domingo, 6 de dezembro de 2020

CENA BAURUENSE (209)


BAURU PELA LENTE E INTERPRETAÇÃO DESTE MAFUENTO, DIANTE DE CIDADE EM PLENA TRANSFORMAÇÃO E MUTAÇÃO
01. Publicado em 06/12/2020: "Da série "Bauru que continua de portas arriadas", um dos lugares de vida não tão longa, mas pelo que já conseguiu proporcionar ao centro velho da cidade, um bar funcionando aos moldes da velha boêmia, com música ao vivo e atendimento personalizado desde o lado de dentro do balcão até para quem ali permanece consumindo na calçada, o Frade, na rua Bandeirantes, dos Pimpões, pai e filho, decidiram, por se tratarem de grupo de risco, manter as portas ainda fechadas e tudo por ali permanece com aquele ar de tristeza peculiar a todo lugar que, antes respirava alegria e hoje, se mantém de olhos fechados".
02. Publicado em 05/12/2020: "Hoje pela manhã, Calçadão da Batista, esquina com Virgílio Malta, estudantes da USP promovem ato nas ruas, com faixas e distribuição de folhetos, "O HC não pode morrer", proporcionando enorme alegria, pois além da justa manifestação, o retorno dos estudantes uspianos nas ruas, quiçá lutas, enchendo de esperança os que sempre estiveram mobilizados na cidade "sem limites".
03. Publicado em 04/12/2020: "Da série, o povo se vira como pode, morador dos altos do Jardim Bela Vista, rua Alto Juruá, expõe tudo o que tenta revender no quintal e calçada, ocupando todos os espaços para, chamando a atenção, tentar obter renda diária para seu sustento".
04. Publicado em 03/12/2020: "Região do parque Vitória Régia, rua Antonio Garcia 10-15, estado atual da residência durante a vida inteira do arquiteto Jurandyr Bueno Filho, de onde saia a ideia para projetos mirabolantes, muitos deles bem vivos na memória bauruense e casa de intensas movimentações, que iam de Xuxa a Paulo Autran, de Marília Pera a Paulo Maluf, enfim, ótimo anfitrião, sempre atuando ladeado com as "forças vivas", que lhe davam sustentação para tocar adiante tudo o que lhe vinha à cabeça".
05. Publicado em 02/12/2020: "Este sobrado, hoje abandonado e em ruínas, na rua Cel José Figueiredo, colado na praça do Líbano, esquina das avenidas Nações Unidas e Rodrigues Alves, foi famoso restaurante típico italiano e palco de intensas atividades culturais na cidade décadas atrás, varando madrugada adentro, dias e noites com histórias inenarráveis ainda sendo contadas e muito relembradas por essas plagas".
06. Publicado em 29/11/2020: "Hoje, domingo, 11h da manhã, restaurante Bom Prato fechado e quem necessita de se alimentar faz fila defronte algo que será distribuído como almoço pela igreja católica localizada na praça Rui Barbosa. Essa talvez seja a maior preocupação que os dois candidatos na disputa hoje para chegar à Prefeitura Municipal devam ter e já irem pensando no que fazer daqui por diante, pois o número de gente necessitando de auxílio, inclusive para se alimentar diariamente, tem aumentado e muito nos últimos tempos".
07. Publicado em 24/11/2020: "No alto do jardim Bela Vista, cruzamento das ruas Alto Juruá com João Tavares Labão, uma amostra do que se repete por todos os lugares, bairros e endereços desta cidade, portas cerradas, lacradas e cheias de anúncios de "Alugo" ou "Vendo", porém um algo a mais, sinais de assim permanecerem por longo período, ali fixados e já desgastados pelo tempo, sem nenhum sinal de mudança à vista, ou seja, segue o padecimento".
08. Publicado em 23/11/2020: "Para tristeza de alguns poucos fiéis clientes está definitivamente fechado o último cinema de rua de Bauru, o Atenas pornô, que depois do fechamento do Cine Vila Rica, se instalou com este nome na rua Araújo Leite e com o advento da pandemia, não resistiu e feneceu até findar por definitivo suas atividades. A foto é da semana passada e nesta, já sem o famoso letreiro, que por quase uma década resistiu bravamente as investidas do cinema doméstico e caseiro".
09. Publicado em 21/11/2020: "Na esquina da rua que sai defronte o Centrinho e cruza com a avenida Otávio Pinheiro Brizola, bem no canto de pracinha, ou cotoco de rua, debaixo de um imenso pinheiro, por ali um casal todo paramentado e uniformizado de branco, servindo garapa e afins, variações de uma bebida com limão e gelo, tudo para aplacar o calor e amainar a ação da suarenta aproximação do verão".
10. Publicado em 19/11/2020: "Barracão semi-abandonado na rua Comendador Leite, jardim Bela Vista, serviu por muitos anos como depósito/almoxarife da Prefeitura Municipal e hoje, mesmo com situação deplorável continua sendo utilizado como base de apoio para Secretaria Municipal de Obras, sendo uma das tantas antigas edificações com infinitas histórias ali transcorridas".
11. Publicado em 16/11/2020: "Um terreno baldio nos altos das Nações, murado de um dos lados, ocultando o que se passa por detrás e num canto, entrada viabilizando algo como um drive-in ao ar livre, funcionando a todo vapor, até o momento em que, após persistentes reclamações, um monte de terra impedindo o acesso e negando livre acesso para os que gostam de fazer sexo sem nada pagar".

Nenhum comentário: