sábado, 19 de dezembro de 2020

REGISTROS DO LADO B (25) e PALANQUE - USE SEU MEGAFONE (148)

O 25º LADO B SE DÁ COM WANDER FLORENCIO, A CARA DA PERIFERIA LATEJANTE BAURUENSE, BOM DE OUVIDO, FALA E ESCRITA, CONTANDO SUAS PERIPÉCIAS

"Dizem que eu sou malandro, cantor de bandido e até revoltado, somente porque canto a realidade/ De um povo falido e marginalizado/ Na verdade, eu sou um cronista que transmite o dia a dia do meu povo sofredor/ Dizem que eu gravo música de baixo nível porque falo a verdade que ninguém falou" (Bezerra da Silva).

É com imenso prazer que apresento e me posto ao lado de WANDER FLORENCIO, 40 anos de estrada, onde comeu muita poeira variada, mas aqui chega forte, altaneiro e como aroeira, verga mas não quebrando de jeito nenhum. Este cidadão é uma das personagens mais conhecidas das entranhas desta terra, pois o danado sabe se impor e se representar, mesmo quando não convidado, aparece, pede a palavra e passa seu recado. Desde que o conheci atua desta forma e jeito, sempre ligado e atuante junto à comunidade onde mora e a defender o lado palatável deste país. Um ser pulsante, com uma garra dessas inquebrantáveis, nadando contra a maré e a correnteza juntas, mas mesmo assim se fazendo forte, não desistindo, desses que a gente vai ter certeza, amanhã no ato marcado ele lá vai estar, com seu jeito mais que peculiar e somar forças para todas as lutas empreendidas por estas plagas. Bem a cara e identidade desta propositura, a do LADO B - A IMPORTÂNCIA DOS DESIMPORTANTES.

Todos conhecem Wander, impossível não ser percebido, notado, mas poucos conhecem sua trajetória e o que fez para chegar até aqui. Sua vida é uma eterna luta, desbravador e conquistados, pois cada passo dado é também uma conquista, um avanço e ele vai galgando um por um, degrau por degrau, algumas vezes sendo mal entendido, noutras acolhido com louvor e assim ele toca sua vida, algumas vezes se cuidando, noutras se descuidando, mas sempre atuante. Comigo a empatia bateu logo de cara quando o conheci e ele produzindo um blog, o “Boteco do Valente”, onde ia postando seus pensamentos e ideias. Gostei de cara, tivemos parcerias e depois também nos acompanha em todos os eventos lá pros lados do Mafuá, desde os encontros festivos do bloco do Tomate, como os bate papos políticos. Sempre rodeando a estante de livros e discos, pois são temas que lhe são próximos, possui não só carinho, como quer se enfronhar mais e daí mergulha de cabeça. Sempre circulou pelas rebarbas da cidade e estará contando algo disso tudo, para deleite de quem ainda só o conhece pela fachada, mas não no seu interior. Um papo necessário, um depoimento de vida dos mais significativos, pois WANDER é mais do Lado B, mais do que Importante dentro da desimportância a que estamos todos submetidos. Ele sabe muito bem disso tudo, pois convive com este tratamento pueril dado pelos de cima aos de baixo. Sente na pele e expele em registros memoráveis, como o que estaremos junto construindo logo mais.

Abaixo alguns dos escritos produzidos por mim sobre o Wander e publicados inicialmente no blog Mafuá do HPA:

- Publiquei em 17/08.2011: “WANDER, UM BOTEQUEIRO INDIGESTO E VALENTE - Wander Custódio Florêncio é a cara da periferia bauruense, uma cara sofrida, de resistência e luta. Esse meninão aprendeu que as coisas nessa vida não se resolvem na maciota, mas na porrada e fez disso seu caminhar. Tudo em sua vida foi feito com “sangue, suor e lágrimas” e hoje, aos 30 anos, publica no seu blog pessoal, o BOTECO DO VALENTE, um manifesto a fazer história. Morador do Núcleo IX de Julho, família de baixa renda, trabalhando como autônomo, conseguiu ingressar no curso de Administração, na Faculdade Anhanguera e diz fazer parte do “Partido da Cara Feia”. Refinou o discurso e hoje segue um lema do MV Bill, quando reproduz algo sobre a perda da consciência de luta pelo povo: “só é forte quando é nóis contra nóis/ na frente do opressor baixa a cabeça e perde a voz”. Atento a tudo à sua volta, diz olhar algumas coisas só para ver onde isso tudo irá dar, pois “a piada é a mesma, só mudando quem a conta”, após acompanhar uma interminável reunião do Orçamento Participativo de Bauru. Algo a perturbá-lo é a eterna divisão das ditas esquerdas: “Enquanto vocês brigam, eles gostam, já mostrava um desenho do Latuff (clique na charge ao lado e ela aumenta em sua tela). As esquerdas estão mais preocupadas com quantos cargos de confiança irão pegar dos que nas reformas propriamente ditas. Viraram a Geni, dão para qualquer um”.

Sua luta mal começou e para confirmar diz: “Se nem Jesus Cristo agradou, não serei eu que irei agradar. Dou os parabéns, mas se preciso for puxo também a orelha. Não podemos ter meio termo, ou é ou não é”. E assim segue sua vida, cada vez mais ácido e indigesto, mas ciente de ter feito a escolha acertada para tocar a sua. Seus ícones, me foram passados numa lista e aqui estão: Lampião, Engels, Karl Marx, Lenin, Trotsky, Wilhelm Reich, José Martí, Lênin, Bezerra da Silva, Face da Morte, Sérgio Vaz, Che Guevara, MV Bill, Thaíde e DJ Hum, Trilha Sonora do Gueto, Agostinho Neto, Henfil, Victor Jara, Gog, Facção Central, Chico Buarque, Racionais MCs, Silvio Rodríguez, Frei Betto, Leonardo Boff, Zumbi, Toussaint L’Ouverture, Simón Bolívar, José Martí Perez, Emiliano Zapata, Augusto César Sandino, Camilo Torres, Otto René, Paulo Freire, Jorge Aragão, Almir Guineto, Victor Jara, Zeca Pagodinho, Bezerra da Silva, Gonzaguinha, Chico Mendes, Raul Seixas, Leci Brandão, etc. Saiba mais do valente Wander, o do boteco do IX de Julho clicando no: 1. Geni, o Zepelim, as Esquerdas e Movimentos Sociais de Bauru e a Bosta Que Se Avizinha http://botecodovalente.blogspot.com/.../geni-o-zepelim-os... 2. Esquerda Bauruense: Luta ou Bagunça? http://botecodovalente.blogspot.com/.../esquerda... 3. Manifesto do Boteco do Valente: http://botecodovalente.blogspot.com/.../manifesto-do...”.

- Publiquei em 26.02.2013: “Tempos atrás, 02/02/2009, Wander Florêncio no seu Boteco do Valente (www.botecodovalente.blogspot.com) havia escrito algo sobre esse tema e mesmo fazendo uma defesa da união em torno do prefeito bauruense, difícil de acontecer por causa das alianças e interesses em torno dele, acredito muito pode ser aproveitado e inserido no contexto atual. Leiam o “Esquerda bauruense: luta ou bagunça?” clicando a seguir http://botecodovalente.blogspot.com.br/.../esquerda.... Vejam um trecho do texto: “Fica então essa reflexão para a esquerda bauruense para que dê corretamente os próximos passos, que deixe de lado os interesses particulares, bem como rixas e afins e forme de uma vez por todas uma ampla frente progressista colocando Bauru como participante desse momento histórico em que vive a América Latina. Que todas as cidades na nossa região liderem uma revolução no interior paulista contra o neoliberalismo”. De tudo, não preciso acrescentar mais nada, só talvez uma avaliação sobre uma charge do Latuff, também de 2009, sobre o tema e com atentos e sorridentes observadores. Fazemos a felicidade desses, pois essa é a esquerda que eles pediram aos céus. Imaginem num esforço mental a chegada ao poder de um grupo tão dividido, como seriam seus atos? Tem gente que está preparada para ser oposição, sempre. Nada além disso”.

- Publiquei em 04/07/2015: ““FECHADURA”, UM PROGRAMA COM O OLHO BEM ABERTO NESSE BURACO E EM TODOS OS OUTROS – REVIVENDO O “ABERTURA” DA TV TUPI EM ALGO COM A CARA BAURUENSE - Ontem ao assistir um vídeo do relançamento do “Sem Frescura”, mais um programa do horário da meia noite do Canal Brasil (um dos que ainda consigo assistir, pelo menos nesse horário), apresentação do intrépido Paulo Cesar Pereio, bateu bruta saudade de um outro programa, esse sendo apresentado entre 1979 e 1980, quando muitos por aqui nem haviam nascido, o ‘ABERTURA’, comandado pelo jornalista Fernando Barbosa Lima (saudade dele e de suas crias, belos programas) na extinta TV Tupi. (...) O programa era isso, cada um com uma ideia na cabeça, microfone na mão e a liberdade de produzir o que quisesse no seu tempo pré-determinado dentro da grade de horário. Maravilhas foram feitas. (...) Por que não reviver algo assim aqui em Bauru, anos neoliberais, século novo, mentalidade velha, gente de antanho com os pés atolados nessa contradição matreira, os que ainda acreditam que um outro mundo diferente desse vivenciado é possível? Se o de lá atrás se chamava ABERTURA, o daqui, numa sacada de revival às avessas poderia se chamar FECHADURA, ou seja, um timaço de bauruense versando isso tudo aí fora pelo buraco da tal fechadura e tentando entender essa transformação toda, rebuliço mais do que constrangedor. (...) WANDER FLORÊNCIO tem a voz da perfeita periferia nas veias, no andar e no traquejo. Escreve bem e saca tudo à sua volta, podendo por para fora um verdadeiro e original interlocutor do lado de lá para o de cá”.

- Publiquei em 08.03.2017: “SAIBA MAIS DE QUEM FOI TAXADO DE “VAGABUNDO” POR VEREADOR BAURUENSE - O QUE PODE VIR PELA FRENTE... - Deu na seção Entrelinhas do Jornal da Cidade em duas Notas: “Esquentou - Os manifestantes alegam que o vereador coronel Benedito Meira (PSB) teria os ofendido chamando de "vagabundos", o que exaltou de vez o clima na reta final da sessão, quando o projeto foi para votação. Nomeado relator na Comissão de Justiça, Meira chegou a ser vaiado. Bussola suspendeu a sessão e, na retomada dos trabalhos, a reunião foi encerrada. Resposta - Meira frisa que não ofendeu nenhum dos presentes na sessão. "O que eu disse é que eu não tenho medo de vagabundo. E eu não tenho mesmo. Fui eleito legitimamente pelo povo, e vou exercer meu mandato em defesa do povo, não vou aceitar a pressão de grupos minoritários que sequer representam os interesses da coletividade", disse ao JC.”. Perguntei para o Wander dos motivos da ofensa. Ele me responde: “Pra começo de conversa eu tava tomando café. E apenas perguntei a ele sobre como se daria essa atuação da PM nos casos de festas clandestinas. Sou estudante do ensino técnico, na ETEC Rodrigues de Abreu, moro com minha mãe e um bebezinho que a gente cuida. Então na visão dele todos são vagabundos, só pode. Moro no Residencial Monte Verde I ,do Minha Casa, Minha Vida”. Wander é essa doce pessoa, circulando pela cidade toda, na maioria das vezes a pé ou, no máximo de ônibus circular. Procura participar da imensa maioria das atividades políticas e culturais na cidade. Toma conhecimento de algo, lá se dirige e não se contenta e ouvir, quer participar, fala, pede a palavra, sugere e emite sua opinião. Um cidadão a merecer respeito. (...) Ou seja, de vagabundo para vadio é um pulo. Punição nos costados dos sem emprego. Tem quem diga, afirme, apregoe, reproduza ser essa boa solução para amainar a saga popular por querer saber de tudo e fazer perguntas indigestas. Tenho dito. HPA”.

- Publiquei em 16/06/2020: “MEUS DILETOS AMIGOS E COMO TOCAM SUAS VIDAS EM TEMPO DE PANDEMIA - Hoje meus considerados falam por mim e as ilustrações são as que o desgoverno quer processar seus autores, por dizerem a verdade, tão somente a verdade, publicadas todas na Folha de SP, de ora morde, ora assopra, ora consola. Aqui eu MORDO sempre, ininterruptamente. Vamos à coletânea do dia: (...)“Oi, amigos e amigas, Por gentileza, eu agradeço a intenção positiva, mas pelo bem da minha sanidade mental não tentem me convencer de nada, enviando mensagens inbox, nem postando em minha linha do tempo sobre corrupção de prefeitos e governadores, picos de Covid, mortes, isolamento social, teorias de conspiração, vídeos de hospitais com alas vazias, vídeos de acusações de enfermeiros e pessoas quaisquer, vendidas, falando em complô, em interesse por mortes, em ganhos, etc... Já me cansei de tudo isso e tô quase perdendo as esperanças de cura! Meu coração não quer se entristecer novamente!”, Wander Florêncio”.

No último ato contra o racismo na Esquina da Resistência, um vídeo com sua participação: https://www.facebook.com/.../pcb.../4124868530873343/

Por fim, ontem, quando o anunciei como o entrevistado da semana do Lado B, ele compartilhou o vídeo e escreveu chamando os seus: “Não vai ser nenhum figurão da política ou do empresariado local, estadual e nacional, nenhum jogador de futebol com sei lá eu quantas Copas do Mundo vencidas, nenhum galã de televisão, nenhum cantor de sucesso com mais de sei eu lá quantas cópias vendidas e as músicas bombando nas plataformas digitais, e muito menos nenhum vencedor de reality show que vai estar sendo entrevistado, mas sim alguém como eu e você! Portanto preparem o capacete que amanhã às 18:00 lá vem pedrada, gente!”.

Eis o link da entrevista AO VIVO com WANDER FLORENCIO: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/4110822145614430

COMENTÁRIO FINAL: O que dizer de um papo mais franco, direto e reto com o original Wander? Ele é autêntico e se mostra como de fato se apresenta em tudo o mais, sincero, franco, inteligente e com posicionamentos firmes, contundentes. Só mesmo assistindo e tirando suas próprias conclusões. Alguém dessas plagas que, se ainda não conhecia, não sabe o que está perdendo. Creio poderia ter explorado mais suas opiniões e posicionamentos em outros temas e questões, mas no geral a conversa fluiu bem e conseguimos passar o recado.

Nenhum comentário: