quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

CENA BAURUENSE (179)


LINDO SONHO DE VERÃO: A PREFEITURA PROPÕE A RETIRADA DOS TRENS DE CARGA DO CENTRO E A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA MALHA NOS ARREDORES DA CIDADE
Ouço no rádio, leio no jornal e vejo na TV, a Prefeitura Municipal de Bauru pede para a concessionária da malha ferroviária de Bauru que retire os trens de carga do centro da cidade, ou seja, interrompam o que fazem e criem um novo traçado, esse cortando os extremos da cidade, suas rebarbas e nele faça o transporte atualmente feito. Tudo seria uma maravilha se resolvido assim com a simplicidade de um pedido e uma canetada. Porém, nada se materializa assim num pluft, num simples piscar de olhos. Sonhar é preciso e mais que isso, analisar tudo à sua volta antes de lançar algo surreal e praticamente impossível de ser realizado.

Vamos por partes, como gostava de fazer Jack, o Estripador. Primeiro estamos diante de um mais que escancarado desGoverno golpista, hoje com Temer no comando e amanhã com Bolsonaro, ambos não dando a mínima para a questão férrea nacional. Ou seja, do Governo Federal, se algo é difícil hoje, amanhã praticamente impossível. Buscar algo também da atual concessionária da malha férrea é chover no molhado e pedir algo praticamente impossível, além da inviabilidade quase comprovada. Se os caras não trocam nem dormentes da atual malha, muito menos o mato crescendo no local, tornando-a mais segura e viável, imaginem os senhores se farão a retirada dos trens de carga do centro e construirão uma malha nova, essa passando pelas rebarbas da cidade. Nem em sonho. Levem em consideração também que, os trens chegaram muito antes do crescimento da cidade e se hoje estão nessa petição de miséria é devido a ação intempestiva do homem, dos administradores e dirigentes não sabendo tocar o grande negócio férreo a contento.

Eu gosto de proposituras viáveis, dessas engrandecedoras, que transformam a vida de uma cidade, mas as possíveis, dentro de ações concretas, baseadas na realidade vivida pelo país. Lançar sugestões ao vento é pura perda de tempo. A questão férrea nacional é um entrave no nosso progresso, tratada sempre em segundo plano e relegada, postergada, principalmente enquanto vigorar o privilégio do modal de transporte rodoviário. Seria mais que ótimo ter o trajeto da malha em outras utilizações, como vias cortando a cidade de um lado a outro, ou até mesmo como ouvi com trens modernos para transporte de passageiros, estilo VLT, mas isso só merece ser levado em consideração quando baseado numa proposta dentro de algo não baseado num lindo sonho de verão e com os pés devidamente no chão. Se aos menos a gente tivesse tido continuidade no Projeto Ferrovia para Todos, com mais carros férreos recuperados e a Maria Fumaça em pleno funcionamento, já daria para começar a levar a sério, mas quando nem isso ocorre, viro a página e vou fazer o que sei, catar coquinho.

Nenhum comentário: