sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

COMENDO PELAS BEIRADAS (96)


APROFUNDANDO O DEBATE SUÉLLEN - MULHER, NEGRA E REACIONÁRIA
O vídeo postado hoje pelo professor Ghiraldelli é provocador, ousado e toca em temas que muitos não ousam escutar, quanto mais discutir aqui na cidade de Bauru, ainda mais depois da eleição de Suéllen Rosim - Patriota para prefeita. O vídeo tem por título "Identitarismo continua dando errado!" e quase sem tocar na questão do racismo - o faz para o racismo estrutural e diz para nos afastarmos de termos redutores -, diz entre outras coisas que "o negro é por si só oprimido e quando se apresenta com discurso de direita ou pior, reacionário, tem muita coisa de errado. Você não pode ter uma cultura afro, portanto de resistência e de direita". Num outro trecho diz: "Não vai fazer nada pela cultura afro, muito menos pela questão da mulher. (...) Vai fazer o que? Privilegiar essas igrejas caça níqueis. É isso". São pouco mais de dezesseis minutos e ali, algo do quanto Bauru perde com a eleição não de uma mulher negra, mas de uma mulher reacionária. Encerra o vídeo denominando claramente Bauru como conservadora - no que acerta em cheio - e ironicamente conclama seus ouvintes com: "Vai morar lá pra aguentar agora!". Ghiraldello analisa a questão da eleição de uma pessoa com as características aqui citadas e pelo que tiro de conclusão não tomou conhecimento do ato de racismo e mesmo a tal da ameaça de morte, algo mais nessa intrincada história, que ainda dará muito pano pra manga, ou seja, muita água ainda passará por debaixo dessa ponte antes que Bauru venha a tomar conhecimento da verdade dos fatos.
Eis o link para assistir a polêmica fala do professor:
https://www.youtube.com/watch?v=ChUOPF1_J10&feature=youtu.be

TUDO EM SEGREDO DE JUSTIÇA
Uma acusação grave de racismo para com a eleita prefeita, acrescida de outra, onde por e-mail, afirmam querer sua morte. Dois fatos graves e num momento crucial, entrave da chegada de novo desGoverno para a cidade dita e vista como "Sem Limites" - eis dos reais motivos da denominação da alcunha. O acusado de racismo é identificado, ouvido pela Justiça, liberado e seu nome não é divulgado. Divulgam algo, em drops, aos poucos, para ir fomentando discussões e interpretações variadas. Do que se sabe é negro, 37 anos e no depoimento diz ter feito uma brincadeira (sic), com intuito de atrair os verdadeiros fascistas. E agora? O movimento negro está em polvorosa, todo em defesa dos seus ideais de luta e muito revoltado, com isso de um negro ser divulgado como o racista, sem que nada mais se saiba dele, além do até então ventilado. Interpretações pululam pela cidade e nas rodas de conversa se fala de tudo e mais um pouco. Tem para todos os gostos e interpretações. Das mais fantasiosas até algumas bem verossímeis. O fato é que, o Movimento Negro e muitos personagens dos mais dignos desta terra varonil, capital do centro-oeste paulista embarcaram na defesa, não dela, mas contrários ao ato racista e agora, pelo menos enquanto não tomarem conhecimento do algo ainda a ser revelado, como agirão daqui por diante. Apreensão e comedimento nos posicionamentos, pois surpresas não são descartadas. De algo tenho certeza, muita água passará por debaixo dessa ponte. Puxar esse novelo e desvendar o ainda embutido se faz necessário para que desponte a verdade factual dos fatos. Bauru não merecia esse cenário de fim de feira, mas foi o que decidiu seus eleitores. Teremos, pelo visto, muito mais pela frente, quatro anos de intensa bazófia. Previsão de um final de ano dos mais conturbados aqui na terrinha do sanduíche.

BAURU, TERRIVELMENTE BOLSONARISTA E EVANGÉLICA – “VALLE” TUDO
Isto não é ironia, nem previsão, mas a realidade dos fatos. Suéllen Rosim ganhou o pleito mesmo sem apresentar nada de concreto, pois quando o povão decide algo, assim se dá. Decidiram que o outro candidato representava segmento não confiável, como de fato procede, descarregando desta forma seus votos na menina bonita, ex-jornalista da TV local. Por detrás do rostinho bonito, um dos partidos políticos mais conservadores do país, o Patriota, terrivelmente conservadores, diria mesmo, reacionários e bolsonaristas, representando segmento evangélico neopentecostal. Neste momento está a divulgar quem seriam os membros de sua equipe de técnicos (sic) a conduzir inicialmente a transição e a partir de janeiro o governo municipal. Um nome desponta como o da mais elevada estima da prefeita, Luiz Carlos da Costa Valle, ex-vereador e pastor evangélico, tendo sido candidato à prefeito e com a campanha mais decriptosa dentre todas, assumindo-se não só conservador, como bolsonarista. Perdeu feio, mas como existem afinidades religiosas com a prefeita, deve ser o seu homem forte daqui por diante.

Tenho inenarráveis lembranças dele enquanto presidente da Câmara dos Vereadores, tempos quando se apregoa, era mais razoável e sensível. Hoje, com o passar dos anos, piorando a olhos vistos. Certa feita, creio que no Governo Izzo, uma manifestação estava ocorrendo defronte a Câmara, pronta para ocupar a galeria. Valle fecha as portas da Casa de Leis, deixa o povo do lado de fora e lá dentro, diz que sua religião é mais forte que tudo, inclusive a dos que protestavam do lado de fora. Venceu desta forma, lacrando as portas. Hoje, dizem os mais próximos, faria pior. Sendo ele o interlocutor, o homem do meio de campo entre o novo Governo e os vereadores, a cidade num todo, previsão de trovoadas e tempestades à vista. Na campanha fez papel ridículo, se mostrando do lado dos ideias bolsonaristas mais pérfidos e desvairados, como a defesa “da família, bons costumes, propriedade, sectarismo religioso e político”, ou seja, joga pras arquibancadas. Estejamos preparados, pois se este será o homem forte, o que vai fazer o “sambarilove” com a cidade, prevejo não a máscara no rosto como prevenção contra a pandemia e de uso recomendável, mas a BURCA como instrumento necessário e obrigatório para qualquer aproximação com os novos mandatários municipais. Valle perdeu o pleito, mas foi agraciado com algo que ninguém poderá esconder daqui por diante, a cara da nova administração será pavorosa. Toc toc toc...

O PRATICANTE DA IRRESPONSABILIDADE RACISTA CONTRA A PREFEITA SE JUSTIFICA, SE MOSTRA BEM ARTICULADO, REAFIRMA TER FEITO TUDO SÓZINHO, PREJUDICA A LUTA DO MOVIMENTO NEGRO, CLONA PÁGINA DE OUTRA PESSOA, USA NOMES INDEVIDAMENTE E PELO VISTO, NÃO TEM EXATA NOÇÃO DO ESTRAGO FEITO
Parabéns para Pedro Valentim pelo furo, porém, o sujeito, ainda sem ter seu nome revelado, não diz direito a que veio. Suas justificativas, ao invés de contribuir para o movimento, prejudica e muito a luta, pois cumpre um lamentável papel. Pelo entendimento que tive, algo de muito estranho permanece no ar. Terá sim, que dar muito mais explicações pela "cagada" produzida.
 
Bauru não merecia uma história como essa, justamente nesse triste momento de transição, quando a cidade consegue eleger uma cidadã negra, porém sem nenhum tipo de militância ou participação em algum tipo de reivindicação de classe em prol do negro e num partido da extrema-direita brasileira, o Patriotas. Neste momento, todo o movimento negro e os conscientes da luta de classes, saem em sua defesa de forma acertada, porém muito foi visto de confusão por estes dias, uma vez que a prefeita enquanto ação política já conhecida não é merecedora de elogios, mas pelo fato do ocorrido, todos que a defenderam, não o fizeram pelo seu envolvimento e posicionamento político, bem lamentável, mas pelo fato de um negro ter sido atingido indevidamente, o que é lamentável, num país que se diz não racista, mas os exemplos contrários pululam pela aí.

Não sei se os fatos estão totalmente esclarecidos, mas pelo menos a versão contada está registrada e após isso tudo, continuo criticando a prefeita por fazer parte de um grupo político extremamente conservador, fundamentalista religioso neopentecostal merecedor de todo acompanhamento neste início de atividades, com o intuito de tentar impedir que, retrocessos ocorram e denigram ainda mais Bauru. Inegável o retrocesso ocorrido com sua eleição, louvável a grita geral contra o racismo e reafirmo, muito estranho o ocorrido.
QUANDO ME PERGUNTAM QUEM É O MAIS PÉRFIDO, O QUE MELHOR REPRESENTA ESSE MOMENTO DE DECRIPITUDE VIVIDO PELO BRASIL, NÃO TENHO DÚVIDAS: SERGIO MORO.
"A capa da edição de Carta Capital desta semana lembra a cena final da novela "Vale Tudo", em 1988. Reginaldo Faria fugia do Brasil e ao decolar em um jatinho mandou ao país uma "banana". Sérgio Moro, depois de exterminar a economia e ajudar eleger Jair Messias, torna-se sócio de uma consultoria norte-americana. Sua função será gerir as empresas as quais provocou a quebra, a quase falência. A piscada de olho que substitui a "banana" é o deboche, o escárnio tupiniquim, a plenipotência no país do jeitinho. De fato, em Pindorama, de miliciano a doutor, agora vale tudo", jornalista René Ruschel, Carta Capital, direto de Curitiba PR. 

Nenhum comentário: