sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

DICAS (203)


A HISTÓRIA AINDA MUITO MAL CONTADA, MAS JÁ QUASE ESQUECIDA, A DO ATO RACISTA CONTRA A PREFEITA NEGRA RECÉM ELEITA
Quando da eleição de Suéllen Rosim em Bauru muitas histórias ocorreram e ainda estão sendo contadas, destrinchadas e a mais inusitada foi a do ato racista, ocorrido pela manifestação isolada de um negro, 37 anos, evangélico, através das redes sociais, página de uma rádio local, justamente uma que se apresentava contrária a ela e com citação do nome do jornalista apresentador. Foi algo muito estranho e ainda não de todo elucidado. O rapaz foi identificado, ouvido, deu entrevista para o Pedro Valentim, mas ainda não conseguiu explicar, nem convencer dos reais motivos que o fizeram produzir a peça de cunho racista.

Li tudo o que me caiu às mãos sobre o tema e muita coisa não bate. A polícia investigativa foi rápida, descobriu o sujeito em tempo record e deve estar dando continuidade nas investigações, pois nada se encerra aí. Em primeiro lugar, o que vai acontecer com quem produz uma "brincadeirinha" desse tipo? Vai ficar tudo por isso mesmo, com as desculpas esfarrapadas do autor? Não creio. É que as coisas se sucedem tão rapidamente e na virada de página aquilo que era manchete ontem, deixa de ser hoje, pois já foi suplantada por algo a atrair novos interesses. A imprensa é movida por isso, mas como creio ter "gato nessa tuba" - mera intuição -, ainda me atenho ao assunto já caído no esquecimento de muitos.

Foi realmente muito interessante o fato do cara ter uma motivação isolada e por ser negro, produzir a peça racista com o interesse de atrair os "verdadeiros" (sic) racistas. E por que escolheu a página da rádio? O que ouvia ali que tanto o motivou a escrever justamente ali? Não teria sido insuflado pelo que ouviu a assim proceder? Não se sabe, mas deve ser uma boa linha de condução da investigação. Uma boa pergunta, que ainda não vi sendo feita a ele é se ouvia regularmente a rádio, se concorda com a linha ali adotada, a postura deles e se ao escolher postar ali foi motivado somente pela imediata visibilidade ou sofreu influência pelo que ouvia? De sua resposta, sairiam outras perguntas. Enfim, ele precisa e muito se explicar.

Tenho lido muito por estes dias textos jornalísticos versando sobre a influência do que as pessoas ouvem em programas ao estilo "pinga sangue" e depois saem por aí fazendo loucuras, aprontando e reproduzindo o ódio plantado por estes. Muito preocupante. Não dá para fazer alusão com o caso bauruense, mas algo o moveu e isso ainda não foi esclarecido. Como nada mais tenho visto sobre o assunto, resolvo reavivar as brasas ainda não apagadas e tentar retomar o assunto, pois dele saberemos de fato como se deu o tal ato racista divulgado a nível nacional contra a prefeita eleita.

Depois teve algo mais, o Conselho da Comunidade Negra convocou ato contra o racismo na Esquina da Resistência, sábado passado, reúne muita gente para discutir o tema, convidam Suéllen e ela voltando de viagem, dizem até viria, mas um seu emissário ali presente, ao ouvir um dos discursos, desmarca e ela não comparece. Enfim, histórias não faltam sobre a prefeita eleita por um dos partidos fundamentalistas deste lado da extrema-direita brasileira, com Bauru agora se tornando o QG bolsonarista no interior paulista. 

Pelo visto, essa primeira história, a que deu projeção para a primeira mulher negra prefeita na história da cidade renderá causos diários, quase todos negando a luta identitária em que ela nunca esteve metida. Seu negócio sempre foi outro.

OS PROGRAMAS PINGA SANGUE ENSINARAM OS EVANGÉLICOS A ODIAR - AQUI EM BAURU UM DELES DEPOIS DE SER INSUFLADO, POSTOU COMENTÁRIO RACISTA NAS REDES SOCIAIS
Tudo nasce desse ódio sendo plantado pelo falatório indiscriminado e fermentando a cabeça de incautos, daí para estes fazerem burradas é um pulo. Isso merece uma tese, um estudo mais aprofundado, mas algo tem que ser ressaltado e já desponta como um dos fatores deste ódio ter crescido e estar espalhado. Tomou forma com o que é dito, a forma como é feito esse discurso provocativo, eivado de mentiras, falácias, todas direcionadas a induzir os que estão entendendo pouco do que verdadeiramente se passa e a partir daí, estes se acham no direito de seguir à risca o que ouviu. A coisa é martelada diariamente, de forma ininterrupta e de tanto ouvir aquilo, o sujeito balança, passa a acreditar e para repetir aquilo tudo como verdade estabelecida é um pulo. O ódio passado adiante encontrando repercussão, tem prosseguimento e reverbera. O texto do The Intercept demonstra isso muito bem e daí, fazer uma alusão não só com o que acontece com os grandões da mídia, mas aqui também na aldeia bauruense, quando algo muito próximo disso pode estar acontecendo e se multiplicando. Eis o link da matéria do Intercept Brasil, Como Datena e os programas Pinga-sange ensinaram os evangélicos fundamentalistas a odiar: https://theintercept.com/2020/08/28/programas-pinga-sangue-evangelicos-fundamentalistas-crentes/?fbclid=IwAR2QPfKOceNUh9KIg8gQbtEjw1lJDTDtBDRSmMIZCGaf-m9BH6yiIR1uIQ0 

PERGUNTAS SEM RESPOSTAS OU COM ELAS MAIS DO QUE ESCANCARADAS
Joseph Safra morreu, dizem ser até então o homem mais rico do país e ter sido em vida um ser benemérito, espírito para ajudar o próximo. Sei não. Olho á sua volta e vejo sinais ao contrário. A riqueza demais da conta é de uma falta de utilidade sem fim. Enfim, por que uma só pessoa precisa ter uma residência como a da foto? Qual a necessidade disto? Qual o sentido de felicidade numa vida assim, a usura em primeiro lugar, retendo tudo para si, enquanto poderia ter feito algo realmente coletivo, solidário e pensando no próximo. Uma foto como essa me faz constatar, ter a mais absoluta certeza da inutilidade dos fins do regime capitalista. Tudo o que se faz em excesso é ruim demais, a pessoa não só se torna doente, obsessiva, como perniciosa para os demais à sua volta. Safra devia ser um mero escravo de tudo o que possuía, nada mais que isso. Eis o link da revista Fórum, Veja detalhes da casa de Joseph Safra em terreno com quase o dobro do Museu do Ipiranga: https://revistaforum.com.br/brasil/veja-detalhes-da-casa-de-joseph-safra-em-terreno-com-quase-o-dobro-do-museu-do-ipiranga/?fbclid=IwAR1BJB_9zOHolrb0qKKcaz95sjPm2d2xnXIk2zeENLF_NkgqZ7TYLoHISw0


ESSE MENINO VEM AQUI E ATÉ FALA MAL DE BOLSONARO PELOS CANTOS, MAS NA HORA DE VOTAR NÃO ERRA UMA, TODAS A FAVOR DO QUE DE PIOR TEMOS
Dep. Rodrigo Agostinho (PSB-SP) vota em alinhamento com a base bolsonarista ... Em uma sessão movimentada na Câmara dos Deputados, finalizada na madrugada desta sexta-feira (11), os deputados votaram a regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que agora segue para o Senado Federal. Durante a votação de destaques, foi aprovada uma emenda que permite repasses do Fundeb para escolas mantidas por igrejas e entidades filantrópicas, por 311 votos favoráveis, 131 contrários e uma abstenção. A medida, de interesse do governo, sinaliza para a sua base religiosa no Congresso e foi incluída no texto-base do Fundeb através dos destaques apresentados pela deputada Soraya Santos (PL-RJ) da base governista no parlamento. A oposição, incluindo o relator do texto, Felipe Rigoni (PSB-ES), se posicionou contra a inclusão de destaques.

Segundo o site Congresso em Foco, no resultado final da votação, o Dep. Rodrigo Agostinho (PSB-SP) votou: SIM. Ou seja, favoravelmente à inclusão de igrejas como eventuais beneficiários dos recursos do Fundeb, como pretende a base bolsonarista.
Eis o link matando a cobra e mostrando o pau: 

Nenhum comentário: