sábado, 29 de dezembro de 2018

DIÁRIO DE CUBA (104)


JUNTANDO OS CACOS

1.) SE FECHANDO EM COPAS
Não me convidem pra nada por esses dias. Não quero ver fogos de artificio na passagem do ano, não quero baladas, saídas, muito menos ligar a TV e ver a barafunda que, certamente vai ser, a chegada do novo desGoverno brasileiro. Quero distância disto tudo. Estou devidamente trancado e recluso. Escolhi umas bobeirinhas para a permanência no claustro. Só saio dele quanto terminar de dissecar tudo.

2.) “VICE”, TRILHER SOBRE COMO AGIU O VICE DE BUSH JR E PENSANDO SERIAMENTE EM COMO VAI AGIR MOURÃO, VICE DE BOLSONARO.
Chegando o dia da posse de Bolsonaro me chega às mãos o thriller de um novo filme, ainda sem estreia marcada para o Brasil, mas que vai dar o que falar, tanto lá nos EUA, como aqui. Trata-se de VICE, uma história dos bastidores de como Bush Junior, quando convidado a ser o candidato do Partido Republicano aceita e convida para ser seu vice, nada menos que o secretário de Defesa do governo de seu pai, o George Bush. Dick Chaney trava uma conversa, para ele bem esclarecedora com o futuro presidente, deixando claro ser ele CEO de uma grande corporação e que não estaria a fim de atuar como peça decorativa. Ciente de que Bush filho não é lá muito dado a grandes empreitadas e quer mesmo tocar sua vida da forma mais tranquila possível, se oferece para tocar as coisas mundanas do Governo, ou seja o que de mais importante existe na política norte-americana. Bush topa, pois vê ali a possibilidade de flanar e Chaney faz o serviço sujo da forma mais escancarada do mundo.

Dick Chaney foi a mente obscura de tudo o que ocorreu mundo afora durante aquele período. Posto o trilher até para fazer uma comparação com o que está despontando no Brasil nesse momento com a chegada de Bolsonaro e do seu vice Mourão. Entendam como quiserem, mas antes sintam o clima do que vem a ser o filme VICE, uma história mais do que real.
https://www.youtube.com/watch?v=aui34BeH4FM

3.) CHARGISTAS SÃO TUDO
Kamensky mostra Trump construindo/levantando seu muro, porém, algo saiu errado e ao invés de separar americanos e mexicanos...
Dizem num simples desenho muito mais do que tento fazer com muitas e muitas palavras. E algumas vezes nem consigo.

4.) QUERO LULA LIVRE E O PAÍS LIBERTO DOS GOLPISTAS
Dom é Marighela.
O LULA LIVRE continuará pairando no ar deste país até o dia quando o ex-presidente sair pela porta da frente dessa masmorra criada para ele lá em Curitiba. A resistência continuará e se fará presente ontem, hoje e manhã, como na expressiva presença de pessoas como essa da foto aqui hoje publicada, escancarando para tudo, todas e todos que as injustiças não irão perdurar ad eternum. Nós estaremos por aqui para demonstrar que o que esse país precisa é exatamente o contrário de tudo o que lhe é imposto hoje. Na luta, na lida e sempre pela aí, pelo LULA LIVRE e por um país soberano, altaneiro e livre.

5.) A MORTE DE OSVALDO BAYER – LIBERTÁRIO ESCREVINHADOR ANARQUISTA ARGENTINO
O Brasil não sabe quem é esse senhor, um ancião dos mais espevitados, velhinho com alma de quem está sempre aprontando algo. Um desses tipos irresistíveis e por quem, gostaria de ficar conversando ad eternum, pois assunto nunca faltaria. Tento explicar algo dele. Primeiro, alguém gerando histórias das mais improváveis e inquietas, só pode ser uma baita de um sujeito. Argentino, 91 anos, jornalista, escritor, dirigente sindical, defensor dos Direitos Humanos e dessas pessoas que para qualquer acontecimento tinha uma resposta e opinião pronta e acabada. Motivo de amor e ódio. A pureza da consciência anárquica, algo que quando investida nos mais vividos, com algo a mais a ser relatado, contado e digerido, sempre uma pitada dessas que, ou se aproveita ou outra oportunidade nunca mais na vida. Autor de “Os anarquistas expropriadores”, onde neste e em outros dos seus muitos livros recontou a luta obreira de mais de um século de vida das entranhas argentinas.
Escritor, como poucos, a favor dos pobres desta terra, numa linguagem desprovida de sentimentos para com os poderosos. Quando percebia algum grandão querendo ludibriar um mais pobre, se intrometia e desmascarava o larápio, sempre com uma picardia dessas de deixar o oponente estatelado no chão, quase sem reação. Ou seja, um baita de um sujeito, um desses tantos velhos que, quando não conseguem mais fazer algo de produtivo, perdem a razão de viver, pois o que mais gostam de fazer na vida é aprontar algo, espezinhar seus algozes, cutucar poderosos. Eu conheci pouco de seus escritos, mas o pouco que me caiu às mãos foi o suficiente para me arrebatar por completo. Virei fã declarado, seguidor fiel e neste momento de dor, faço questão de espalhar ao vento algo de seus escritos. Na edição de hoje do melhor jornal diário do nosso mundo, o argentino Página 12, alguns textos o reverenciam. Eis o link de alguns desses e amanhã, uma edição mais que especial sobre esse grande escritor e sonhador, mas com os pés no chão. Experimente conhece-lo melhor e ocorrendo decepção, só pode ser por um único motivo, quem lê não é suficientemente libertário:
- “Gracias Osvaldo”, por Guillermo Levy: https://www.pagina12.com.ar/164358-gracias-osvaldo
- Mano Abierta (Prólogo "Tango y Anarquía") - Este video es el primer videoclip del Quinteto Negro La Boca realizado por Cristian Arriaga . El video ilustra el primer TRack ( Tango y Anarquía) y el último ( Mano Abierta) del CD "TANGOS LIBERTARIOS", Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=iU3aX0h1WDo&feature=share
- “Vida, obra y militância de uma misma persona – El adiós a Osvaldo Bayer, que felleció a los 91 años”, por Silvina Friera: https://www.pagina12.com.ar/164344-vida-obra-y-militancia-e…
- “Osvaldo el polemista, el maestro, el compañero”, por Por Mempo Giardinelli: https://www.pagina12.com.ar/164345-osvaldo-el-polemista-el-…
- “Anarquismo como ligadura moral”, por Horacio González: https://www.pagina12.com.ar/164347-anarquismo-como-ligadura…
- “Las redes piden uma calle para Osvaldo Bayer - Sugieren reemplazar el nombre del represor Falcón por el del escritor y periodista”: https://www.pagina12.com.ar/164377-las-redes-piden-una-call…
- “Bayer: el gran cronista de nuestra verguenza”, por Eduardo Jozami: https://www.pagina12.com.ar/164332-bayer-el-gran-cronista-d…
- “Bayer em Patagonia”, por Guillermo Saccomanno: https://www.pagina12.com.ar/164328-bayer-en-patagonia
- “Una vida que es parte de la historia”, por Germán Ferrari: https://www.pagina12.com.ar/164324-una-vida-que-es-parte-de…
- “Nuestro viejo - La carta del hijo de Osvaldo Bayer tras la muerte de su padre”, por Esteban Bayer: https://www.pagina12.com.ar/164355-nuestro-viejo

Nenhum comentário: