sábado, 8 de dezembro de 2018

CARTAS (195)


ESTAMOS TODOS NA MESMA SITUAÇÃO, QUERIDO MESTRE PAULO NEVES!

A corajosa carta do professor de História e nosso homem do teatro PAULO NEVES, hoje publicada na Tribuna do Leitor do JC é algo para reflexões múltiplas e variadas. Trata-se de um declarado e explícito PEDIDO DE SOCORRO. Não quero dissecar neste espaço o que me vem à cabeça nesse exato momento com sua publicação, mas além de expressar solidariedade, antevejo algo dos mais tristes. O momento vivido pelo Paulo está em vias de acontecer com todos nós, inclusive esse escriba. Ele se antecipou e já sem nenhum receio de causar, descreve algo pelo qual vejo muitos (as) passando nesse momento. E a quem recorrer? Como sair dessa? Como se safar? Que corrente teremos que produzir para estancar essa sangria? Sinceramente, não sei. Só sei que algo precisa ser feito e o quanto antes.
https://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=


08/12/18 07:00 - Tribuna do Leitor - Procura-se! - Paulo Neves
Professor com 70 anos de idade, 50 anos como professor de cursinho, terceiro colegial ensino médio e faculdades, professor de advogados com dificuldade de expressão ou tímidos.


Conversa de qualidade, atualizado, sério, honesto, ético, passando por um momento muto difícil de vida, desempregado há 6 meses.

Envergonhado por tudo isso.

Venho solicitar uma oportunidade de emprego. Tenho sempre o propósito de um desempenho profissional para contribuição de crescimento de sua empresa. Gostaria de colaborar com sua equipe de trabalho. Tenho iniciativa, ideias, continuar vencendo e alto espírito de participação. E comunicação..,

Sinto-me preparado para exercer a função dentro dos meus conhecimentos: professor de História do Brasil, palestrante ("Como trabalhar 50 anos em uma profissão desgastada", " Trabalhar sempre pensando em crescer", "Motivação mesmo após 30 ou 50 ou 70 anos"), coordenador de classe, coordenador de curso ("Teatro - um ponto a mais na carreira", "Perca a timidez, fale em público!"), Oficineiro de Teatro, Bedel, coordenador de alunos, entregador de lista de alunos.

Tenho certeza que você que está lendo esta coluna, meu ex-aluno ou ex- aluna, meu amigo ou amiga, saberá entender minha carta.

Agradeço a gentileza de ter lido e caso possa ajudar-me, escreva para o e-mail: cursospauloneves@gmail.com.

Muito obrigado pela generosidade.

IDENTIFICARAM O SEGURANÇA DO CARREFOUR, O AGRESSOR DO CÃO, E DAÍ?
A pergunta que faço é só para instigar e provocar algo mais. O segurança, terceirizado ou não, não fez aquilo sem receber uma ordem para agir daquela forma. Quem a deu? Ela faz parte das normas habituais da tal empresa? O funcionário agora identiciado e detido, como vejo no vídeo, está exposto e com a vida comprometida. Foi cruel? Sim, mas deve ter executado uma ordem recebida e fielmente cumprida. Quem a deu? Isso é o que me interessa. Saber o nome do segurança é café pequeno, pois ele é o que denominamos de BOI DE PIRANHAI. O capitalismo é cruel em todas suas etapas, essa só mais uma delas. A empresa deve estar sempre impecável aos olhos de todos e nada pode manchar sua imagem, daí a presença acintosa do cão estava atrapalhando o "bom andamento" (sic) do previsto pelas normas das sempre impolutas empresas. Deixemos de ser hipócritas. Esse moço aí sendo crucificado é somente um dos lados da questão. O mais cruel permanece oculto, anônimo, incógnito. Pensem nisso...
https://www.facebook.com/Jacquebeatriz/videos/10213392712516611/


TIO FELIPE DIRIGIA UM TREM PELAS RUAS DE BAURU
Histórias de quem vive nas ruas e das ruas me contagia. Em cada virada de esquina, muitas delas, uma mais contagiante que a outra. São pessoas que, ao longo de sua existência buscaram formas alternativas de ganhar a vida e amealhar o necessário para viver. Aquilo descoberto por acaso como uma forma de fortalecer o orçamento, de ser um reforço acaba se transformando na fonte de renda de toda uma vida. Muitos transformaram suas vidas em razão disto e aqui conto um belo exemplo de algo nesse sentido.

FELIPE DURAN MERINO, 83 anos, faleceu vítima de um infarto aqui em Bauru dia 19/11, deixando uma legião de antigos frequentadores do seu famoso trem da alegria, circulando pela cidade um tanto desconsolados. Nascido em Piratininga, dirigiu por muito tempo uma perua escolar e com ela sacou a grande idéia a transformar sua vida, a de criar e fazer funcionar um trenzinho para levar a criançada de um lado a outro da cidade. E assim foi feito, sendo essa a atividade que o tornou popular e famoso na cidade. Foram mais de 40 anos de dedicação em manter viva a chama da alegria nas ruas. De dia perieiro e a noite, maquinista pelas ruas. Por anos, permanecia com seu trem nas cercanias da praça da Paz e desse ponto conhecido por todos, saia descendo primeiro a Nações unidas e buzinando como um original trem. Sua aposentadoria se deu em 2013, mas parece que foi ontem, tal a lembrança de sua atividade permanece viva na memória de todos. Fonte de lazer e distração para muitos, seu negócio era incerto, cheio de percalços, mas nem por causa desistiu e seguiu em frente até quando aguentou. Muita gente, não só de Bauru, mas de toda região fizeram uso desse diferente meio de locomoção. Com ele, algo mais se foi na "encantada" história das ruas bauruenses. OBS.: A foto para esse texto foi sacada do site do JC - Jornal da Cidade, de matéria publicada em 21/11/2018.

DAS TRANSFORMAÇÕES URBANAS OCORRENDO NO INTESTINO BAURUENSE
Onde antes o famoso Buffet Capristor, hoje mais um templo e ao fundo, outro, praticamente agregados.

4 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK PAULO NEVES:
Luciana Franzolin Eu adoro o Paulo

Silvio Selva Paulo, o Mestre de todos. Devo a ele uma boa oportunidade de trabalho, onde dirigi bons trabalhos e excelentes alunos. Sofro o mal que aflige as pessoas honestas e de caráter. Por ser um homem autêntico e nunca fazer média com ninguém, paga o preço disso. Tenho certeza de que seu grito foi ouvido e será atendido em breve

Sivaldo Camargo Paulo Neves, amigo de 4 décadas, sempre estivemos juntos e separados, mas em janeiro deste ano a Companhia Estável de Dança foi convidada a participar da Mostra de Teatro Paulo Neves, foi um prazer para nós participar deste importante evento cultural. A coreografia que apresentamos foi Tropicália Bananas ao Vento, antes da apresentação um bate papo com pessoas que se dedicaram a vida ensinando história (Paulo), Literatura (Vitor Luiz Vitor Martinello), Silvio Selva cenógrafo do espetáculo. Muita força amigo e pode contar comigo sempre !

Sivaldo Camargo se somar as nossas idades não é muto não kkk, mas se somar a contribuição para a cultura e educação em nossa cidade, haja dígitos !!!


Vanda Silvia Novelli Muito triste. Paulo Neves é um ser excepcional, inteligente, culto, antenado com o nosso e todo o tempo. Uma pessoa brilhante. Espero que ele consiga o seu (dele) intento. Forte abraço.

Ana Maria De Carvalho Guedes Paulo, há mais de DUAS DÉCADAS, a CULTURA está totalmente sem valor, sem prestígio, sem espaço, especialmente, no Estado de São Paulo.

Renato Magri Assino o q vcs falaram. Mas antes de tudo um grito comovente
3
Sant'Anna Zanin M Cristina Um grito de um Homem que tem coragem , um grande professor

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIO VIA FACEBOOK TIO FELIPE:
Marcelle Rissi · 17 amigos em comum
Solange Duran, Ligia Duran, Ligia Duran, Elisângela Guarnetti Duran, Alexandre Duran, mais uma homenagem para o Vô Felipe. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Elisângela Guarnetti Duran · 17 amigos em comum
Estará sempre vivo em nossos corações 💕

Cristina Bianconcini Saudades eternas 🙏👐

Valério Marques Viana Tio Felipe... foi o condutor de trenzinho nos tempos idos da minha infância (numa época que trem era absolutamente comum e viajar de trem era algo corriqueiro). Foi também o perueironque me.levava e trazia da escola na primeira série (eu estudei no SESI). Pra sempre nos corações dos bauruenses natos e dos que adotaram essa cidade.

Lara Biral Tio Felipe onde passava semeava alegria e sorrisos com seu coração gentil e caridoso. Ajudou como você a costruir a historia da cidade Sem Limites. Parabéns pelo artigo muito bem elaborado com compromisso e veracidade, meu muito obrigada por manter viva na memória a história da nossa Bauru.

Augusto Cesar Tô com 25 anos pra muitos sou novo mas mesmo assim esse homem trouxe muita alegria na minha infância passava aqui no Jd Godoy e fazia os bairros da região pro lado NORTE da cidade, altas lembranças no trem da alegria meus sentimentos aí tio do trem era assim que eu chamava tio do trem

Dayane Clavero · 9 amigos em comum
Tio felipe ❤ meu coração terá eterna gratidão, ja um senhor de idade o qual me ensinou a trabalhar e o valor do trabalho, o qual tive a oportunidade de primeiro ir e voltar da escola com ele logo apos a oportunidade do 1 emprego ainda com 10 anos na época porém permaneci por 2 anos praticamente todos os dias pra la e pra ca no trem da alegria o qual pra mim tbm era uma diversão ❤ pena que a geração dos meus filhos nao tera o trenzinho do tio felipe passando com a enorme buzina avisando que ta chegando 😭.
sera inesquecível porém cumpriu uma bela jornada com sucesso 🙏

Maria Rosa Zandoná Zorzi · 3 amigos em comum
Eternas saudade do Trenzinho do Tio Felipe🌹

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK BUFFET CAPRISTOR:
Walisson WB Bragião De Buffet a Bofe

Flavio Guedes Buffet Capristor, que vi nascer, colaborei por mais de 25 anos, e vi morrer por incapacidade de gestão!

Rafael Santana de Lima Flavio Guedes Concordo plenamente com suas palavras Flávio, o que mais se procura em Bauru é espaço para festas e o Capristor era muito especial, deveria estar entre os mais procurados também hj.

Rafael Santana de Lima Flavio Guedes Por outro lado também logo veremos as Igrejas Evangélicas ocupando o Bauru Shopping e o Boulevard.

Renato Afonso Crepaldi As igrejas evangélicas em crescimento

Ademar Aleixo Camilo Os templos hj em dia, estão faturando mais que os grandes bancos brasileiros.
As bocas malditas, dizem por aí, que a IURD, com suas igrejas, tanto no Brasil, como no exterior, arrecadam em média 15 bilhões/ano. Além de que, não pagam impostos.
Acho que vou fundar uma igreja! Vou nomina-la com um título pomposo: "A DIVINA CHAMA" - Creio que será um negócio da China. Vc será o meu convidado a propagar os feitos da Igreja em um jornal que poderemos criar. O Dr. Gilberto Truijo, é quem nos livrará das garras da justiça, quando sairmos da linha em nossos sermões. O Dukinha será o nosso Tesoureiro, responsável pelo dinheiro(dízimo) arrecadado. A Rosana será a chefe das obreiras. E por fim, Eu, Ademar Aleixo Camilo, farei as pregações.
Meus amigos vamos lavar o jumento, parodiando "lavando a égua".
Que tal HPA E CIA?

Henrique Perazzi de Aquino Creio ficaremos MIlionários.

Rosângela Sanches Stücheli Ajudo a gritar fora ladrões filhos de um egua. Desabafei😁

Leandro Vilela Lavanderia de pensamentos, costumes e "moralidade"

Ricardo Santana As pessoas são enganadas ou se deixam enganar com discurso da prosperidade. Fazem loucuras. A maioria continua na merda!

Marthynha Ferraz Gosto de ambos: o bufê me alegrou muito e me fez alegrar a muitos com meus sons e os templos, a quem tem fé.

Cecília Baraldi Rovaris Pois é

Kleber Felipe Nasci e cresci ao lado do capristor, vivi ali por 25 anos...nos anos 80 era o buffet da elite bauruense...já vi até a Xuxa por ali...tempos bons, do Seu Moacir e o Paulo Medina...hj TD se acabou e virou mais uma igreja...

João Mello Prado Tudo isso entendo que é a ganância por dinheiro, sempre cobraram absurdos.
Coloca preço acessível se o negócio anda... ..

Flavio Guedes A gestão do Buffet Capristor, não erá preço, e sim uma elite em serviços.
Chegou a ser o segundo Buffet do Brasil.

Rosângela Sanches Stücheli Eta Bauru.

Valdo Araujo Onde era a primo Fiat na Rodrigues tem uma placa, em breve igreja sei lá o que kkkk igualzinho como inaugura uma empresa.

Edilene Sousa Onde era a nova moto tbm será igreja

Renato Afonso Crepaldi Daqui a pouco teremos mais igrejas, algumas cheias de falso moralismo, do que farmácias

Jean Morales deusolivre!

Joel Freitas Freitas Fui garçom aí bons tempos ...boas lembranças

Anônimo disse...

O desemprego que assola 13 milhões de brasileiros é culpa exclusiva da organização criminosa chamada PT.
NÃO TENTEM SE ISENTAR DESSA CULPA