segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

RELATOS PORTENHOS / LATINOS (59)


SEM POSSIBILIDADES DE BOA NOITE, FELIZ NATAL, BOAS FESTAS E BOM ANO NOVO
As fotos não são do Brasil, são do momento vivido pela Argentina, o vizinho parede meia com o nosso país e representam com a fidelidade de quem circula pelas ruas daquele país, no caso os registros do diário Página 12, o que mais se vês por todos os lados, um estado de pré-miséria, desalento e desesperança. Mas o que isso tem a ver com o Brasil e ainda mais nesse período onde tudo e todos estão a festar, buscfar esquecer das agruras passadas durante o ano se encerrando? Lá o neoliberalismo predatório, na sua forma mais vil produziu esse estrago vislumbrado pelas fotos. Buenos Aires é uma das mais belas cidades da América do Sul, ali pulsa algo mais disso que podemos por essas bandas denominar de vida cultural diferenciada. Talvez a cidade dessas plagas com a maior quantidade de livrarias por metro quadrado. Vejo isso, mas levo sempre em consideração que, esse percentual de latente cultura se faz presente, por exemplo,m na região da avenida Corrientes, funcionando 24h por dia, com teatros abertos, livrarias por todos os lados. Mesmo ali, algo já prenuncia tempos difíceis. Muitas delas fecharam, estão capengando e se segurando nas pernas não se sabe bem como. Ou seja, a tal da crise provocada pelas medidas irracionais bancadas por Macri & Cia trucidaram com o país e se antes o que se exportava mundo afora era a belezura da cultura, do neon da Corrientes, hoje quem caminha por ali encontra um cenário degradante, triste e desalentador. A miséria está presente por todos os lados e só não enxerga quem realmente está cego ou não quer ver o que está ali exposto como fratura exposta, diante dos seus olhos.

Não existe como disfarçar o indisfarçavel. Se lá a situação beira o caos, por aqui tudo está mais do que bem encaminhado. Saia pelas ruas de Bauru e constate se minto ou se carrego na escrita. Quando descer para o calçadão da Batista, por favor, comece pela sua primeira quadra, só para sentir o clima pelas portas fechadas. Vá verificando, passo a passo as transformações ocorridas no local. A crise não é só a provocada pelas ocorrências internacionais e seus reflexos. Tudo também tem muito a ver como os daqui trataram tudo o que aconteceu. Se o desalento do comerciante é grande, o do comerciário é imensamente maior. Agora mesmo o supermercado Paulistão fecha suas portas e o aproveitamento dos funcionários é incerto e não sabido. Ouço deles que se ocorrer, será em condições diferentes das que possuiam. São essas as transformações do mundo do trabalho propiciadas por gente como Temer e agora, aprofundadas até não mais poder, pelos que chegam com voracidade nunca vista. Isso de Estado Mínimo é a miséria sendo elevada para sua máxima potência para o trabalhador. Se na Argentina o clima é exatamente este visto pelas fotos, algo bem nítido quando o neoliberalismo toma conta da vida das pessoas, aqui deverá ocorrer num estágio até pior, pois Bolsonaro, mesmo sem perceber, tendo já dado carta branca para seus super-ministros, permanece indiferente, o que ocorrerá afetará a todos e em primeiro lugar os que votaram cegamente nele. Serão os primeiros a sofrer a punhalada, essa sangrando, ouseja, bem diferente da que levou meses atrás.

Não existe como demonstrar felicidade, alegria, esperança e disposição para tocar a vida sem estar antenado com o baú de maldades sendo despejado sob nossos costados. E como ser feliz diante deste cenário se acentuando, em estado crescente, depreciando a tudo e todos? Não me peçam para apoiar, tentar dar um voto de confiança para o que chega,m pois sei muito bem das intenções de todos os envolvidos e já atuando por este atual e pelo futuro governo. Olhem bem para todas essas fotos, reflitam muito por esses dias. Não existe chance mínima de felicidade com esses hoje nos governando, tanto lá na Argentina, como aqui. Não me peçam para sorrir, demosntrar felicidade, pedir para quem quer que seja algo, pois nada ocorrerá só com pedidos, mas sim com muita ação. De olhos bem abertos, prontos para o que der e vier, enfrentando o touro a unha, só assim alguma chance, do contrários continuaremos seguindo como a cabisbaixa manada no caminho do matadouro. Essas fotos representam o grande matadouro humano que é o neoliberalismo, esse mesmo que hoje nos governa. Com esses no poder, tenham a mais absoluta certeza, dias piores virão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Você é membro do foro de são paulo. Um idiota útil. caiu a máscara.