terça-feira, 30 de julho de 2019

DIÁRIO DE CUBA (110)


UM TRABALHO ACADÊMICO É UM TRABALHO ACADÊMICO, MAS...
Os tempos como já é sabido até pelas pedras do reino mineral estão mais sombrios do que possa supor nossa vã filosofia. Viajar ao exterior e apresentar um trabalho acadêmico é algo considerado hoje mais do que um luxo. Pesquisa eu faço o ano inteiro, sempre antenado e plugado nesse lado B do mundo, os que padecem mais que todos os demais. Tenho algumas muito boas encaminhadas, mas neste momento de minha vida e mais que isso, depois de tudo o que o país está passando com a chegada de Jair Bolsonaro ao poder e a concretização de tudo o que havia profetizado em campanha, tinha que tomar uma atitude. Tomei. Tinha em mente escrever dois trabalhos no X Congreso Latinoamericano de Enseñanza del Diseño, de lunes 29 a miércoles 31, na UP - Universidad de Palermo, Buenos Aires, Argentina. Um dos temas eu já vinha acalentando desde muito tempo e o concretizei, aprovado em primeira instância, apresentação realizada com sucesso na manhã de hoje, o"Bauru Sem Tomate é Mixto; Identidade e Design Social". Dele escrevo daqui alguns dias, quando a poeira de algo mais proeminente baixar. Ainda agora, na parte da tarde, acabo de voltar de outra apresentação, também aprovada com louvor, a "O LIVRO COMO FORMA DE RESISTÊNCIA".
No resumo, que pode ser lido num dos slides aqui publicados, algo dessa apresentação. Esse trabalho só foi pensado há pouco tempo e para preencher uma lacuna que não teria como abdicar de fazê-lo neste momento. Dei um breque na outra pesquisa e me dediquei a essa, algo sobre uma das formas de resistência ao bolsonarismo adentrando o país. Essa ocorrida no dia do pleito eleitoral. Mais dela em alguns dos slides aqui mostrados, junto de minha inflamada fala e depois num acalorado debate junto aos presentes. Missão mais que cumprida, consegui juntar o design com a questão social que tanto defendo e ainda mais, envolvendo a defesa do que de melhor tínhamos até então, uma liberdade hoje já sendo devorada pelas instância todas golpistas em conluio nos governando. Aproveitei a oportunidade e tasquei fogo. Os slides refletem só um pouco do que falei nos meus 20 minutos de apresentação, prorrogados em pelo menos mais um dez. Fiz e faço a minha parte e aqui a exponho, sem medo de externá-la, pois sei que o momento assim exige. Podem me culpabilizar de tanta coisa, menos de omissão. Daqui de Buenos Aires tento cumprir a minha parte com o que acho ser possível, denunciar o estado de coisas onde nos encontramos. Na sala, só latinos, somente eu de brasileiro e diante de todos, algo a mais revelado das entranhas do meu país.

Nenhum comentário: