terça-feira, 18 de janeiro de 2022

PALANQUE - USE SEU MEGAFONE (161)


PUXAR O FIO DESSA MEADA...
Semana passada publiquei aqui algo mais do que estranho acontecendo nas comprinhas de final de ano da Secretaria de Educação, através das indicações de gastos produzidas pela atual alcaide, a incomPrefeita Suéllen Rosim. Era no quesito boneco do "corpo humano" para laboratórios de Ciências em escolas. Ela gastou R$ 3 mil a peça, quando no mercado existe o mesmo produdo por menos da metade do preço. E comprou para escolas infantis, cheches, onde estudam crianças de 3 a 5 anos. Muito estranho, mas pouco deram a devida atenção. Volto à carga, pois esse fio da meada merece ser puxado com o devido esmero e consideração.

Consultei conhecidos dentro das hostes da Prefeitura e todos (as) me disseram, por A + B, não terem entendido a compra dos bonecos, junto de outros produtos não solicitados. Isso é uma coisa, mas tem mais. Foi-me dito que em 2019 ocorreu uma compra do mesmo material, só que não para creches, mas para todo o Ensino Fundamental. Professora do setor repassa mais informações: "Não sei o motivo desta injustificada compra neste momento, mas em 2019 foi comprado laboratórios móveis para todas as escolas de ensino fundamental do município, para colaborar no processo ensino aprendizagem. Pela primeira vez na história as escolas tiveram acesso a essa ferramenta. Comprar novamente e por esse preço é injustificável. O boneco do corpo humano já fazia parte deste material. Não sei por qual motivo foi adquirido novamente e em separado", me escreveu. Localizo até um link de matéria do JC daquele período, constatando e comprovando a compra anteriormente feita: https://www.jcnet.com.br/.../716748-escolas-municipais....

Na compra de 2019 o item Corpo Humano fazia parte de vários itens, ele mais um dentro do pedido por inteiro, mas no feito pela atual administração, essa compra isolada e por um preço fora da normalidade. O fato está posto e sem desconfiar de nada, mas sempre bom investigar e verificar como são feitos os gastos públicos, creio que, a dúvida não pode permanecer pairando no ar. Li hoje comentário de Andréa Sevilha, com algo sobre procedimentos e condutas da alcaide e acho pertinente adiconá-lo ao meu texto, até para tentar produzir algo mais contundente sobre procedimentos de gastos públicos: "A desprefeita está transformando a prefeitura e a cidade em cabide de emprego para a famílicia dela. É cargo para a mãe, o pai, a irmã, o cunhado, os amigos, cachorro, gato, papagaio, etc... Se alguém investigar de verdade vai encontrar até um esquema de rachadinha, pois a prefake é fã do Bozoloíde e faz tudo o que ele faz". Faço uma ligação direta com o que escrevi e o texto da Andréa. Ficamos por aqui batendo na mesma tecla: puxando o fio dessa meada. Investigar é preciso!

MARCELO AFONSO ABANDONADO NA ESTRADA - ISSO ME REMETE AO TUCANO PAULO PRETO*
* Sabe quem adoraria escrever sobre um assunto como este? Broncolino, o Primeiro a Rir das Últimas.

Essa foto do vereador Marcelo Afonso, Patriota, até dias atrás líder da incomPrefeita Suéllen Rosim na Câmara de Vereadores é algo a merecer um textão. Ele e a prefeita são do mesmo partido, o Patriota, portanto, fundamentalistas e bolsonaristas. Ela, a alcaide, com pretensões de efetivar a família nos mais altos degraus da política, mostra os dentes e defenestra seu líder, destituindo-o de cargo dentro do partido, tudo para abrigar os seus - pai e mãe. Tem quem faça tudo na política exatamente dessa forma e jeito, não se lixando para nada mais além dos seus interesses. Isso é problema deles, que se entendiam tão bem até dias atrás. Se um não conhecia bem o outro, agora pelo visto se conhecem. Isso uma coisa, mas comento da foto.
Não sei a autoria da foto e a circunstância em que foi tirada (foi gileteada por mim de post da vereadora Estela Almagro), mas ela me remete algo e se encaixando como uma luva para ser comentada neste exato momento. No registro, o vereador Marcelo Afonso está à beira de uma estrada, sózinho e olhando pro horizonte, como de fato, na vida real. Suéllen virou as costas para seu líder na Câmara e ele pediu o boné. Sabem o que me lembra essa foto? O Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, importante figura dentro da estrutura tucana, envolvendo Alckmin, Serra e outros a época. O PSDB estava as voltas com denúncias de superfaturamento nas obras do Rodoanel e os capos do partido estavam querendo abandoná-lo, para ser devorado como boi de piranha. Ele, percebendo a trama, soltou o verbo: "Não se pode abandonar um líder ferido na beira da estrada". Foi um recado, direto e reto. Se abandonado, ele contaria tudo o que sabia. O fato é que, evidentemente, diante das circunstâncias, não foi abandonado e assim, ninguém ficou sabendo do que tinha para contar. Já no caso bauruense, o Marcelo foi abandonado e como primeira providência, pediu o boné de continuar defendendo a indefensável. Se vai contar algo mais da intempestiva relação, isso já é outra coisa. A foto me remete a Paulo Preto.

necessárias amenidades
SEU LUIZ É DO TIME DOS GATOS, OS QUE SABEM ANDAR EM CIMA DOS TELHADOS (INCLUSIVE MOLHADOS) SEM QUEBRAR NADA
Seu Luiz esteve aqui em casa dias atrás e tentou me ensinar um monte de coisas. Não aprendi quase nada, mas ouvi atentamente. Creio já não ter cachola bem ajustada para aprendizados, depois dos 60 e com a cabeça a mil, pensando em várias coisas ao mesmo tempo. Tinha algo urgente para ele resolver e o danado chegou, deu o seu jeito e todo pimpão, me mostrou que o mundo é assim mesmo: ninguém sabe tudo, tem uns que sabem umas coisas e outros sabem outra. Todos mais do que importantes no frigir dos ovos. Disse ao seu Luiz que, a água entrava feia por cima, ou seja por um telhado mal ajambrado e diante do aguaceiro quase constante, o telhado estava em petição de miséria. Disse ter medo dele afundar com tudo o mais para baixo e causar estragos ainda maiores do que já os tinha. Ele não se fez de rogado, mediu tudo, assuntou, provou, cheirou, tirou algumas telhas, espiou por dentro e subiu no telhado como um gato, conseguindo ao final da empreitada algo pelo qual fiquei pasmo. Ele fez tudo e não me quebrou nenhuma telha. Sorria lá de cima e riamos da situação, eu observando de longe, pronto para acionar o atendimento de urgência, mas como me afirmou, nada disso se fez necessário. Além de todo o serviço efetuado, tudo dentro do combinado, o danado é bom de conversa e o tempo que passou lá pelos lados do Mafuá trouxeram mais alegria ao lugar. Gosto de gente assim, simples de tudo, mas sabichões até não mais poder. Chega mansinho, sem alarde, não propaga nada, mas executa e o faz com absoluta maestria. Um soberano no que faz. Hoje, lá pelos lados do Mafuá, o problema da água que entrava por cima está parcialmente resolvido e tudo graças ao seu Luiz. Só não foi resolvido de forma total e absoluta, pois telhado com mais de 50 anos, não adianta muito remendar e sim, trocar. Como não poderei fazê-lo no momento, seu serviço me saiu mais que perfeito. Já das águas que chegam por baixo, rente ao chão, advindas das chuvas, enxurradas e enchentes, isso ele nada pode fazer no momento, mas me deu boas ideias, tentativa de amenizar o problema. Hoje, passados quase uam semana de sua vinda aqui, soube que o danado está de cama. Não está com a covid, mas acometido, como a maioria dos que conheço, com essa gripe forte, derrubando todos. Pois é, seu Luiz não cai do telhado de jeito nenhum, mas no momento está no estaleiro, se resguardando, tomando seus xaropes e fazendo compressas, no esmero do lar para voltar a faxzer o que gosta, subir em telhados e de lá, lançar aquele olhar de sapiência sobre os do lado de baixo. Esse senhor é daqueles que valem muito a pena a gente dar um breque em tudo e escrevinhar algumas linhas, postar umas fotos comprovando seu eficiente rrabalho, pois não só sabe tudo do seu ofício, como esbanja simpatia e isso conta muito quando de alguém estranho aqui nos nossos domínios. Pelas fotos a comprovação de tudo o que aqui escrevi e mais um pouco. Pessoas como ele a gente conhece e já quer fazer amizade pra uma vida toda.

Nenhum comentário: