, gazelas, hipopótamos, dromedários, cadelas, bois e também vacas, mas adoro muito mais gente de carne e osso, meus seres muito mais que alados.

Nenhum comentário: