segunda-feira, 13 de julho de 2020

CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (160)


ELES E ELAS DISSERAM, ESCREVERAM E PUBLICARAM: EU DESCARADAMENTE COPIO E ESPALHO COM O VENTO
“Domingo de "liberou geral"... Curiosidades: nenhum mercado lotado como dizem por aí. Por outro lado, igrejas abarrotadas. De duas, uma: ou não sabem matemática (para calcular os 40%)... Ou são infratores mesmo... dane-se o "cuidar do próximo"... PS.: Certeza que 10% os pastores ensinam direitinho...”, Márcio Machado.

“Passei rapidamente pelo Vitória Régia e me deu até uma paz em ver que Bauru erradicou de vez a Covid. Entupido de gente feliz se divertindo ao ar livre e sem máscara. No parquinho devia ter umas vinte famílias com, mães, pais, avós, crianças, cachorros, papagaios. Acho que nem antes da pandemia eu via tanta gente no parque em um domingo sem ser alguma data festiva. Que bom que o vírus já se foi da cidade sanduba”, Samuel Garcia.

“Putz, aqui do lado de onde moro ( andorinhas/ Pq viaduto), todo domingo festival de pipas!! Puta aglomeração!! Carros com caixas de som torando, cheios de isopores com bebidas!! Uma verdadeira festa!!! E a grande maioria tudo adulto sem responsabilidade nenhuma!! Depois, vão pra casa e transmitem para os familiares. Principalmente quem mora com avós q são grupos de risco... Fico putaaa!!”, Andrea Guerra.

“Praça Val Ral em frente ao colégio Francisco Alves Brizola #Geisel Bauru com mais de 2315 casos de covid19 e 45 óbitos, infelizmente as pessoas insistem em não levar a sério as situação que estamos enfrentando! Aglomeração de pessoas sem máscaras nas praças, jovens bebendo, usuários de drogas e até crianças circulando no meio. Cadê os pais dessas crianças? Viatura da Polícia Militar passa e faz vista grossa, cadê a fiscalização dos responsáveis da prefeitura Municipal de Bauru???”, Hélio Santiago.

“Eu me consumindo por dentro cada vez que saio e vejo o descaso pelas ruas ... Fotos em Facebook ... Sem nenhuma timidez... Postam mesmo ... E meu Deus ... As plantações de girassóis atraindo famílias, amigos, tudo amontoados, e sem máscaras ... Coitado dos girassóis”, Maria Vicentina Cervantes Barbieri.

“Ué, deixa andar sem máscara. Só não pode entrar sem ela nos estabelecimentos onde elas são obrigadas. Entrou? É convidado a se retirar, não saiu? Não será atendido. Deu chilique? Chama a polícia. Tudo isso com muita tranquilidade e discrição. O jeito é fazer o mané se sentir um mané”, Esther Gomes.

“O falso moralismo golpista é um dos principais pilares no processo de produção do maior desastre político do Brasil em tempos não ditatoriais: a eleição de Bolsonaro para a presidência. O resultado é uma democracia açoitada, direitos estraçalhados, a floresta Amazônica derrubada e queimada, o Brasil desmoralizado no mundo e a morte semeada por uma pandemia estimulada criminosamente pelas ações de um governo que não só nada fez para controla-la e salvar vidas, mas que foi um dos principais vetores de sua disseminação, Luis Giannini de Freitas.

“Não adianta trocar de ministro, o governo Bolsonaro/Mourão seguirá a política genocida e em favor dos negócios de grandes empresários e banqueiros que financiaram sua campanha. O que significa mais sucateamento/privatização à saúde e educação pública. Só derrubando esse governo nas ruas, em greves, paralisações e mobilizações permanentes é possível frear essa política”, Franci Leme.
Quem patrocina o "Liberou Geral"

“Quando o avião da alegria voltou dos EUA, praticamente todos os que tinham participado da comitiva estavam contaminados. O presidente da morte testou negativo. Será? Agora que o sacripanta anunciou que está com a Covid-19, todos os que tiveram contato com ele nos últimos dias estão dizendo que não têm o vírus. Será? Só sei que nada sei. E que o roteirista dessa série é bastante criativo”, Chico Bicudo.
“Uma pessoa de Bauru postou hoje dizendo que está recebendo solicitações de amizade de pré candidatos a vereador. Não é que comecei a receber também? Hoje foram 2... Preparem- se , vai começar o bombardeio.... Resido em São Paulo”, Silvia Schütte Fraga.

“Critica quem é esquerda? E vc q votou no Aécio, no BOLSONARO ( q é o fim ) e supostamente no Amoedo? Vai TNC! Queria um Brasil melhor para os seus filhos e netos? Eles sentirão vergonha de você. Babaca!”, Evaldo Rafael Mora.

“Não foi anunciado no início da pandemia que por este motivo água, luz, aluguel e contas não teriam procedência durante o tempo que fosse ??????? todos os meses não só eu mas vários pagam aluguel pagam luz pagam água e todos os aumentos que tem no comércio neste momento de dificuldade e até hoje eu não vi um desconto e nenhuma falta de cobrança ainda mais estando cadastrado no cadastro único, isto devia ser feito automaticamente”, Renato Munhoz da Costa.

“A elite tem um visão da realidade a partir de sua própria origem. Ela gosta de pobre em condições de oferecer mão de obra barata - quando esses pobres perdem a saúde, a frase preferida pelos patrões é: PÉ NA BUNDA! A rua é o futuro de quem não pode ou não tem onde trabalhar dia e noite”, Ventura Picasso.

“Leio que a escola que cobra de mensalidade o equivalente a 4 meses de salário de um professor da rede estadual não está oferecendo aulas on-line. Já o professor da rede estadual, comandado por um midiático secretário, tem seu salário reduzido, aumento na contribuição previdenciária, o bônus adiado sine die, está se virando para aprender e utilizar novas mídias para oferecer alguma coisa a seus alunos e é submetido a todo tipo de pressão e, a cada dia, novas e absolutamente desnecessárias demandas”, Almir Ribeiro.

“Não haverá o que comemorar enquanto ainda tivermos esse "presidente" patético. Agora vem esse ministro com problemas de sexualidade reprimida falar bosta. Desejo o fim desse governo”, Danilo Peron.

BAURU MERECE TANTA DESGRAÇA JUNTA? POR QUE ISSO ACONTECE? O QUE FIZEMOS PARA MERECER ISSO?
Meu dileto amigo, Gilberto Maringoni, bauruense que se debandou daqui tão logo percebeu a limitação do lugar, escreve algo a refletir sobre essa conjunção de tanta coisa ruim num só lugar. Como pode? Ele mesmo explica:

"Sou de Bauru e adoro a cidade. Mas está ficando ruim falar disso. Com o Herodes da Educação, já temos três ministros oriundos da Capital da Terra Branca (eufemismo para um areião em que nada viceja). Os outros dois são o astronauta e o evangélico da Justica. Isso dá três ministros em 25, ou mais de 12% do total.

Centro ferroviário histórico até 1964, o PCB tinha importantes bases operárias no município, o que desencadeou feroz caça aos comunistas após o golpe. Nos anos 1970-80, a presença da esquerda foi tão significativa a ponto de elegermos um prefeito comunista.

Algo desandou por lá. Uma parte de Bauru incorporou com vigor a fascistização nacional.

Por enquanto, é claro", Gilberto Maringoni.

AUSÊNCIA DE UMA BURGUESIA NACIONAL QUE PENSE DE FATO O PAÍS*
* Eis um dos motivos - tenho vários outros -, por sintonizar todo dia na rádio argentina 750AM, programa La Mañana, das 9 às 12h, com Victor Hugo Morales e Fernando Borroni. Este último hoje falou algo sobre este tema aqui abordado por mim e o transporto para o Brasil, onde ocorrem situações similares.

A burguesia nacional só pensa em seus botões e não cede em nada para favorecer à maioria, mesmo em casos como o atual, onde estamos à beira de colapso. Precisaríamos de uma classe burguesa que estivesse de fato comprometida com o país e com o mundo. Menos consigo mesmo e com as tais leis de mercado e mais com o coletivo. Não existe isso de apostar suas fichas num fator dinâmico da economia de mercado, sendo de fatos, em sua maioria um poder político conservador, conduzido por interesses deles mesmos, atendendo interesses minoritários. o país não avança com gente pensando e agindo assim. Como mudar essa mentalidade e fazer com que essa mesma burguesia se renove, se atualize, de modernize e pense mais no coletivo? Sei que são séculos de exploração e muitos ainda agem munidos de leis escravocratas. Se a estrutura hoje vigente não se alterar, não modificar seu modus operandi, o país continuará ad eternum sendo tocado visando algo para uns poucos. Esses parecem não querer construir um país mais justo, apostam na desigualdade, d eternização das diferenças e assim se mantém, com seus privilégios e benesses.
É a derrota da política diante do que representa hoje o mercado, o rentismo, a manipulação de altas quantias de dinheiro por uma minoria, enquanto a maioria padece. Continuando esse esquema, esse enquadramento, o povo sempre ficará de fora, excluído, alijado, menosprezado e pária. Como podemos fazer qualquer tipo de aliança com quem pensa e age dessa forma dentro da estrutura vigente? Os que não querem alterar nada são pérfidos. Jamais sairemos desse estado de miserabilidade ou seremos melhores se nada fizermos. Pelo que vejo, nossa burguesia é pobre de espírito, não pensa grande, age por instinto de preservação, mas também ignorância. Não compreendem o quanto este país poderia progredir se agissem diferente. Não creio o farão e daí, só mesmo estes do lado de cá, os prejudicados e alijados apostarem suas fichas no confronto. Com a cabeça dura dos de nossa elite, só mesmo a martelada e a nossa História já nos mostrou isso.

E AÍ, BOLSONARO MERECE OU NÃO MORRER DE CORONAVÍRUS? - TRABALHO DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Num artigo na Folha de São Paulo semana passada, o articulista Helio Schwartsman, "Por que quero que Bolsonaro morra", levanta uma polêmica relevante: como cada pessoa interpreta os textos que lê? Quem lê só o título, sem a argumentação, o critica de forma voraz, mas quem se atem aos fatos, detalhes citados na narrativa, talvez tenha outra opinião. Você leu o texto? Acompanhou a polêmica? Reproduzo aqui o texto, mas peço encarecidamente, não me venham com lenga lenga sem antes ter feito a lição de casa, ou seja, a leitura do texto com o devido afinco e atenção. Creio que, Helio possui argumentos muito fortes e consistentes. Enfim, primeiro precisamos saber se Bolsonaro tem de fato o vírus ou o anúncio é mais uma deslavada mentira, prática usual deste inconsequente cidadão.

Nenhum comentário: