quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

CARTAS (236)


CARO NILSON GHIRARDELLO*
* Carta de minha lavra e responsabilidade, publicada hoje na edição do JC - Jornal da Cidade, Bauru SP. Pasmem, bem ao lado de artigo do indefectível Reinaldo Cafeo. Produzi o texto, pois com a proximidade do Nilson com a prefeita, talvez um dos únicos com possibilidade dela dar ouvidos sobre tema tão candente:

"Estimado Professor. Continuo tendo por ti imensa estima e consideração. Tive o prazer da convivência contigo antes do período de atuação juntos no CODEPAC.

Foi quando permaneceu atuando no interior do Museu Ferroviário, pesquisando e complementando seu brilhante trabalho acadêmico.

Li tudo o que publicou.

Alguém como poucos a entender essa Bauru de antanho. Seus escritos sobre a influência férrea em nossas cidades muito me incentivou a continuar pesquisando o tema e hoje te confesso, foi o que me fez se apaixonar decididamente pelo desmedido amor por tudo o que representou a importância desse entroncamento férreo para Bauru.

Hoje te vejo comandando a Seplan e tomo a liberdade de produzir carta pública, pois o momento assim exige, delicado e único.

Diante das últimas declarações da prefeita Suéllen Rosim, com intenções mais do que alardeadas de colocar à venda o símbolo máximo do que representou o progresso desta aldeia, a Estação da NOB, só vejo a ti como possível para aconselhá-la ao contrário.
A proximidade com ela, entendendo toda sua importância dentro da atual administração, neste momento de grande risco pelo qual o país atravessa, tenho a certeza que ela o ouvirá. Não peço para que lhe passe seus escritos, pois sei ela não possui esse hábito, mas te ouvir, sei o fará.

Por favor, demonstre a ela a irracionalidade dessa venda e fale da importância da defesa do Patrimônio Histórico e Cultural para qualquer cidade. Temos o privilégio de possuir resquícios deste histórico e importante passado e ela, chegando agora aqui, talvez não consiga vislumbrar que nem tudo na vida se faz de forma atabalhoada.

As consequências disto, você bem sabe, serão catastróficas para o futuro do que ainda nos resta. Eu, pelo que te conheço, sei que não se furtará em tentar ao menos propor a abertura de um diálogo. Se ela, ao menos, tivesse lido algo do que já escreveu a respeito, ou mesmo conversado contigo a respeito, não teria tomado a atitude intempestiva anunciada como boa nova deste Ano Novo.

Sei que posso contar contigo e desde já agradeço muito a atenção dispensada.
Com este texto público, ela também poderá dele tomar conhecimento e como sabes, tudo nesta vida é construído de tentativas. De seu ex-colega de Codepac,
Henrique Perazzi de Aquino – jornalista e professor de História (www.mafuadohpa.blogspot.com).

O CAOS EM BAURU É TOTAL E A PREFEITA AINDA QUER VENDER A ESTAÇÃO DA NOB - O VICE OBSERVA TUDO À DISTÂNCIA, DE CONFORTÁVEL CAMAROTE
Que pena! Interrompemos a viagem da alcaide. Tanto faz se para o Rio de Janeiro ou alguma cidade européia. O fato é que, ela teve que retornar antes do previsto e diante de tanta catástrofe, recomeçar o trabalho. Dizem mesmo que ela começou sua turnê antes do Natal. O fato é ter escapulido de fininho, sem avisar ou fazer alarde. Avisou alguns apaniguados, com recomendação para ir tocando o barco. Não deu certo. A Saúde está pela hora da morte e até as OSs que recém assumiram o controle das UPAs já estão pedindo o boné. Batata quente para a secretária "terrivelmente evangélica" que assumiu o lugar do vice-prefeito, esse efetivamente de férias. Dizem mesmo que, ele está flanando e aguardando de camarote que algo aconteça à prefeita, para poder assumir seu cargo, com apoio de parte significativa da mídia massiva. Faz sentido.

Na somatória de problemas, ela soltou um petardo na última entrevista do ano, dada para o podcast do Jornal da Cidade, quando disse textualmente da vontade de negociar a Estação da NOB. Trata-se de um algo mais do que insensibilidade. Isso está quesitos acima de um ato falho. Para ela, tanto faz vender ou repassar para a iniciativa privada reformar e depois administrar, lucrando com o local, sem causar ônus aos cofres, como já acontece com o Recinto da Expo. Ainda bem a grita está sendo geral e ela deve estar sendo pressionada para explicações mais convincentes. Ontem no mesmo JC, a vereadora petista Estela Almagro, em entrevista sobe o tom e acusa a prefeita de inventar esse tal de Núcleo de Estudos que a orienta para cometer as barbaridades. Seria tudo invencionice de sua cabeça e o Núcleo são alguns próximos, todos "terrivelmente fundamentalistas", como ela?
O fato é que, hoje, quinto dia últil do ano, a incomPrefeita deve estar preocupada, pois se antes eram poucos os que pediam providências contra sua pessoa, hoje os que a defendiam até dias atrás já estão a atacando com todas as armas. Não que ela não mereça, mas se isso ocorre, olhemos para o vice-prefeito, todo pimpão, observando tudo neste momento de um confortável camarote o que virá pela frente. Tenho bem viva na memória quando no final do ano, o radialista Pittolli com sua indefectível metralhadora lhe afagava o ego, rasgados elogios e lhe perguntava assim como não quer nada: "Por que o sr não se candidatou a prefeito e não a vice?". Sua singela resposta: "Porque não seria eleito". Hoje ele sabe muito bem que, se tudo der certo, em breve poderá assumir o cargo. Teria sido sua saída da Secretaria da Saúde, justamente neste momento, algo premeditado? Veremos em breve com os próximos capítulos dessa apaixonante novela, cujo final deverá ser de arrepiar.

Nenhum comentário: