quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

ALFINETADA (172)


A CASA COM MELHOR ESPÍRITO NATALINO É A DO ESSO MACIEL - BEM DIFERENTE DAQUELAS PISCANDO EM NEON
Bauru tinha até anos atrás concursos onde vetustos cidadãos fantasiavam a fachada de suas residências nessa época do ano e as fotos saiam publicadas no jornal impresso da província, o Jornal da Cidade. As pessoas ligavam para o jornal e faziam questão da presença do fotógrafo do jornal diante de suas casas, preferencialmente no período noturno, quando as luzes estavam todas acesas e prontas para o flashe. Todos tinham seus segundos de glória e as fotos rodavam a cidade, com sutis comentários: "Viu bem, o Armando foi mais eficiente que a gente neste ano e a casa deles, que nem é assim uma grande casa, mas nos enfeites nos superaram e isso eu não estou aguentando". No ano seguinte o corre-corre era ainda maior e se não existia uma premiação para tão concorrido concurso, as fotos do jornal e o atento olhar dos seus leitores se fazia novamente presente. Saim páginas inteiras, várias vezes durante todo o mês de dezembro. Era o must do esmero para com as aparências, sempre demais de importantes para todos continuarem sendo muito bem falados por essas plagas. Uma fachada tudo é tudo para quem quer causar.

Algo ocorreu e neste ano, a cidade está menos pinçada com os neons nas fachadas das residências. Não se sabe até a presente data se isso se deve a tal da crise, essa que a todos ataca cruelmente, sem dó e piedade ou se é mesmo uma espécie de retranca, onde existe uma desilusão com o que se passa com o país, espírito natalino em baixa. Não creio já ser uma espécie de descrédito para tudo o que está sendo implantado no país com o advento capirotista, pois 70% desta cidade votou no cara e se já estão com os ânimos derrubados antes mesmo do esfaqueado assumir, creio a desolação será total com o início dos trabalhos dos mais descapacidos da nação. O ministro bauruense deve ir até Israel ver como se processa a dessalinização lá deles, mas desconhece a nossa, que já está em curso faz tempo. Isso tudo provoca desânimo até nos mais exaltados e daí, nem emperequetar a fachada de suas residências fazem mais.

É mesmo uma pena, mas isso tudo, essa derrocada das fachadas em neon, pouco vistas neste sombrio final de ano faz com que todos os olhos se voltem para uma residência na vila Falcão, na subida da Campos Salles, essa sim uma digna campeã do quesito "espírito natalino". É a do funcionário público municipal aposentado, competente artista plástico, poeta e eterno carnavalesco, resistente e persistente com o seu "Bloco do Eu Sózinho", o querido ESSO MACIEL. Com um esmero e pureza dessas difíceis de serem encontradas hoje pela aí, ele adaptou toda sua casa para esse período e não montou simplesmente um presépio, mas modificou toda sua rotina e a transformou em algo onde se sente bem, vive melhor e está feliz consigo mesmo, o que é mais importante. A casa do Esso é uma espécie de oásis, não só na vila Falcão, mas em toda Bauru e no momento em que não saem mais no jornal as fotos daquelas fachadas todas, a dele deveria merecer página inteira, destaque de capa e escrito dos mais gabaritados jornalistas daquela redação.

A homenagem feita aqui por mim ao Esso não é em forma de brincadeira, mas de afirmação e confirmação dele ser mesmo um ser diferenciado, diferente de tudo o mais à sua volta. Um ser iluminado, a merecer todos os apupos e afagos. A Casinha do Papai Noel lá da praça Portugal e a a iluminação pomposa da praça das Cerejeiras, defronte a Prefeitura municipal perdem feio para a belezura que o Esso nos apresenta neste final de ano. É o alento que precisamos para seguir adiante e acreditar que "um outro mundo é mais do que possível". Se ele consegue, todos nós também devemos ao menos tentar.

OBS.: As fotos todas foram devidamente gileteadas do facebook do próprio Esso.

4 comentários:

Anônimo disse...

Você não acredita em Jesus. O Esso eu não sei. Portanto quem não acredita não deveria comentar sobre o Natal.

Mafuá do HPA disse...

Besteira isso. Acredito no Jesus libertário e revolucionário e não nesse construído por essa corrompida e desvirtuada igreja. E o que dizer de uma igreja católica que hoje, deixa de seguir o papa Francisco para se parecer cada vez mais com a Universal, do bispo Macedo? Prefiro continuar longe delas, mas comentando sobre esse advento inventado pelo homem para celebrar o consumismo, o Natal.
henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

A Igreja Católica sempre será a mesma em sua essência, ou seja a esposa de Jesus Cristo e as portas do inferno não prevalecerão. Todo o mal que ela sofre atualmente foi causado principalmente pela infiltração de comunistas dentro dela. E esse consumismo é fruto do materialismo que pessoas como você acredita (não acredita em nada transcendental). Resumo: os comunistas são a escória da humanidade. São genocidas e você segue essas ideias.

Mafuá do HPA disse...

CREIO ESTAR HAVENDO DE SUA PARTE UM DESVIRTUAMENTO DO QUE VENHA A SER A TAL IGREJA CATÓLICA.
A história mostra exatamente o contrário, com gente no seu interior praticando as maiores barbaridades, como as da época da Inquisição, todas sob a garantia do manto sagrado. Igreja tem que ficar na dela, mas ir se adequando ao mundo como se dá. Não dá para entender e seguir uma que quer seguir tudo igualzinho a séculos atrás. Impossível. Até o papa já enxergou isso, mas muitos católicos, não. A igreja, a História comprova isso, foi muito mais genocida que a ação, por exemplo, dos comunistas mundo afora. Repudio isso e a entendo que, quando libertadora, propondo isso ao povo, como o fez acertadamente a Teologia da Libertação, uma possibilidade de ter credibilidade e trazer esperanças. No mais, só dogmas e ruínas.
Henrique - direto do mafuá