segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

BAURU POR AÍ (198)


BOLSONARO E SUÉLLEN NA PRAIA / BRASIL E BAURU AO "DEUS DARÁ"
Na passagem do ano recebo pelas redes sociais três pedidos para que ajude de alguma forma com escrevinhações sobre a pouca vergonha em curso na cidade no quesito saúde pública. Eis uma delas:

"Henrique, bom dia.. como vai?
Vendo suas publicações sobre a saúde do município , venho trazer notícias sobre a OMESC, OS que assumiu os plantões médicos da FERSB nas UPAS Bela Vista e Ipiranga.
Já é o segundo dia que furam a escala pactuada pela diretoria da entidade.
Há um médico fazendo +48h de plantão ininterrupto.
As informações estão circulando entre os membros do Conselho Municipal de Saúde que está estarrecido com a situação e pensando ações.
A situação é crítica e hoje, segunda feira, as unidades tendem a encher. Casos de covid-19, ainda que leves, se somam aos de gripe.
Somente peço sigilo sobre a fonte dessas informações. O que já não ia bem na Saúde, está ficando crítico".

Pelas redes sociais a grita é geral. Impossível aceitar pacificamente o que Bolsonaro faz com o país e, guardadas todas proporções, quase com a mesma prática, com o que a IncomPrefeita Suéllen Rosim faz com Bauru. No caso de Bolsonaro já são três anos de total criminoso descaso e no de Suéllen, um ano. Ambos tiveram a brilhante ideia de, mesmo em época de muita chuva e transtornos para com a população, sair de férias e fingindo nada acontecer, praiar um bocadinho.

Suéllen virou mais uma vez as costas para a cidade, enquanto que seu vice, o médico Orlando Dias, que até dia 31/12 era também secretário de Saúde, este lava as mãos e agora, se coloca do outro lado do balcão, como se nada do ocorrendo hoje na Saúde municipal fosse culpa dele e da pífia administração à frente de uma das pastas mais importantes, a da Saúde. Ouço dizer que até a nova secretária, fundamentalmente evangélica, teve que tirar a roupa de passagem de festa e assumir plantão nas UPAs. Ou seja, a transferência de gerenciamento das UPAs está o caos.

Não que os demais setores também não estejam, pois tudo está pela hora da morte em Bauru, numa clara demonstração de incompetência, despreparo e desmanzelo. Quando tudo isso junto, o resultado é um só, uma CIDADE ACÉFALA. A quem interessa a mudança em curso e seria de bom alvitre a cidade tomar conhecimento de como se deu de fato a mudança, quem está beneficiado com tudo isso, pois os prejudicados estão mais do que evidentes, a população bauruense padecendo nas salas de espera de atendimento. Um péssimo começo de ano, sem falar no caos dos buracos e muita lama ainda pelas ruas da cidade após as duas últimas chuvas fortes, causando enchentes em diferentes pontos. São descasos em cima de descasos, denotando um enorme despreparo para o trato com uma cidade. Elegeram alguém sem a mínima condição para o exercício do cargo e o resultado é demonstrado a cada novo ato e correr dos dias.

OBS.:
As três ilustrações dester post eu gileteei junto à página de Alcides Mendonca II, um dos tantos também escrevendo sobre o mesmo tema no facebook.

PREFEITA SUÉLLEN BATE O MARTELO E AFIRMA VENDERÁ PRÉDIO MAIS IMPORTANTE DO PROGRESSO BAURUENSE, O DA ESTAÇÃO DA NOB
Está historicamente documentado que de todos, o mais importante símbolo da história cultural de Bauru é o Brasão. O qual, dentre outras configurações simbólicas, contém três estrelas. O que simbolizam? Simbolizam a estrutura econômica histórica da cidade: a Noroeste, a Paulista e a Sorocabana! Vender o portentoso e arquitetonicamente único Edifício da Estação Ferroviária da Noroeste do Brasil equivale a deletar uma das três estrelas do Brasão!

Inaceitável! Crime contra a história cultural da cidade de Bauru! Um crime muito mais hediondo do que, por exemplo, vender a marca do simbólico Sanduíche Bauru para alguma empresa. "Vocês me dão essa grana e assino o papel transferindo para a empresa a exclusividade do direito de usar da marca, com todas as suas características e atributos, em qualquer tempo e lugar". Pode?

A alcaide Suéllen Rosim, dita e vista como InconPrefeita, no momento gozando de dias de estratégica fuga para a Cidade Maravilhosa, Rio de Janeiro, pouco antes de embarcar junto dos seus, concedeu entrevista exclusiva ao podcast do JC/JCNET, quando fez um balanço do ano de 2021, o primeiro de sua administração. De tudo, o mais contundente pronunciamento foi o da manchete do próprio JC: “Suéllen diz que prédio da Estação será concedido à iniciativa privada”. A danada diz estudar “a melhor forma de apresentar a proposta de Concessão à Câmara, seja para a criação de um mercadão, centro de compras, universidade, galeria empresarial ou espaço cultural”. Ela peca por desconhecer totalmente a importância da edificação, descartando-a de forma grotesca, banal e, diria mesmo, venal.

Se Bauru é hoje uma cidade com algum progresso, tudo foi possibilitado pelo que ocorria nessa imponente estação férrea. Ela foi a porta de entrada e saída de uma bonança, que obrigatoriamente deveria merecer reconhecimento e nunca o total desprezo, como algo descartável. Só mesmo alguém muito insensível e recebendo orientação de pessoas ainda mais insensíveis para tocar adiante algo dessa natureza. Estaríamos rodeados de insensíveis? Pelo visto, SIM.

Pois é, se nada for feito urgentemente para barrar o avanço desta corrida suellinista ao caixa dois, é para aí que vamos. Ela quer levantar recursos e faz de tudo e mais um pouco neste sentido. A seguir um link para as descrições históricas dos símbolos da cidade de Bauru:
https://www2.bauru.sp.gov.br/bauru.aspx?m=1. O "Custos Vigilat", a insígnia bauruense cravada no Brasão, pode ser entendida, segundo latinistas, como: "Sentinela Alerta" ou "Guardião Vigilante". Popularmente, hoje, lá no Jaraguá, por exemplo, seria algo como "Nem vem, que não tem!". Daí, diante de tão aviltante proposta, não resta outra alternativa do que sugerir de forma imediata ao MP – Ministério Público uma representação contrária a intenção, demonstrando toda a irracionalidade da proposta. Não é possível suportar mais essa absurda agressão, não só para a cidade, um dos seus símbolos mais contundentes e também o acinte contra o que está imortalizado no brasão.

A alcaide precisa ser contida, se explicar melhor e entender um mínimo da História bauruense, pois pensando sempre e tão somente em lucro, leis de marcado, negócios e dinheiro no cofre, mete os pés pelas mãos e assim sendo, será impossível obter sucesso no mundo político. Falta a ela, no caso com Bauru, onde foi eleita para governar a cidade, um envolvimento mínimo com o passado e sua história. Tudo na vida, quando não acontece por bem, se dá por mal e assim sendo, se ela não se toca, que o MP a faça descer do salto alto e olhar para Bauru, principalmente sua história, com outro olhar.

CIDADE BURACO
"VAMOS NOS DISFARÇAR DE CRISTO REDENTOR, QUEM SABE ASSIM A SUSSU ENXERGA OS BURACOS", com essa legenda em caixa alta Alcides Mendonca II reproduz duas fotos dele de braços abertos diante de enormes crateras nas ruas de Bauru, após intensas chuvas de final de ano. Enquanto isso, a alcaide, chamada por ele de "Sussu" partiu para um estratégica fuga, dessas ditas como recarregadoras na Cidade Maravilhosa, junto dos pais, quando na verdade trata-se de evidente bater de asas ou mesmo fingir que não vê os problemas bauruenses. 

Sussu é do time dos que podem e quando investidos de cargos públicos, se esquecem de suas obrigações, colocando em primeiro lugar outras prioridades. Seu mentor, o capiroto mor do país, no retorno que se daria hoje, já entrou com atestado médico e assim fugiu do eminente trabalho pela frente. Dela se espera tudo no retorno, que dizem se dará só na próxima segunda e até lá, poucas chances do gesto do Alcides ser ao menos visualizado pela alcaide.

Nenhum comentário: