domingo, 16 de janeiro de 2022

REGISTRO DO LADO B (76) e BEIRA DE ESTRADA (146)


APRESENTAÇÃO DO 76º LADO B, ACONTECENDO HOJE, DOMINGO, 16/1, 19H COM O ADVOGADO ALEXANDRE MANDL, NA INTRANSIGENTE DEFESA DOS TRABALHADORES E DO MOVIMENTO SOCIAL ORGANIZADO
Eu continuo produzindo este Lado B e o faço desde o princípio exatamente com este intuito, o de apresentar histórias envolventes de pessoas, as que fazem e acontecem neste mundo. Eu só trouxe aqui gente que faz e acontece, rema contra a corrente, insiste, persiste e resistem com uma força que, não pode passar batido. Eu estou aqui, com meu jeito nem sempre límpido e reluzente, mas tentando mostrar o melhor de mim e bater papo com os interessantes desta vida. Isso me move e me conduz. E em cada semana, penso muito em quem vai ser o próximo, quem vai se juntar a tantos outros nessa galeria de batalhadores, a maioria verdadeiros revolucionários, dando murro em ponta de faca e esgrimando pela aí. Suas histórias são o que de melhor temos, até para conseguir continuar na lida. Me espelho em todos os que aqui estiveram, como este aqui hoje, uma baita pessoa humana e que vai gerar, com toda certeza uma conversa pra lá de proveitosa.

ALEXANDRE MANDL é advogado, 40 anos, residente em Campinas há mais de vinte anos, natural de Sorocaba e desde que pra lá foi estudar Direito, não mais conseguiu de lá sair. Desde jovem trilhou um caminho, o da defesa dos oprimidos pelo brutal sistema onde vivemos. Uma escolha assim, como se sabe não é algo nada fácil, pois quem o faz, fica marcado para todo o sempre. Mandl fez questão de não só fazer sua escolha, como ir fundo e dela não mais consegue - e nem quer - se afastar. Um jovem desses que, arrebatam quem estiver à sua frente já nas primieras palavras. Eu tive o prazer de ser apresentado a ele pelo querido Roque Ferreira. Ambos militavam juntos da Esquerda Marxista, ele já advogado da Assessoria Jurídica Popular. Vinha sempre a Bauru defender Roque nos tantos processos onde estava enfurnado. Foi empatia à primeira vista.

Só para terem uma ideia, esse tal de Mandl, possuidor de uma agenda das mais lotadas e requisitadas, encontra tempo, para aqui estar quando o assunto é algum trabalhador correndo risco ou causa de poderosos atentando contra os interesses da classe trabalhadora. Já o vi aqui em incontáveis situações e uma dessas, talvez a primeira tenha sido quando do caso Ajax, com trabalhadores e moradores sendo contaminados por chumbo proveniente do descaso dos empresários daquela empresa. Ele tem muitas histórias para contar e uma dessas é a da Flaskô, uma ocupação vitoriosa na região de Campinas, sendo sempre utilizada como exemplo quando se fala de luta e ocupações e fábricas falindo e abandonando seus funcionários ao deus dará. Sua vinda aqui será para nos contar algo disso tudo, nos encorajar para a continuidade da luta. É sempre muito bom ouvir formas de resistência, o que já foi feito, o que se faz, como fazer e como não se deixar vencer, continuar na lida e luta. Por tudo isso e muito mais, esse bate papo vai ser dos mais envolventes e daí, convido tudo, todas e todos, para juntos conhecer esse valoroso lutados das causas sociais.
Vamos juntos?

CHAMADA PARA O 76º LADO B, COM ALEXANDRE MANDL, UM ADVOGADO DE LUTA E NA LUTA
Este está envolvido dos pés à cabeça na resistência, fazendo parte da Assessoria Jurídica Popular, junto ao trabalhador e movimentos sociais. 40 anos de idade, desde muito jovem na lida e luta, amanhã, DOMINGO, 16/1/2022, 19h, aqui pelo meu facebook, um bate papo revelador e cativante com admirável pessoa humana, suas histórias e envolvimentos. Eis o link: 
https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/461303555385513

COMEÇA AQUI O 76º LADO B, HOJE COM O ADVOGADO E MILITANTE SOCIAL ALEXANDRE MANDL, DIRETAMENTE DE UMA TRINCHEIRA DE LUTA


MEU AMIGO RUBENS COLACINO, O ESPIRITISMO E ALGO DE COISAS DE OUTRO MUNDO
Será que posso ser considerado convicto ateu? Tento. Venho de família eminentemente católica, me afastei da religião faz tempo, mas ela não se afasta de mim. Como não admirar e não querer pregar junto de alguém como o padre Júlio Lancelotti? Minha religiosidade está junto destes, Boff, frei Beto, Casaldaliga, padre Severino, pra ficar aqui pela região. Hoje pela manhã bato de frente com o amigo, professor de longa data, militante na Apeoesp, Rubens Colacino. Nem sei porque, mas quando percebemos estávamos falando de religiosidade e daí por diante, desvirtuamos a conversa. Relato até para, juntos tentar entender melhor algo de como são tocadas certas religiões. Rubens, como é sabido até pelas pedras do reino mineral é espírita. Professa e propaga sua religião por onde ande. Sempre carrega consigo folhetos e os distribui.

Hoje falávamos das agruras deste mundo e disse a ele que, não acreditando em outra vida, pois até agora ninguém voltou para contar de fato como é o lado de lá, temos que aproveitar ao máximo essa estadia, pois não existindo outra, deixar de fazer algo é muito para minha cabeça. Ele já me contrariou e até aí tudo bem, questões de crença. O que achei um tanto pesado foi quando citou Cássia Eller, a cantora falecida anos atrás e me dizia: "Ela estava vagando, sem destino, sofrendo muito sem conseguir fazer a passagem, pois fez muita coisa errada enquanto viva e desdizendo de outras vidas, se encontrava apartada e padecendo. Até o momento em que foi abordada e se mostrou favorável a rever o que havia feito. Daí foi reencarnada numa pessoa em Minas Gerais. Fez um manifesto que postei tempos atrás, onde aceitava estar acreditando numa nova postura. Ela se salvou, pois aceitou rever seu passado".

Eu não consigo conversar normalmente sobre esses assuntos nesse nível. Pra mim não dá. Fico constrangido de ser grosseiro com o Rubão, gente querida de longa data, mas quando chega nesse ponto, travo e prefiro me afastar. Até porque disse mais. "O próprio Raul Seixas, que teve uma vida parecida, fez e aconteceu, depois de morto, conseguiu rever tudo e hoje está num outro plano, mas tranquilo, sereno, pois enxergou seus erros". Queria me contar mais de outros famosos, chegou a citar Cazuza, mas interrompi sua fala. O espiritismo seria isso? Fazer crer que, depois de morto, tenham pecado muito e possam se redimir em outras reencarnações. Não criei problemas para o Rubens, nem o constrangi, mas passo adiante esse diálogo hoje ocorrido, pois ele não se esconde, conta isso por onde ande, acredita piamente no que me diz. O máximo que consegui dizer a ele foi: "Pera lá, se a Cássia teve esse monte de problemas do lado de lá eu também vou ter, pois apronto muito e continuarei a fazê-lo, até porque acho que me resta pouco tempo de vida e não quero deixar nada para trás". Se o que prega é verdade, devo começar a me preocupar? Na verdade, ando demais preocupado com os embates pela frente este ano, principalmente na derrubada do capiroto e não com os que, supostamente, terei um dia do lado de lá.

Um comentário:

Marcos disse...

Toda religião existe para controle social.
O engraçado é ver o sujeito citar pessoas sensacionais como Raul Seixas, Cazuza, Cássia Eller, que desafiaram a sociedade, fizeram acontecer e falar em "erros". Sabemos bem, Henrique, quais são esses "erros". Estou mais é de saco cheio dos "corretos" dessa sociedade que só mantem a engrenagem da mesma funcionando e aumentando seus abismos.

Deixa eu refrescar um pouco a memória, o Chico Xavier que é tido como o "correto", um ser de "luz", apoiava os militares, ele sabia muito bem o que ocorria nos porões do DOPS e foi um entusiasta nos militares, durante um tempo teve um programa na TV naquele período onde ficava sentado num trono falando moralismos e groselhas para a classe média brasileira. Ele era abertamente contra a esquerda e criticava o comunismo. Totalmente oposto ao que foi Dom Evaristo Arns e a resistência à ditadura militar.

Chico Xavier foi o maior charlatão desse país, um embuste de santidade imposto pela imprensa a atender os interesses do poder. Conto uma dele, tem um livro antigo do Chico Xavier em que ele dizia ter sido psicografado por um ser de luz onde relatava como era a vida no planeta Marte... isso antes da primeira sonda fotografar Marte. Quando isso ocorreu e descobriu-se que não havia civilização, não havia nada em Marte, esse livro sumiu das livrarias.

Quem você acha que o Chico Xavier estaria apoiando em 2018 se vivo estivesse?? Não há a menor dúvida qual o lado ele estaria porque esse sempre foi o lado que defendeu.

Camarada Insurgente Marcos