quinta-feira, 25 de julho de 2019

RETRATOS DE BAURU (229)


RAUL MAGAINE HÁ 23 ANOS NA ESTRADA POR RAUL SEIXAS

Conheci uma pessoa mais que incrível meses atrás na Feira do Rolo, mais precisamente cantando numa manhã dominical no palco do Bar do Barba. Foi empatia a primeira vista, pois além da simpatia, a percepção de estar diante de alguém, reunindo histórias para dar com pau, ou seja, vivência estradeira como poucos. Isso estava mais do que escrito na própria fisionomia dele e já no primeiro dia, tirei muitas fotos e o testei quando dizia para os que ouviam sua cantoria: "Peça qualquer uma do Raul que toco na hora". Escolhi Ouro de Tolo e ele lascou assim de bate pronto, de memória, como o fez com todas as outras, motivo de pedidos vindos de todos os lugares. desde então fiquei de escrevinhar algo dele, incluí-lo no rol destes personagens. Missão cumprida no dia de hoje.

RAUL MAGAINE é seu nome artístico e quando lhe perguntam seu nome ele o repete, daí nem sei se o de batismo é também Raul, mas como esse cantante estradeiro já incorporou Raul Seixas em tudo, desde a fisionomia, vestes e trejeitos, não vejo como não ser a própria reencarnação do roqueiro. Esse Raul nasceu em 1983 e segundo me conta, aos 6 anos teve contato com o original Raul, quando soube de sua morte e surgiu uma paixão nunca mais abandonada. Aos 12, foi embora de casa, sendo hippie, artesão e comedor de pó de estrada, lá pelos lados do Paraná. Deu prosseguimento pela devoção, hoje resumindo tudo numa curta frase: "Raul é para mim o início, o meio e o fim". Artesão, tatuador e músico, violinista dos bons, está pronto para reverenciar os 30 anos da morte do ídolo tocando dia 1/8, aniversário de Bauru no parque Vitória Régia num Tributo a Raul Seixas, subindo no palco por puro amor, sem cobrar cachê. Conta já ter concluído exatos 23 anos com Raul, mais que sósia, já tendo gravado CD e DVD só com músicas dele, se apresentado praticamente pelo estado todo e tendo o prazer de já ter tocado para os Pholhas e Kid Vinil. Um bom contador das muitas histórias vividas reverenciado seu mestre, levando a mensagem dele por onde ande. "Suas canções e sua filosofia de vida me fizeram evoluir e ser hoje o que sou. Já são seis anos de meu retorno à Bauru e continuarei enquanto viver sendo o próprio Raul". Para quem o conhece ou já o viu tocar e cantar, sem sombras de dúvidas, ele diz e pratica isso por onde ande. Toca Raul!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Não tenho palavras para expressar,minha gratidão lindo texto em que resumo um pouco de minha paixão pela obra de Raulzito nas palavras desse meu amigo que ganhei de presente obrigado Henrique Perazzi de Aquino
Não poderia ter sido contada de maneira mais incrível.Toca Raullll...
Raul Magaine, seu amigo.