sexta-feira, 3 de julho de 2020

BEIRA DE ESTRADA (125)


SEXTA DE MUITOS ASSUNTOS

1.) CAIU NA REDE É PEIXE - DO HE PARA COHAB
Rede social é phogo, com "ph" mesmo. Caiu nela não tem jeito. Por duas noites três vereadores bauruenses pernoitaram sozinhos dentro das instalações do novíssimo Hospital das Clínicas, aquele "elefante azul" ali dentro das instalações da USP, colado ao Centrinho. Quando o jogo de empurra-empurra estava decidido e a abertura irremediável, eis que os três vão pra lá com o discurso: "Só saímos daqui com o hospital funcionando e com o primeiro paciente chegando". Na tarde de quarta-feira o paciente chegou e os vereadores se foram, com o JC dando manchete hoje: "HC finalmente é aberto no dia em que o HE superlotou a UTI". Porém, algo ficou no ar e a turma que não deixa a piada passar batida fizeram uma montagem em cima de uma foto deles, mudando o escrito na faixa que seguravam de "O HC É NOSSO" para "Cadê os 54 milhões desviados da COHAB".
É que, resolvendo uma coisa, a outra permanece sem solução e como uma pedra no sapato da própria Câmara, como apregoa o JC em manchete também no dia de hoje: "CEI mostra que conselhos não confrontam dados na Cohab". Era algo assim como convidando-os para não desistirem de promover ocupações em prédios públicos e ao deixarem o do HC, levarem a tralha toda para o prédio da Cohab, pois por lá, algo ainda com certa dificuldade de solucionática. No dia de ontem , conselheiros ligados ao antigo presidente e que deveriam estar por dentro de tudo o que se passava na autarquia, declaram em depoimento na CEI da Câmara, que nada sabiam dos valores desviados e totalizando R$ 55 milhões. Foram 5 membros do Conselho de Administração e 3 do Conselho de Fiscalização e nenhum sabia nada de nada. Desconheciam tudo, inclusive os saques altíssimos mensais e o barco ia sendo tocado em mar de calmaria até que o angu desandou, causando enorme surpresa em todos eles, pois os balancetes eram todos aprovados, sem nenhum problema interno. Gazzetta nomeou nova diretoria e essa se esforça, mas diante do mar de tranquilidade que por lá perdurava, essa CEI em breve se findará inócua de pai e mãe.

2.) ARARAQUARA, PT E PANDEMIA

Um pequeno e singular exemplo de como o trato com a coisa pública e ações pensando em primeiro lugar o ser humano ao invés das leis de mercado, do rentismo e da esculhambação neoliberal.

"Araraquara é hoje o que seria o Brasil, caso não tivesse a intervenção capitalista capitaniada pelo FBI e CIA, para derrubar o governo petista", Aparecido Ribeiro.

Número e atitudes, que quando colocadas na mesa e analisadas, revelam como podem ser melhor geradas a coisa pública e como o são na maioria das cidades brasileiras. Sou mais Edinho e o modo petista de governar.

3.) PRESIDENTE DO PT BAURU FAZ ANOS, EIS ALGO DE SUA RESISTÊNCIA
Claudio Lago merece uma nota em seu aniversário, pois é hoje o presidente eleito do PT - Partido dos Trabalhadores em Bauru e alguém com quem estive nestes últimos anos em todos os movimentos que aconteceram nesta cidade em prol e defesa das liberdades. Passado reconhecido de luta dentro das hostes do Sindicato dos Bancários de Bauru, com incontáveis lutas e feitos. Muitos se arvoram de serem lutadores, mas poucos colocaram a cara para bater muito antes do desGoverno Bolsonaro ser eleito. Eu e ele estivemos em todos os atos contra a Lava Jato nas ruas de Bauru e num momento em que muitos nos estigmatizavam. Fomos contra Sergio Moro e a turma hoje sendo desmascarada num tempo em que, aqui nas redes sociais, isso era visto como aberração e coisa de malucos vermelhos.
Defendemos Dilma e Lula em todos os foros possíveis e imagináveis. A criação do grupo de resistência dentro do PT, o Núcleo de Base DNA Petista também foi algo ousado e veio para marcar definitivamente algo dentro das instâncias do partido, demarcando não só algo novo, mas um posicionamento ousado e logo a seguir, culminando com sua eleição e este novo momento do PT na cidade. Voltemos os olhos para pouco tempo atrás e constate há quanto tempo este mesmo partido não realizava uma mera reunião, seja de sua Executiva ou mesmo Diretório Municipal. Hoje, em poucos meses são várias que já perdi a conta. Os tempos são outros dentro do PT Bauru e muito se deve a atuação deste abnegado militante, o fazendo 24h por dia. Temperamento forte, decidido, gosta de impor sua linha de pensamento, mas aprendeu também a ouvir, ser tolerante, entender todos os lados de uma mesma questão e só se mostra mesmo inflexível com os que não tem mesmo mais jeito, os tais dos irrecuperáveis. Lago é um sujeito e tanto e aprendi na boa convivência a ser seu fiel amigo - como o sou de todos que comigo convivem -, pois sei que sua luta é justa, por uma causa mais que nobre, desses que não se verga, não se vende, não se intimida com caras feias e sabe muito bem o que quer e o que precisa ser feito para voltarmos a ter uma cidade, um estado e um país novamente soberano. Por tudo isto, desejo a ele Feliz Aniversário e uma declaração: conte comigo para todos os embates futuros. Seguiremos juntos até a vitória.

4.) RECADO DIRETO E RETO NO "ENTRELINHAS" DO JC
Saiu hoje como nota na seção Entrelinhas, do Jornal da Cidade, algo sui generis, um RECADO endereçado para alguém, não muito bem especificado, mas para bom entendedor, creio eu, a coisa deve funcionar. Quiseram fazer chegar a alguns mais ouriçados que, os ouvidos e radares estão atentos, ligados e podendo ser acionados a qualquer momento. Mas quem? O alvo é a CEI da Cohab, algo já mais do que constrangedor para a Câmara de Vereadores de Bauru, pois o "tempo passa, o tempo voa e a CEI continua numa boa" (velho slogan cantarolado do extinto Bamerindus). Não sou muito bom de decifrar charadas e enigmas com propostas de duplo sentido, daí, como bom xereta, reproduzo a danada, instigante e provocante nota e questiono para quem souber decifrá-la que me auxilie, pois confesso, fiquei no meio do caminho. Me faltam dados para elucidar a trama do que estava embutido em tão amedrontador recado.

Diante do trio de vereadores já no aconchego de seus lares, de tanta negativa na CEI e nada de novo pintando no ar, nenhum interesse em ocupar o prédio e espremer a coisa para ver se sai algum caldo de teor consistente, creio que o melhor é jogar logo a toalha e entregar de vez para o GAECO continuar seu trabalho. Se de um mato não sairá mesmo coelho, deixem quem de fato investiga continuar as sérias investigações e vamos todos se ocupar de invasões outras, mais amenas, tranquilas e de fácil solução. Por fim, deixo uma saudação efusiva para o sortudo e pé quente trio, que segundo já ouço em zumbidos pela "rede peão", onde se metem, solução a curtíssimo prazo. Nem Mãe Diná...

5.) VERGONHA BRASILEIRA EM CÚPULA MERCOSUL - AQUELE MOMENTO QUE NÃO SABEMOS ONDE ENFIAR A CARA
Somos chacota mundial, agora também regional. Ontem ocorreu mais uma cúpula do Mercosul, quando da passagem da direção para o Uruguai. Todos os presidentes e seus representantes se cumprimentando de forma respeitosa, conversando entre si e somente um isolado. Imaginem qual? Evidente, o brasileiro Bolsonaro. Sua fala foi pífia e acompanhado de outro que todos devem rir às costas, nosso terraplanista ministro das Relações Exteriores. Apenas leu um texto pronto, sem nada mais a opinar, falar, ou seja, entrou e saiu como se lá não estivesse, deixando cair por terra a importância brasileira nas relações com os demais países latino-americanos. Um fiasco atrás de outro, vergonha em cada aparição.

Enquanto Bolsonaro nos fazia corar de vergonha - diante de participações tão alvissareira em passado não tão distante -, o presidente argentino, Alberto Fernandéz sobrou e demonstrou todo o preparo para o exercício do cargo. Alberto em certo momento diz algo como que endereçado a quem continua agindo contra seus próprios interesses e promove o isolamento. "El mundo en el que vivimos es el gran barco en el que estamos todos, y por más que algunos tengan camarotes de lujo, están en este barco que está tambaleando en el medio de este mar de la pandemia", indicou Fernández. Na sequência foi mais contundente. "Siempre digo que guardo por todos los líderes del mundo el respeto que merecen porque sus pueblos los eligieron. Y sé que no pienso igual a muchos de esos líderes. Y sé que mi paso por la historia argentina es absolutamente un paso, y no tengo derecho a frustrar la aspiración continental que tenemos de reunirnos y crecer juntos simplemente porque no pienso igual", disse, em mensagem que foi claramente e direta para Bolsonaro.

Enquanto só Brasil e Chile destoam dos demais, Argentina, Paraguai e Uruguai estão trabalhando unidos e fazendo de tudo e mais um pouco para minimizar os efeitos da pandemia, algo destoante do que faz o presidente brasileiro. Não existe comparação entre a ação nestes países e a do Brasil. Hoje, vergonhosamente, mas acertadamente, o Paraguai não quer brasileiros mais em seus território. Veladamente, para não ferir suscetibilidades, todos pensam e agem da mesma forma, mas não expressam publicamente para não aumentar a tensão e a distensão. O Brasil se fecha cada vez mais para si mesmo e em todas as participações externas, com idas do presidente ou representantes deste desGoverno em cúpulas ou reuniões no exterior, uma vergonha atrás de outra. Somos pífios, pérfidos, estapafúrdios, incoerentes, inoportunos e estamos diante de cada vez maior rejeição mundial. Enfim, não podíamos viver um pior momento, com a pandemia ainda crescendo e o presidente e seu staff agindo de forma totalmente desorientada, como perdidos no meio de um tiroteio. Chegamos ao fundo do poço. Nunca antes senti tanta vergonha pelo país ser tão mal representado em organizações internacionais.

Nenhum comentário: