quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

DIÁRIO DE CUBA (207)


O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM CUBA TEM A VER COM O RESULTADO DAS ELEIÇÕES NO BRASIL
Como todos sabem de cor e salteado sou admirador da vida socialista cubana, defensor dos ideais da revolução ocorrida em 1960, ano em que nasci, exatos 60 anos atrás. Seus líderes envelheceram e hoje no poder, nova geração, esta já não tendo passado pelo que foi a transição, a mudança e chegando ao poder depois, muitos destes já não possuem o mesmo ideal de antanho e nem a disposição férrea de Fidel, Raul e outros, que levaram o país pelas trilhas socialistas e pelo bem da ilha num todo, até com mão de ferro, mas só pensando no bem popular e nunca no pessoal. Cuba venceu, chega a 60 anos de revolução, mas os tempos são outros e os atuais governantes fazem concessões, cedem para a pressão, principalmente a internacional, que financia movimentos propondo mudanças na ilha. Mudanças são boas, oxigenam, mas precisam ser analisadas, que mudanças, pois nem todas são realmente tão boas. Algumas são péssimas. Na ilha hoje, tudo o que temos aqui, com possibilidade de empreendimentos pessoais, todos com internet e pasmem, ocorre também o avanço de igrejas neopentecostais. No frigir dos ovos, de concessão em concessão, aquele ideal do passado é deixado de lado e pouco a pouco está cedendo, conciliando e as mudanças, na sequência, serão inevitáveis. Cuba não vai resistir por muito mais tempo. Pelas notícias que me chegam de lá, tudo é questão de tempo. Na minha modesta avaliação, cederam demais e continuam a ceder, ou seja, estão praticamente entregando o país para o modal capitalista. Escrevam, na sequência, se nada for feito agora para impedir o avanço da contrainformação, a capitulação. Meses atrás, a esposa do atual presidente foi flagrada fazendo compras na Europa. O que isso possui de sinal? Baita sinal. Quando a esposa de Fidel ou de Raul o seriam? Nunca. Algo já mudou, faltando só o triste desenlace final e a culpa, não venham me dizer será dos EUA, mera retaliação imperialista, perseguição dos exilados de Miami jogando sujo. A culpa está dentro de Cuba e se chama CONCESSÕES, ir cedendo para pressões. Temo pelo destino da revolução.

Escrevo isso e venho para o resultado das eleições brasileiras. O discurso aqui é o de que “o povo sempre escolhe errado”, o povo optou pelo retrocesso” ou algo do gênero, nunca analisando o que levou o mesmo povo ao estado atual de letargia e tudo desvirtuado. Por aqui palavras se repetem como mantra: conservador, direita, fascismo, retrocesso, mal menor, menos pior. A culpa é sempre dos outros, nunca de quem a emite, no caso a dita esquerda. Como falar em retrocesso para alguém que nunca teve nada na vida? O que sempre teve é o sofrimento. Como chegar numa pessoa dessas e dizer para ela votar neste ou naquele usando de artifícios como, “esse é o melhor”? Seria muita cara de pau. Jamais iriam abraças isso assim do nada. Eleição, como sabemos, é ilusão burguesa. Vitórias eleitorais não são construídas somente neste período de campanha. Isso vem de longe, tudo é construção. Falar de conservadores e participação de neopentecostais não é de hoje. Eles souberam ocupar um espaço CONCEDIDO de mão beijada pelos que atuavam nos movimentos sociais e deixaram de fazer. Se antes existia e persistia a presença constante junto da classe trabalhadora, sindicato, partidos políticos de esquerda, entidades, religião progressista, educação libertadora, tudo foi abandonado e como se sabe, não existe espaços vazios na política. Foram preenchidos e, como se sabe, pelos fins mais danosos. Estes hoje cumprem um papel antes destinado a outros personagens e de forma muito bem organizada, souberam manipular tudo para seus interesses. Sem representação de base, sindicatos e partidos de esquerda saíram de cena, portanto não venham com a fala de que “o povo não escuta mais e optou por outro programa”. O povo está optando por quem está junto deles no seu dia a dia, no caso as igrejas evangélicas, unidas e penetradas nas camadas populares. Absurdo a repetição de que o pobre é de direita, quando nem consciência de classe ele possui. 

Perdemos aqui por culpa de quem deixou espaços vazios, enfim, cedeu e perderá Cuba exatamente pelo mesmo motivo, CEDER e deixa, permite que os espaços sejam ocupados por outros interesses. O estrago aqui já está feito, em Cuba ainda em andamento. Este o quadro e como se sabe, recomeçar é algo complicado, difícil, moroso e depende muito de uma ampla ação, vontade política de lideranças e movimentos maiores. O sujeito até pode ir sozinho cumprir seu papel de querer transformar o mundo, mas será uma gota no oceano se o fizer sozinho, isolado. Aqui a culpa é dos pobres e não da política de conciliação, não de um, mas de muitos partidos e entidades políticas, deixando que tudo caísse na mão de oportunistas. Depois não sabem porque não existe mais nenhum tipo de resistência popular. Sabem sim, mas também fazem muito pouco para reverter a situação. A história se repete, lá e cá, por todo o lugar.
OBS.: Obrigado Marcos Paulo Resende, Marcão Comunista em Ação pela reveladora conversa.

A FOME AUMENTA, DEZEMBRO ÚLTIMA PARCELA DO "AUXÍLIO EMERGENCIAL" E JUSTAMENTE AGORA O "BOM PRATO" COMEÇA A DIMINUIR SEU ATENDIMENTO, POIS A ELEIÇÃO JÁ É COISA DO PASSADO - INSENSIBILIDADE NEOLIBERAL 
Passo ontem por volta das 17h pela rua Antonio Alves e algo me chama a atenção, a fila para o Bom Prato estava seguindo pela rua Primeiro de Agosto e ao contrário do que sempre a via, não dobrava a rua Araújo Leite e desta feita ao contrário, dobrava a rua Antonio Alves e já estava chegando na Igreja Presbiteriana, junto ao Empório Barres. Vejo a cena e sei da importância da alimentação fornecida pelo Bom Prato para parte considerável da população e depois, durmo pensando na cena. Acordo hoje pela manhã, abro a internet e leio essa notícia aqui compartilhada. Dória e Bruno Covas ganharam a eleição paulistana, se reforçam para 2022 e agora já no novo momento, o Bom Prato começa a ser revisto e ao invés de ser ampliado, pois a fome aumenta, farão exatamente o contrário. Isso é fruto de minha imaginação ou é fato e está acontecendo isso mesmo, vão diminuir as refeições, horários e atendimento? São pérfidos até a medula. Eis o link: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/12/02/governo-corta-janta-de-57-das-59-unidades-do-bom-prato.htm?fbclid=IwAR0V0Hey4tFBYga9U6NOf7NBJUWx6JAurMJxEVfBXQd4OHRGjboNDx9AM_w

NÃO BASTASSE TUDO, AINDA MAIS ESSA AGORA
ENFIM, O QUE FIZ DE ERRADO PARA NÃO SER CONSIDERADO "DETRATOR" DESTE desGOVERNO DO SENHOR INOMINÁVEL?
Não sei mais o que fazer. Estou inconsolável. Todo dia eu fico por aqui martelando coisas contra esse descerebrado do Bolsonaro, cheguei a criar um sessão diária, onde posto um texto com o título "Fora Bolsonaro" e já estou quase chegando no 200º. Faço o que posso, procuro tudo o que o dito cujo faz de errado - e são sempre muitas coisas, uma atrás de outra, ou seja, o espezinho diariamente sem trégua. E agora, quando sai a lista criada pelos puxa sacos de plantão, lista enorme dos tais detratores, os que se posicionam contrários às malversações produzidas em série pelos destemperados, procuro e não encontro meu nome. Quero saber onde e com quem posso reclamar, para ter meu nome incluído na lista? No texto que posto, reclamação pertinente a do reclamante, pois quer saber como pode qualificar tamanha qualificação, como a de ter seu nome na lita no seu currículo Lattes. Não tenham dúvidas, ter o nome nessa lista é algo dos mais louváveis. No meu caso, não sei dos motivos por não ter sido contemplado e já estou providenciando reclamação para todos os órgãos competentes - ops, diria, incompetentes - desta nação, pois gostaria de o quanto antes ter a devida reparação e na revisão ter também meu nome incluído. Não posso ficar fora dessa. Não mereço.

Meu amigo João Lopes, outro não agraciado, saiu-se com essa: "Quase 3.000.000.00 do dinheiro público, essa gorda farpela é o que o fascista inominável gastou para monitorar a vida de alguns jornalistas e alguns ditos influenciadores. Coisa de ditadorzinho de pais de terceira e seus "ridículos tiramos". Não sou influencer nem mereço maiores atenções da parte do legítimo crime organizado que comanda o país hoje, mas se eu aparecesse em uma lista desta..., faria um quadro e colocaria na parede como maior orgulho na minha vida". Outro inconsolável é o jornalista Fernando Morais, postando sua indignação pela sua página das redes sociais: "Ao saber da humilhante ausência do meu nome na lista de detratores do governo Genocida, lembrei do Marcão Faerman, que costumava gritar entre as mesas do Jornal da Tarde: "Uma ditadura que não me teme e não me persegue não é digna desse nome!"".

2 comentários:

Anônimo disse...

Cuidado com o que voce le. Vamos por parte. Esse fake news que em Cuba os evangélicos estão crescendo é mentira. Não tem como crescer porque não podem explorar o povo com dízimos, propagandas, programas na tv etc. Além disso o analfabetismo foi erradicado do país. Sem isso tudo fica impossível sobreviver. Hoje 23% da população são de Santeria, 17% católicos, 3% todas as outras religiões incluíndo protestantes, ortodoxos russos, testemunhas de Jeová entre outras. Somando todas teríamos 43% de religiosos, os outros 57% são ateus. Em relação ao poder Raul Castro está vivo e comanda as forças armadas revolucionárias de Cuba, ainda tem muito poder. Miguel Mário Diaz Canel Bermudes é o presidente de Cuba e faz um excelente mandato, não se afastando do socialismo. A internet melhorou na ilha, mas está longe do ideal, porque não conseguem acessar o canal das Américas. Quanto as compras da primeira dama deve ser um novo fake news. Mantenho contato com meus amigos cubanos, inclusive falando(ligação) pelo whatsapp e eles me atualizam de tudo o que está rolando na ilha.
Carlos Norberto Osilieri, jauense morando no Rio de Janeiro.

Marcos disse...

É o típico sectarismo, burrice que leva a esquerda pro buraco.
Uma igreja estar em crescimento não significa que já seja maioria, dito isso, e quem disse que em Cuba não se pode cobrar dízimo?? Como que se mantém as igrejas?? Até maçonaria tem aos montes em Cuba. E esse movimento neopentecostal cresce na medida em que as dificuldades do povo cresce e o estado e organizações sociais começam a ficar distantes, vide o Brasil.

Esses números que apresentou devem ser fonte whatsapp, dados da Pew Research de 2016, Cuba tem 51% de católicos, 17,4% de religiões de matriz africana, 5,6% de protestantes (crescimento de mais de 2% do levantamento anterior e na próxima estará maior), outras 2,3% e sem religião ( que inclui crentes mas sem religião e ateus) 23%. Ateus nunca foram a maioria.

O chefe de estado é o Miguel Canel, o Raul mesmo que quisesse não tem mais idade para estar exercendo o poder. Trate como fake news tudo o que não satisfaça o seu sectarismo e em breve verá a convulsão social que ocorrerá.

Só esse ano mais de 100 contratos de exportações e importações foram assinados por empresas PRIVADAS em Cuba e o plano de abertura com a resolução 115 do Ministério do `Planejamento aposta nessa autonomia do mercado privado para alavancar a economia, isso não é socialismo meu caro, chama-se liberalismo econômico.

Em geral, todas essas medidas econômicas apontam em uma direção nítida: menos planejamento, mais mercado livre. Não é apenas um retrocesso na base material da revolução, mas também de mais avanços em um processo de declínio da consciência que já vem se desenvolvendo há anos, no qual as soluções individuais são promovidas, a “eficiência” por meio da concorrência é priorizada acima das soluções coletivas, da cooperação, do controle social e da participação ativa e consciente da classe trabalhadora de forma organizada na resolução dos problemas.

Outro coisa, para aumentar a entrada de divisas na ilha o governo criou as chamadas "tendas" para que cubanos na ilha recebam os dólares enviados por familiares residentes nos EUA, isso vem criando uma profunda desigualdade na ilha onde os chamados familiares dos gusanos cubano-americanos aumentam a renda enquanto os que não tem parentes sofrem com a escassez e a crise inflacionária que isso tem gerado no país.

Procure saber do movimento San Isidro quem o financia e como vem crescendo e se tornando popular entre os jovens onde tem pressionado o governo que começa a ceder.

continue cego e depois não venha achar que tudo é culpa dos outros, do imperialismo quando a corda estourar.

Camarada Insurgente Marcos