terça-feira, 7 de julho de 2020

OS QUE FAZEM FALTA e OS QUE SOBRARAM (139)


NO MESMO DIA, LADO A LADO NO JORNAL, DUAS PESSOAS DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A HISTÓRIA DAS LUTAS DESTA CIDADE
Amigos que se vão e o mundo vai ficando cada dia mais pequeno, complicado e as relações se evaporando com estes, pois as peças de reposição ocorrem, mas estão ainda sendo formadas, construídas, formatadas e estes que se vão já estavam prontos, calejados, com histórico de luta e resistência. No dia de ontem, segunda, 06/07, o baque com a perda de dois amigos, duas pessoas de luta, fibra, garra e dessas que sempre estiveram na lida e luta em prol da defesa dos interesses dos trabalhadores e causas sociais, a da transformação deste nosso mundo em algo bem mais palatável do que vislumbramos e temos hoje. Beto Imaginário, José Roberto Batista, 67 anos e Dona Ruth, Ruth do Amaral Sampaio, 82 anos, são destes a deixar saudade, pelos menos nos que tem por lema a transformação do mundo, moldando-o para atender aos interesses da maioria, os explorados e espoliados.

Ativistas como poucos, souberam se tornar referências com suas atuações, pois ousaram, enfrentaram os dragões da maldade com afinco, fé, perseverança e garra, muita garra e disposição. A recordação que carrego de ambos é a da resistência, a de estar sempre na frente de batalha enquanto tiveram essa possibilidade. Dela souberam dignificar a causa da luta, cada qual em seu campo de ação. Minhas últimas recordação de ambos são de vê-los já em outro momento de suas vidas, Beto aposentado, afastado da frente de batalha, de chinelos de dedos e andando perto de sua casa, ali nas proximidades do Bar da Rosa, sempre solicito, pronto para o diálogo e sabendo como ninguém aconselhar para a continuidade da luta e o não esmorecimento. De Dona Ruth, a sapiência conquistada ao longo do tempo, sempre calma, inquebrantável no seu ideal de vida, participando quando podia das manifestações pela defesa contra a perda dos nossos direitos. Ontem ao assistir ao jornalismo da TV Tem, 19h, me alegro em ver que uma das fotos ali expostas quando dela falaram era minha (não me deram o crédito), tirada numa manifestação anti racista lá no parque Vitória Régia, mais de uma década atrás, ela envergando uma camiseta de sua causa - também a nossa causa. Ou seja, esses dois, não perderam ao longo do tempo o ímpeto pela causa abraçada uma vida inteira. Isso os tornaram grandes e inesquecíveis.

PARA MELHOR COMPREENSÃO DO PEQUENO COMERCIANTE DAS CULPAS PELO AGRAVAMENTO DA SITUAÇÃO – PAPO TRAVADO DOMINGO PASSADO
Postei aqui pelo facebook no domingo passado, 05/07 uma foto do Bar do Barba todo adaptado para atender o público dos frequentadores da feira: “Bar do Barba, boca de entrada da Feira do Rolo, hoje não funcionando, mas sim o bar, com todo cuidado, linhas demarcatórias no chão, filas específicas para comida e bebida, nada sendo consumido no local e o seu Estevão ali do lado de dentro, touca na cabeça e aguardando os clientes aparecerem para poder conseguir pagar suas contas”.

Um dos comentários veio do pequeno comerciante, amigo e filho de baita amigo, o Marcelo Corrales, com trailer de espetinhos – o mais famoso do local -, Espetinhos Anhanguera, ali ao lado da Faculdade do mesmo nome, no começa de rua lateral. Ele, assim como Barba, sofrendo no momento escreve: “Muitos não estão nem abrindo Mafuá !!! Como eu, até tentamos mas não estava dando, pois com o isolamento nas proximidades da faculdade Anhanguera, local esse ermo a noite, estamos fechado, sem nossas receitas!!! A quase 10 anos de trabalho e dedicação, e esse Prefeito preferindo fazer pista de Skate, muitos PADECENDO, ADOECIDOS!! E essa mal Governança, está difícil viu. Espero que nossos Eleitores façam valer seus direitos e Deveres nas Eleições... Espero uma Bauru melhor e não uma cidade Abandonada pela Gestão atual, estão se enriquecendo nas nossas Custas...”.

Respondo a ele com todo carinho e atenção: “Marcelo, toda vez que passo lá na beirada da Anhanguera, na subida da ladeira lateral, olho pros lados do trailer de vocês. Eu imagino o que estão passando e não só entendo, como me coloco no lugar de vocês. Estamos todos ADOECIDOS. Culpa maior é deste desGoverno Federal, que diz que vai ajudar os pequenos empresários e comerciantes, mas não o faz, deixa todos ao relento. Olhemos para outros países, nem tão ricos como o nosso, por exemplo a Argentina, onde os pequenos são valorizados neste período. Por aqui, além de abandonados, existe uma campanha contra o isolamento. Tudo errado. O prefeito tem muitos erros, concordo, mas nesse caso da pista de skate, nada podia fazer, pois recebeu verba carimbada para essa obra, algo decidido bem antes da pandemia. Ele até tenta, os órgãos representativos do comércio e empresários defendem Bolsonaro e não o cobram a contento. Pense bem se vale a pena abrirem agora, sem aulas e gastar mais e não ter clientes. São tantas coisas juntas e misturadas bagunçando nossas cabeças. Creio que, mais um último esforço e a coisa em mais um mês estará tomando outro rumo. Pressão para cima dos governantes, do Federal, Estadual e Municipal, mas na dose certa”.

Outro amigo, o presidente do PT Bauru, Claudio Lago coloca sua opinião: “Oi Marcelo, tudo bem, vou dar meu pitaco, embora compartilhe o mesmo sentimento seu com relação ao Gazzeta, o problema das micros e pequenas empresas é um problema que deveria ser custeado pelo governo federal, porque é o único ente que pode emitir dinheiro e títulos, acho que seja consenso que a pandemia trouxe um prejuízo enorme para a economia, não só Brasil, e como foi feito mundo a fora? Rateando entre todos, França, Inglaterra, Argentina, Paraguai, etc,,,aqui o Governo não assumiu a centralidade da política de combate a pandemia, nem do prejuízo, e esta deixando "cada um por si" ou para os mais pobre pagarem, isso vai levar a uma quebradeira nos pequenos e nos mais fracos, justamente o setor que mais emprega no pais. Com relação a pista de skate, é uma emenda parlamentar de 2017 do deputado federal do PT, NILTO TATTO, que só agora foi liberada e tem fim determinado, mas uma das exigências para indicar a emenda é que fosse construída na periferia, tão carente de aparelhos públicos de lazer, lembrando que a única pista hoje da cidade, fica em bairro nobre. De mais, passando a pandemia, quero pegar o Henrique e voltamos no seu trailer para comer um frango com bacon. Abraço”.

Ele responde primeiro ao Claudio: “Verdade bem dito, governo esqueceu que a maioria, devido a Corrupção, vende o almoço para Comer a Janta, e hoje nem isso pode fazer, sem suporte, aí vem dizer que os brancos liberam microcréditos para nós, MENTIRA ESFARRAPADA, se vc não tiver uma boa movimentação e tiver em Ordens, eles não ajudam Nada, fui prova disso ... Esperamos logo estar lá para Atendê-los!!!” e depois a mim: “Verdade Mafuá, estamos de mãos atadas!!! Tomará que volte logo, pois se não estamos vendo quase 10 anos indo Pro Ralo... Ralo esse que nosso Desgoverno fez com nós pequenos empreendedores, Somos uma classe que movimenta muito o País!!! Conversei ontem com uma Paraguaia e ela me disse que lá o Presidente deu suporte aos Pequenos, agora aqui Somos Esquecidos...”.

Por fim, estreito os laços com algo mais: “O Claudio Lago foi modesto. Eu me recuso a ir no seu estabelecimento e comer um só espeto de frango com bacon. Estou babando, água na boca, mas sair de casa, ir até lá na beirada da Anhanguera e comer um só é o mesmo que tentar esvaziar o oceano com uma colher”. Ele me retribui: “kkkk logo estaremos por lá!!!!!”.

PITACO FINAL DESTE MAFUENTO HPA: Sei que não existe um consenso e um entendimento de quem de fato é a culpa maior pelo desastre ocorrendo com todos os pequenos comerciantes deste país. Todos possuem seu grau de culpa, inclusive o ocaso, a pandemia, mas com um Governo realmente preocupado com os seus, tudo poderia ser amenizado. Aqui não o é, pois Bolsonaro incentiva a reabertura sem oferecer nada em troca, colocando todos num imenso grau de risco. Não abre os cofres para os pequenos, mas o faz para os grandes e os apaniguados. E a cobrança ocorre de forma insipiente para com o maior culpado. O prefeito, errado ou certo, está na ponta tentando agir, com pressão de todos os lados, enquanto o presidente flana como se resolver a maior parte do problema não fosse com ele. Teríamos um outro momento se Bolsonaro tivesse tido uma atitude diferente deste o princípio e se, todos nós o cobrássemos com mais rigor. Falta também a nós essa coesão para ver nossos direitos cumpridos e atendidos.

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK PEQUENO COMERCIANTE:
Marcelo Corrales - Triste Situação que Estamos Vivenciando nesse momento!!! Falo por todos os comerciantes que tiveram seus Comércios prejudicado pela COVID 19, Agora me diz ou me responde uma coisa, Será que nosso Políticos tiveram ruas RECEITAS DIMINUÍDAS, OU PERDIDA 100% como muitos de Nós ❓❓❓❓❓ CLARO QUE NAO NÉ !!!

Henrique Perazzi de Aquino - Marcelo Corrales esses não perderam nada nós quase tudo.

Nani Bittencourt - Vou usar uns recortes de sua fala pra esclarecer uns e outros.

Eric Schmitt - Os comerciantes e os brasileiros em geral não foram prejudicados pelo covid mas pelo desgoverno... mas não vi nenhum real movimento exigindo do governo a ajuda que a maior partes dos países do mundo de direita e de esquerda forneceram aos cidadães deles para superar a crise. Em vez disso, tivemos muitos movimentos criminosos para reabrir tudo nos piores momentos, provocando uma contaminação descontrolada e o caos atual. Depois dois a três meses de real combate com isolamento drástico os países retomam pouco a pouco uma vida aceitável enquanto o Brasil, depois de 4 meses de medidas meia boca e incentivos a burlar os isolamentos, não chegou ainda ao máximo de disseminação... E não é surpreendente que os 3 países ainda no auge da crise têm governos de extrema direita: USA Brasil e Índia...

Henrique Perazzi de Aquino - Eis o que o desGoverno de Jair Bolsonaro deveria estar fazendo, mas como nunca fará isso, dele só podemos esperar mentiras e nada beneficiando as massas necessitando de ajuda: https://operamundi.uol.com.br/.../argentina-debate...OMENTÁRIOS