domingo, 23 de janeiro de 2022

REGISTROS LADO B (77)


VAI ROLAR DAQUI HÁ POUCO O 77º LADO B E COM O POETA PIAUIENSE FÁBIO VIEIRA DE ALENCAR

SERVIÇO: Hoje, domingo, 23/01/2022, entre 9 e 9h15 entraremos ao vivo aqui pelo meu facebook, escancarando mais uma bela história de sangue, suor e lágrimas, resistência pura.

Em Bauru há pouco mais de um ano, saindo de sua terra, veio tentar a vida em outros ares e neste pe´riodo, entre trancos e barrancos, altos e baixos, conseguiu algo pelo qual sente o maior orgulho, já teve seu nome publicado em coletânea de poesias e agora, no final de janeiro estará lançando um livro só seu, com suas poesias. O danado se desdobra para sobreviver, assim como a maioria do povo brasileiro e mesmo com tão pouca coisa material, busca seu canto, ali junta suas coisas, uma espécie de porto seguro e de lá, agora trabalhando num restaurante num dos shoppings centers da cidade, ali tem seu ganha pão, o sustento que manterá acesa a chama da libertação, do ser e fazer. O poeta não pede muito, ele quer somente continuar tendo espaços para poder, nas horas vagas criar, flanar e conseguir colocar pra fora escritos produzidos pela sua cabça sempre fértil.

Fábio será o 77º LADO B - A IMPORTÂNCIA DOS DESIMPORTANTES e aqui comparece para uma conversa cheia de luz e sonhos. Conversaremos sobre essa nossa utopia coletiva, a onde a caminhada não se faz nunca sózinho, mas sempre acompanhado e se possível, de todos juntos. O nordestino é antes de tudo um forte, pois quando do aperto, faz de tudo e mais um pouco e parte, muitas vezes com uma mão na frente e outra atráz, mas ciente de que, vai conseguir chegar lá. Mas o que seria esse chegar lá? Ele nos contará um bocadinho desse tal de sonho que todos temos guardadinhos dentro da gente e lutamos uma vida inteira para conseguir concretizá-lo. Muitas vezes conseguimos, noutras não, algumas vezes em partes e assim prosseguimos, guiadois por algo que nos faz ir adiante. Fábio tem agora mais um filho na praça (ele já tem dois, uma bela família que faz questão de sempre reverenciar) e uma cabeça fervilhando não só de pensamentos, planos, mas de algo que não o faz tirar os pés do chão. Vida dura também é revertida com esmero, dedicação e foco. Esse cabra mais que danado é focado e assim tem muita coisa pra contar aqui pra gente neste bate papo.

Dele já escrevi aqui pelo Mafuá do HPA:

"FÁBIO VIEIRA DE ALENCAR é um poeta de Teresina PI e aqui aportou tempos atrás em busca de algo prometido, um trabalho na ferrovia. “Estou desempregado, fui desligado da empresa que estava trabalhando na sexta feira, fiquei apenas três meses, a experiência, eu estava trabalhando na manutenção da linha férrea aqui. Dos oito contratados ficaram apenas três”, filho de pedreiro e costureira, começou a escrever desde muito cedo e sua trajetória nós daqui, com sua chegada estamos ainda conhecendo aos drops, aos poucos. “Vim por convite de uma companheira de minha terra, o tal "lugar ao sol" é para os que tem berço, sobrenome e para bajuladores de políticos, raramente a competência era valorizada, fora outras coisas pessoais resolvi vir. Cheguei em janeiro e de lá para cá, já vi e percebi a diferença. Estou no grupo Expressão Poética , já fiquei classificado em um concurso de poesia e foi a primeira vez que ganhei dinheiro com poesia rsrsrs. Vou participar de uma antologia poética do grupo, onde fiz parceria com artista, desenhista daqui, poesia em forma de HQ. Já estou preparando um livro e só dei um freio por ter perdido o emprego. Tenho as poesias separadas, vai ser um livro subdividido em três - Cidade suicida (caso não saiba, Teresina é uma das cidades com o maior índice de suicídio no Brasil), cidade solidão e cidade boêmia. Já criei a capa e tudo. Tem uma poesia minha, que com umas parcerias que conheci no grupo, vai se tornar uma película, um curta, fizemos três reuniões, paramos por conta da pandemia”. Em tempo: Fábio vai ilustrar o livro do Blimer, o Cláudio dos semáforos. Ou seja, Bauru ganhou mais um poeta e precisamos conhece-lo, daí escolhi dentre tudo o que vi em sua página no facebook uma só para o pontapé inicial:

JÁ JAZ AO NASCER
Tudo já jaz ao nascer
toda fuga é fugaz
pois a morte amordaça
o ancião
o infante
e o jovem
a noite nada nota
ou se importa
a luz da lua
lambe o fraco e o forte
o nobre e o pobre
tudo já jaz ao nascer
o poeta perece
por cada palavra que escreve
inspiração
respiração
empíricas respostas
passos que o aproximam do abismo
o seol que seduz
sem ser percebido
tudo já jaz ao nascer
lícito
proibido
tudo tem o perfume perfeito
inferno e paraíso
... o cheiro do perecer, texto publicado em 28/05/2021.

Fábio chegou por aqui, viu, dheirou, assuntou e já está sendo, fazendo e acontecendo. Participou de saraus, foi convidado para abrilhantar eventos, lhe pedem opiniões, trocam ideias, ou seja, ele já se enturmou, conseguiu se infiltrar entre os que atuam na lida e luta diária, os que poetam e ralam muito, os que vivenciam poetar se esfalfando no dia a dia. Uma poesia sentida, pulsante e latejando. Alguém com uma história mais que vibrante. Vamos juntos, será logo mais entre 9 e 9h15, agorinha mesmo.

Nenhum comentário: