terça-feira, 28 de julho de 2020

DIÁRIO DE CUBA (202)


PRIMEIRO BOTUCATU, DEPOIS BAURU... – PREOCUPANTE TROCA DE CORRESPONDÊNCIA ENTRE O GAROEIRO E ESTE MAFUENTO HPA
CARTA DO GAROEIRO EM 27.07.2020 VIA E-MAIL:
Caríssimo Agapeá,
Como ex-preso político na ditadura militar, macaco velho, gato escaldado, aço temperado forjado na luta, aviso: vem aí, novo patamar nas nossas lutas e no enfrentamento que estamos tascando como vanguarda, contra a conjuntura dominada pela extrema direita.
O caso de Botucatu é exemplar:
https://www.cartacapital.com.br/sociedade/militantes-de-esquerda-recebem-carta-com-ameacas-junto-com-balas-de-revolver-no-interior-de-sp/
FFAA, Judiciário, MP, Polícias Civil e Militar, mais a maioria dos aparelhos bolsonários nos vários governos, não vão aceitar derrota, na atual conjuntura.
Iniciam, com as velhas práticas intimidatórias do terror, com demonstrações de força típicas das milícias, vida ou morte, a nova etapa.
Nossos camaradas de Botucatu, ingenuamente, na cagação petista absolutamente covarde, fizeram um BO na Delegacia de Polícia!
"Não, você não precisa gastar uma bala contra meu peito, não; dou a você o meu pescoço para você cortar, numa boa ..."
O que é isso?
Isso, caríssimo Agapeá, é a política que você ama e alardeia, aí, no Mafuá, como proposta de luz na treva!
Depois que Lula esteve em Havana, Fidel publicou um artigo histórico, contrariando a esquerda covarde da América Latina, em que, a certa altura, gravava:
"A única coisa que nos falta é luta! É porque vocês desistiram de lutar que tantas derrotas vieram e tantos avanços estão virando retrocessos."
Henrique: Você recebe, pelo correio, uma explícita ameaça de morte e vai, pelo Estado Democrático de Direito, abrir BO na Delegacia?
Taí, a "conciliação de classe estratégica" que o Lula continua defendendo ...
Pois, saiba: nem foi o que fizemos, no passado, correndo todos os riscos, pagando, pesadíssimo a ousadia corajosa, nem é o que, agora, faríamos, não a covardia dominante, que denunciava Fidel.
Ou, não?
Garoeiro

RESPOSTA DO MAFUENTO EM 27.07.2020 VIA E-MAIL:
caro Garoeiro
Isso tudo me assusta, mas também me encoraja. Aos 60, tenho pouco a perder e o que me resta de tempo nessa vida quero gastar contra essa perversidade. Eles são bravatistas juramentados. Querem se mostrar poderosos, mas são todos borra botas, cagões por natureza. Só são fortes quando em grupo. Isolados são os mais bostinhas deste mundo.
Teremos todos que, estar unidos para enfrentá-los, pois como me diz e comprova, de nada vale ao ser ameaçado, correr para denunciar num local onde ocorre um acobertamento da coisa. A reação tem e deve ser outra. Nós estamos velhos - nunca velhacos -, porém mesmo dispersos, ainda temos garra, fibra e conseguimos nos movimentar, promover arruaças e levantes. O que não podemos é nos manter calados, contidos, como se estivéssemos amedrontados, acuados e com medo do que virá.
Isso que me posta, junto dessa minha resposta, vai virar um post de minha lavra amanhã, na continuidade daquele que já fizemos, um bate bola entre eu e tu. Espero com isso, não só marcar algumas pessoas, mas incentivá-las a tirar a cabeça do buraco, como fazem os avestruzes e unidos nos postarmos para o confronto.
A CÂMARA FECHOU TUDO POR 15 DIAS...

Eu estou cá sozinho na minha trincheira, você na sua, Pedroso na dele, Aurélio idem, Truijo idem, Roque idem, Lago idem, Cecília idem, Zanin idem, Morales idem, Almir idem, Pedro idem, mas espero que, quando algo vier a tentar ser feito com qualquer um de nós, o grupo se levante e mostre sua força, passando a atuar unido, coeso, pronto para o combate.
Chega de intimidações. A gente bem sabe o que representa e o que querem os que nos admoestam. O Brasil que a gente quer é bem diferente que o que eles almejam e não deixaremos a coisa piorar mais do que já o foi.
Vá me municiando com bons textos como o que recebi neste momento e jamais me calarei. Provoque-me e respondo daqui.
Continue, não pare, vamos acender logo essa fogueira.
Baita abracito do mafuento HPA

O ABRE E FECHA BAURUENSE
VEREADORES QUEREM TUDO ABERTO, MAS SE FECHAM EM COPAS
Para a população, querem tudo aberto, mas no caso deles, todo cuidado é pouco. Ou seja, faça o que eu digo, nunca o que eu faço. Espertalhões...

Obs.: Vejam a primeira nota, mais destacada hoje do Entrelinhas no Jornal da Cidade, reproduzida ao lado, explicitando a contradição como norma de conduta de muitos.



GENARO FALA EM NOME DOS DONOS DE PEQUENOS BARES HOJE NA TRIBUNA DO LEITOR DO JORNAL DA CIDADE
O prefeito tem que entender que, a continuidade do plano em curso se faz necessário, mas já que flexibilizou, o comércio abre num horário e os bares noutro. São horários incompatíveis e além de tudo, sei o quanto isso é complicado, mas existem os donos dos pequenos bares, esse com público comportado, ciente do que pode e não pode ser feito neste período e, por outro lado existem os donos dos grandes bares, os da Zona Sul, aquele que ficam abarrotados de jovens, muitos nas calçadas e sem máscara. Bar como o do Genaro é uma coisa, esses não podem pagar pelo que acontece em outros sem controle. Creio que sensatamente chegarão a um denominador, num posicionamento muito melhor do que vejo tendo Cafeo, Walace e Pitolli. Veja isso, por favor, Majo Jandreice e Elson Reis. Uma exceção mais do que justa. Eis a íntegra de sua carta:


GAZZETTA FAZ PIADA COM OS DONOS DE BARES
Genaro não sabe mais o que fazer...

Bar é algo que vai muito além de um estabelecimento que comercializa bebidas (se fosse só por beber as pessoas poderiam fazê-las em casa). Bar é um local de encontros e reencontros, de fazer novas amizades, de fermentar ideias e dar vazão ao stress, após uma jornada de trabalho. O Bar representa tudo isso e muito mais. É fonte de renda de centenas de milhares dos que estão atrás dos balcões, em todo país.
Reconhecemos que bares e congêneres, apesar das qualidades mencionadas, não representam nesse momento grave de pandemia serviços essenciais (entenda-se por essencial tudo aquilo que o ser humano não viveria sem). Nossa crítica sempre se deu pela falta de isonomia em relação ao nosso setor, afinal, o porquê da distinção entre as pessoas que se encontrem na mesma situação?
Talvez nesse sentido o prefeito Gazzetta (PSDB) resolveu permitir a abertura desses estabelecimentos das 10h às 16h, esquecendo-se de que a natureza de um BAR é totalmente diferente aos demais setores contemplados pelo decreto. Bar, reafirmamos, é local de lazer e de entretenimento e o horário estabelecido é completamente incompatível para essa prática pois, a maioria esmagadora da clientela estará trabalhando.
Numa tentativa de ‘’fazer média’’, o senhor prefeito transforma a medida em piada de mau gosto num momento totalmente inconveniente à risos.
Leis e decretam mudam a todo momento de acordo com o humor de quem nos desgovernam.

4 comentários:

Anônimo disse...

Chantagem emocional ou apenas valentia de moleque escondido. Ele defende o sistema ou Bolsonaro? Quanto ao sistema capitalista covarde, ele pode ficar tranquilo que a última revolução socialista aqui no hemisfério sul foi a cubana. Todas as outras tentativas foram interrompidas com as botas dos americanos. O golpe de direita moderno é aquele que começou no Paraguai e foi bem sucedido. Nicarágua e El Salvador, tentativa de esquerda, pagam a conta até hoje. A Venezuela, é um caso à parte, mas os americanos não saem de cima. Aqui no Brasil, estudar muito para levantar uma tese, é possível sem luta armada, mas excluindo todo o lixo político que habita o legislativo, judiciário e executivo. 50 anos passam rápido. Somos refém das tropas piratas dos estados unidos. Há um livro interessante: "A Trilateral", Nova Fase do Capitalismo Mundial - 1978 EDUCA, Centroamérica - Título original castelhano: Carter y la Lógica del imperialismo. Estudo sobre a 'Comissão Trilateral' - Hugo Assmann, Theodoro dos Santos e Noam Chomsky. Desistir, jamais!
Ventura Picasso de Araçatuba para o Henrique de Bauru.

Anônimo disse...

Fato gravíssimo. É necessário que toda a gente perceba que “isto é terrorismo”, tática de milícia, de guerra. A nossa ferramenta é a denúncia, exigir investigação rígida e divulgar ao mundo. Que fique o alerta —com base nesse fato, outros já vêm ocorrendo pelo Brasil. Temos muito trabalho a ser feito. Com as eleições essas práticas serão cada vez mais utilizadas na maioria dos Estados. Não se esqueçam as milícias estão a serviço da direita e extrema-direita. Estão a serviço da acumulação predatória, da desigualdade e da violência. A mercadoria e o lucro precisam ser mantidas a todo custo e, para garantir isso, a democracia não passa de um detalhe incômodo, principalmente os partidos de esquerda, minorias, etc. O neoliberalismo exige desdemocratização, que é o cerne da virada hegemônica neoconservadora. Táticas de guerra e as forças armadas brasileiras, os tais generais e mais os 2.500 militares que estão ocupando assentos no atual governo, tramam. A militarização da política e da vida, tão evidente desde o golpe, instrumentalizam o medo, o fascismo, o autoritarismo, como controle. Não está sendo trivial para nós no Brasil, desde 2015. Passamos pelo trauma do golpe, pelos excessos lavajatistas, pelos horrores do governo Temer, em 2018 tivemos um período eleitoral turbulento. E agora, mais uma eleição. O jogo é duro. A apologia do eugenismo e da segregação racial se impõem. O silêncio não é mais uma possibilidade. A incapacidade de entender os acontecimentos tampouco. Essa prática política brutal de extermínio, de ameaça, de terror, medo e de rebaixamento das condições de vida é imposto por pessoas que sabem articular não só um discurso de violência, de intolerância, mas de morte. Estamos vivenciando uma radicalização progressivamente desde 2015, deixando de lado as ilusões de que o Judiciário poderá resolver os problemas do sistema político. As pessoas ainda estão apostando nos militares como arautos da ordem??????? Tanto a direita e a extrema-direita nova direita, flertam com ideias do nazifascismo e, contribuem para normalizá-las. E quando são criticados por esses aspectos se refugiam em questões de “liberdade de expressão” e de uma suposta “hegemonia da esquerda”. Fazem com que os piores pesadelos da humanidade voltem à pauta, devidamente legitimados.
advogada Maria Cristina Zanin Sant'Anna

Anônimo disse...

Amiga Cristina, com muita clareza e lucidez você expôs os problemas que temos vivido neste país, as ameaças que temos enfrentado. É enorme o desafio, mas não menor do que nossa disposição para enfrentá - lo. Ainda que estejamos isolados para nos preservarmos vivos, sabemos que contamos com cada um de nós. E com esperança, não com otimismo, seguimos munidos de coragem.
Maria Cecília Campos

Anônimo disse...

Testagem de funcionários de mercados não aconteceu né? Das empresas de cobrança também não.... Mesmo com casos confirmados seguiram com a imunização de rebanho... Que é isso que representa o povo.... Câmara fecha, e os demais... Tem que ficar tudo aberto, segundo a lei estapafúrdia que eles aprovaram . .. que caiu amém, afinal Bauru não pode parar... Já que eles não vão trabalhar aqui, ops, vão trabalhar remoto🙄🤫 poderiam pedir um apoio a outra turma que muito trabalha de uma PL de apoio às empresas mais afetadas, o setor de cultura, alimentação, turismo e entretenimento.... Poderiam fazer de conta que se importam com o povo....
Juliana Vitorino