domingo, 5 de julho de 2020

RETRATOS DE BAURU (242) e REGISTROS LADO B (02)


“LADO B” A IMPORTÂNCIA DOS DESIMPORTANTES – SEGUNDA ENTREVISTA, HOJE COM MARIA DO CPT, CHEIA DE LUZ E CONTAGIANTE HISTÓRIA DE VIDA
Será hoje, domingo, 14h, podendo ser acessada aqui pelo meu facebook a segunda LIVE deste que se intitula Historiador das Insignificâncias, pois enquanto a maioria das lives hoje rolando pela aí (e como tem live, hem gente!) são com os ditos importantes, os bambambãs, eu sigo na contramão e no meu descaminho mostrando outros lados e possibilidades, a das pessoas comuns, todas com belas histórias e trajetórias de vida. Por aqui, a cada domingo, uma nova entrevista e nela alguém dos meandros desta cidade, num resgate cheio de emoção, pois ali estará sempre algo da vida vivida, os ditos subalternos, todos lutadores e desbravadores, ligação umbilical com o povo e seus anseios. Por aqui, a cada domingo a valorização da vida de gente que pega no pesado, faz e acontece, contínua luta de uma vida inteira em busca de dias melhores para si e para todos ao seu lado. Confiram.

Nesta segunda Live/Entrevista a escolhida é MARIA DA LUZ, ou MARIA DO CPT como sempre foi conhecida em Bauru e região. Moradora do Assentamento Terra Nossa, em Aymorés, parte em Bauru e outra em Pederneiras, ela estará contando algo de sua vida, luta, os envolvimentos sociais e em uma hora, bocadinho de sua contagiante vida.

Em 06/07/2010 publiquei dela no blogo do Mafuá: "Maria Aparecida Luz é uma assentada junto ao Terra Nossa, ali em Aymorés. Está com a situação de seu lote legalizada e dali não arreda pé. Figura das mais conhecidas nos meios sindicais e sociais de Bauru, poucos saberiam de quem se trata a chamando pelo nome. Já, quando se fala de MARIA DO CPT, poucos são os que não a conhecem. Na luta, ou na lida desde que me conheço por gente, essa batalhadora lutadora sempre esteve envolvida com alguma espécie de militância. O apelido vem de outra luta, a do CPT – Comissão Pastoral da Terra, da igreja católica, da qual não se afasta. Maria anos atrás saia de um casamento de décadas e tomou a decisão que tanto queria na vida e adiava por causa da família, a de morar e vivenciar in loco a luta da reforma agrária no país. Junto desde o início da luta dos trabalhadores rurais em Aymorés, entre idas e vindas acabou por juntar-se ao pedaço de terra do irmão e hoje, além dos afazeres domésticos, os das várias frentes de luta, é também uma das coordenadoras do local. Muito respeitada, milita no PT desde quase sua fundação e afiadíssima com tudo do acampamento é uma espécie de porta-voz de todos. Irradia confiança e perseverança na luta, além da esperança de dias melhores para todos os seus pares. É uma mulher de luta e de muita fibra, tornando-se um verdadeiro cartão de visitas do assentamento. Vê-la aos 52 anos comandando a cozinha nos eventos sociais por lá é a constatação de se estar diante de uma pessoa feliz e de bem com a vida, lutando de mangas arregaçadas, como sempre fez a vida toda".

Abaixo dois recados já publicados anteriormente e aqui novamente postados, como explicação para o uso dos termos “Importância dos Desimportantes” e “Historiador das Insignificâncias”. Minhas explicações estão muito bem resumidas nas duas citações:

RECADO DE LUIZ ANTONIO SIMAS, O HISTORIADOR DOS VAGABUNDOS:
"Recado para os babaquaras que vez por outra me chamam de "historiador de vagabundos" (como aconteceu agora, agressivamente, na outra rede. Bloqueei os incautos). Eu sou um historiador de vagabundos. Isso é evidente e é elogio, para descontentamento dos "homens de bem". Vou repetir: eu sou um historiador dos "vagabundos" subalternizados pelo processo histórico que, ainda assim, são sujeitos de suas histórias. Têm história, pô. São invisibilizados, mas têm história. Insisto nisso. Não escrevo história de poderoso. Não quero e não posso sair do Brasil. Não tenho grana, tenho mãe, pai e irmãos aqui, todos os meus estudos são direcionados para a cultura carioca e brasileira. Vou sair daqui pra estudar as encruzilhadas da minha cidade? Não dá. Eu preciso frequentar botequins e macumbas para estudar o que estudo, é óbvio. No meio do horror, tenho algumas expectativas: uma delas é contar as histórias da cidade na cidade. Na rua, na encrenca, no perrengue, mas ancorado em pesquisa e reflexão de ponta. Como o povo comum do Rio de Janeiro merece. Eu não sairei vivo do Rio de Janeiro. E muito menos morto, já que serei enterrado aqui. Me aturem ou dividam comigo as cervejas no balcão" (Texto publicado no blog Mafuá do HPA em 28.07.2019).

JORNALISTA CHICO FELITTI EM PALESTRA NA UNESP BAURU:
“Eu estou sempre em lugares onde muitos não gostam e não estão. Cato minhas histórias nesses ambientes, pois sei que o acesso a informação é um privilégio e daí vou atrás dele. (...) Nada é essencial, existem milhões de trilhas a serem seguidas e conquistadas. Claro que conta você ter experiência profissional, internacional, essas coisas, mas o que conta mesmo é a boa história, algo considerado essencial e a forma como você a escreve. Ninguém consegue ter a cesta básica do jornalismo por inteiro. (...) O mercado, todos sabemos, se dissolveu por inteiro, está em pandareco, mas pense nisso: o que essa dissolução acarreta? O jornalismo que se autogere presta um serviço pra muita gente. Não precisa todo mundo escrever sobre o que rola nos salões grã-finos. Eu optei por escrever o que está por detrás desses salões e vejo que isso desperta muito interesse. Tem boas histórias em cada canto que circulo. Mesmo com tudo de pernas para o ar, eles, os donos das publicações continuam precisando da gente para boas histórias e notícias. (...) Vivo de biscates, de pequenos trampos, que na junção, me são satisfatórios. Existe esse novo mercado, ele não vai conseguir abarcar todos nós, mas muitos estão conseguindo se safar dentro dele. (...) O jornalismo, mesmo que você não consiga emprego com ele, saiba que essa formação pode ser muito útil para outras coisas, principalmente para te ensinar a pensar” (Texto Publicado no blog Mafuá do HPA em 10.05.2019).

Eis o link da Live/ Entrevista/ Bate Papo com Maria da Luz: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/3609885212374795/

REPERCUSSÃO:
1.)
"Henrique sempre digo que vc escreve e descreve como ninguém, e que deveria escrever muito mais, eu me sinto honrado de ter sido homenageado por vc. Pois bem, fiquei feliz por essa homenagem á Maria, eu estremeço sempre que leio ou ouço esse nome, pela santidade e porque é o nome de minha mamãe, confesso que também arrepiei nessa homenagem, pois, como vc já disse trata- se de uma SUPER MARIA, uma grande mulher que representa muito bem a garra e a perseverança das mulheres, e não esmorece aconteça o que acontecer.
Uns conhecem, como Maria da CPT, Maria do Horto, mas eu a conheço como MARIA DA CAFS, a maior cooperativa do Horto Aimorés, a maior do Horto e que nesse momento está operando um contrato do PNAE ( merenda escolar ) e apresentando um Projeto do PAA, 120.000 reais que devem reverter em alimentos da Agricultura Familiar para entidades e pessoas em vulnerabilidade social.
É uma incansável na luta por dias melhores dos Hortos l e ll que sobrevivem com dificuldades pela incompetência do INCRA e má vontade política.
Nos Hortos onde a Maria é uma das lideranças moram 354 famílias que poderiam hoje estar SUSTENTANDO O ESTADO DE SÃO PAULO, se tivessem o mínimo de apoio do INCRA e FAMIGERADA VONTADE POLÍTICA, esse assunto é complexo pq muita crítica infundada é destinada a esses produtores assentados mas é porque os CRÍTICOS NÃO CONHECEM A REALIDADE E O DIA A DIA DESSE PESSOAL.
MARIA LUZ, continue sua luta, seus objetivos, seus ideais porque deve haver LUZ no fim do túnel e chegaremos lá, porque MESMO DISTANTE, TENHO PROJETOS E OBJETIVOS QUE VÃO MUDAR ESSA TRISTE REALIDADE.
Você é uma DESIMPORTANTE MUITO IMPORTANTE PRA CONTINUAR GALGANDO ESPAÇO E CONQUISTAS PRA ESSA FRÁGIL, PORÉM, DESTEMIDA CLASSE FEMININA E AGRICULTURA FAMILIAR.
PARABÉNS HENRIQUE", Rafael Santana de Lima.

2.) "Amigo Henrique, se Maria da Luz é "desimportante", para você eu francamente não sei quem seria importante ?, uma pessoa que conheço e tem um histórico de luta que soma uma vida, que nunca se vendeu e mantem até hoje sua luta, para mim Maria da Luz é muito importante, DESIMPORTANTE é vereador populista, oportunista", Sivaldo Camargo.
Uma das respostas do HPA: "Então, o que faço é tentar quebrar esse paradigma dos que menosprezam estes tantos e os tratam de forma despreziva. Nós, eu, você e tantos outros estamos aqui exatamente para reverter isso e mostrar o quanto são importantes. Na verdade, a utilização do nome DESIMPORTANTE é para cutucar mesmo, fazer entender pelo avesso da coisa. Baita abracito e domingo que vem tem mais".

5 comentários:

Henrique disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:
Celso Costa · 30:53 Maria Luz é patrimônio histórico da luta pela terra ...grande cooperadora da conquista do Assentamento Horto de Aimores...pela CPT

Claudio Lago - Muito bom Henrique, Maria \luz é grande companheira de luta.

Rosenane X Carlos- Quem tem mais contato e aproximação de cordenador e consegue

Celso Costa - 1 É isso Henrique Perazzi de Aquino....valorizar o lado b da historia...que muita das vezes fica sempre em a segundo plano...sempre servindo de base para o alfabeto!

Rosenane X Carlos - Parabéns Enrique bom trabalho

Luciano Lopes Dos Santos - Valeu ereqre

Celso Costa - Assentamento Horto de Aimores é Terra Nossa , sempre ....

Jose Maria Rodrigues - Boa tarde amigo meu ZAP 14 996635763 temos um documentário do assento que a Maria participor
Tá no YouTube Pricila o título e a terra e nossa
Henrique me chama no ZAP que lhe envio o site

Henrique Perazzi de Aquino - Jose Maria Rodrigues, que bom. Quero assistir e divulgar. Tenho comigo que as coisas são assim mesmo, várias versões para a mesma passagem histórica. Na junção de todas é que chegaremos a um consenso e melhor entendemos o que de fato se passou. Se pude…Ver mais

Henrique Perazzi de Aquino - Só posso estar mais do que feliz, com mais de 300 pessoas visualizando e tendo acesso ao bate papo. Missão cumprida. Semana que vem tem mais e a cada domingo uma novidade e tanto. No sábado pela manhã divulgo o nome de quem irá participar da nova rodada de bate papo Lado B. Obrigado por tudo.

Henrique disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 2:
Henrique Perazzi de Aquino - A LIVE VAI TER UM PEQUENINO ATRASO DE ALGUNS POUCOS MINUTOS: MARIA DA PAZ ME PEDE SE DÁ TEMPO DELA ALMOÇAR PRIMEIRO. MINHA RESPOSTA: "EVIDENTE, VOCÊ EM PRIMEIRO LUGAR E DEPOIS O PAPO. MELHOR DE BARRIGA CHEIA". CREIO QUE NO MÁXIMO UMAS 14H15 ESTAREMOS NO AR.

Roque Ferreira - Conheci a Maria há muito anos, quando ela morava no Beija Flor. Na época eu militava ajudando na construção de Associações de Moradores de Bairro. Nossas reuniões e encontros era na praça da árvore. Lutamos e conseguimos uma casa da Cohab para a sede.

Henrique Perazzi de Aquino - Ela reconhece isso e te cita em vários momentos no bate papo.

Roque Ferreira - Henrique Perazzi de Aquino Lá se vão mais de 35 anos Henrique. Gosto muito da Maria.

Henrique Perazzi de Aquino - Roque Ferreira veja o vídeo com o bate papo, muitas histórias revividas.

Sivaldo Camargo - Amigo Henrique Perazzi de Aquino, se Maria da Luz é "desimportante", para você eu francamente não sei quem seria importante ?, uma pessoa que conheço e tem um histórico de luta que soma uma vida, que nunca se vendeu e mantem até hoje sua luta, para mim Maria da Luz é muito importante, DESIMPORTANTE é vereador populista, oportunista.

Henrique Perazzi de Aquino - Então, o que faço é tentar quebrar esse paradigma dos que menosprezam estes tantos e os tratam de forma despreziva. Nós, eu, você e tantos outros estamos aqui exatamente para reverter isso e mostrar o quanto são importantes. Na verdade, a utilização do nome DESIMPORTANTE é para cutucar mesmo, fazer entender pelo avesso da coisa. Baita abracito e domingo que vem tem mais.

Tatiana Calmon Karnaval - A Maria não é desimportante, talvez não seja da elite, não saia nas colunas sociais, mas é muito importante na vida de todos nós. Acho que você garimpou mal essa palavra meu caro hpa.

Henrique Perazzi de Aquino - Desimportante somos todos nós para este sistema. Que bom que tenhamos essa discussão, pois entre nós temos essa certeza, mas seria tão bom isso também ocorrer dos que escreveram nossas História e muitos pela aí produzindo jornalismo de uma forma preconceituosa.

Roque Ferreira - É meu caro. Sou abrigado a concordar com o Sivaldo Camargo Existem milhares de pessoas que "não são personalidades" e que têm uma grande importância na vida cotidiana. A Maria desde de sempre foi uma lutadora, o inclusive na luta pela ocupação do Horto de Aymorés.

Henrique Perazzi de Aquino - Dar importância para estes, todos iguais a nós, eis algo para quebrar barreiras e vergar conceitos. Semana que vem tem mais. Essas histórias, além de muita importância, cativam e nos reviram por dentro e por fora. Somos nós ali retratados.

Roque Ferreira - É uma iniciativa bacana. Siga em frente.

Sivaldo Camargo - amigo Henrique, sei das suas intenções em relação as pessoas citadas e o que elas representam pra você e para nós também.Mas tenho que confessar que o termo desimportante não me agrada nem um pouco, como disse o companheiro Roque Ferreira desimportante para quem ? sugiro que tenha coragem de criar um post e live - " os desimportantes que se acham importantes". pode pedir sugestão que vai ter nomes até 2028.

Henrique Perazzi de Aquino - A intenção é exatamente esta, sem tirar nem por. Entre nós, evidente que os consideramos de muita importância. Mas, por outro lado, o da própria historiografia, quase nenhuma. Cito um único exemplo: Revolta da Chibata. Como João Cândido é retratado e como se deu sua vida pro resto dos seus dias? Vejam o que aprendemos dele e entendam onde quero chegar. Existe toda uma vertente hoje usando de uma nomenclatura deles para demonstrar exatamente o contrário. Seria mais que ótimo ver os que os assim consideram, passar a pensar igual a nós após ver a história destes. Viajemos nessa possibilidade.

Sivaldo Camargo - Esse texto é uma resposta ?


Henrique disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 3:

Henrique Perazzi de Aquino - Não preciso, pois tudo está tão claro. Os desimportantes da historiografia sendo tratados com toda importância. Quer coisa melhor que isso?

Sivaldo Camargo - Henrique sim, você está querendo dizer que depois que estas pessoas saírem na sua página elas deixariam de ser desimportantes e se tornariam importantes ?

Henrique Perazzi de Aquino - Sivaldo Camargo, evidente que não. Logo eu, um desimportante de carteirinha não teria essa condição. É que me parece não está tendo um entendimento do título "O importância dos desimportantes". Os desimportantes para a elite e a historiografia oficial ,sempre assim designados, tendo por aqui uma visão dando-lhes toda a importância que são merecedores. Eu não sou único a fazer isso, trata-se de uma vertente histórica. Faço isso não para reforçar algo estigmatizado, mas exatamente para com ironia, quebrar e mostrar o outro lado. Procure enxergar por esse lado.

Sivaldo Camargo - Henrique, amigo me desculpa estar entrando no seu post e dando pitaco, mas digo que procure como disse no texto acima tentar atingir a elite e a históriografia oficial, por aqui você está chovendo no molhado e não vejo estas pessoas como ironia, eu ainda lhe digo são pessoas IMPORTANTES.

Henrique Perazzi de Aquino Você não está conseguindo chegar no objetivo da coisa. Quem foi que lhe disse que trato essas pessoas com ironia? A ironia é para tratar os historiadores oficiais e essa elite bestial, que também enxerga gente como nós, eu e tu, como desimportantes e desprezíveis. A ironia é para com estes, nada além disto. O mais importante para mim neste momento é outra coisa e meu objetivo foi alcançado hoje quando a Maria da Luz quase ao final disse que não estava bem de saúde e que com a conversa ela melhorou. Ganhei o dia ali. Teve mais quando afirmou algo assim e isso me enche de orgulho pelo que faço e como faço: "Só você mesmo para me fazer e proporcionar algo assim". Ou seja, meu caro amigo, assim desmonto todos os argumentos contrários. Deixa eu te fazer uma pergunta: Você acha que eles tratam a mim e a ti como importantes ou desimportantes? Eu me assumo como e você se assume? Eu me assumo desimportante pra eles, mas não para tantos outros a nos considerar importantes. Estou só ressaltando a importância dos considerados desimportantes e dando-lhes toda a importância merecida. Tão simples. Pitacos são sempre bons, continue. Semana que vem trago alguns historiadores tratando deste tema para prolongar um pouco mais como a gente quebra com conceitos preconcebidos se utilizando de termos usados por aqueles que não nos consideram. Essa discussão vai longe. Percebeu a importância do denominado desimportante? Imensa, incomensurável, vejo aqui, até mesmo incompreensível.

Sivaldo Camargo - ok amigo, eles quem ? disse que me tratam de desimportante ou importantes ?

Henrique disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 4:
Henrique Perazzi de Aquino Sivaldo Camargo, descomplique: eu estou chamando de IMPORTANTE os que são chamados de desimportantes por certa parcela deste país. Desimportante para quem? Tá mais do que explicado. Quanto a me ou te tratar de desimportantes, já conversamos muito sobre isso e você mesmo observando seu público, os que presenciam seus espetáculos, sabe como parte significativa da elite, da classe política, dos donos do poder, dos tais "forças vivas" nos enxergam. Eles não dão importância nenhuma para o que fazemos, mas sabemos de nossa importância, daí o titulo justamente para provocar, mas não entre a gente e sim na cabeça lá deles.

Henrique Perazzi de Aquino - Vamos matar a charada assim, meu caro amigo Sivaldo Camargo. Nos imaginemos numa prova de vestibular e a de REDAÇÃO exatamente essa. Discorra sobre: "Lado B - A Importância dos Desimportantes". Eu discorreria laudas e laudas e creio, teríamos o mesmo entendimento no frigir dos ovos.

Sivaldo Camargo - acho muito mais bonito do que rotular as pessoas como importante e desimportante, mostre o lado guerreiro e positivo para Todos que venham ler seu texto !

Henrique Perazzi de Aquino - Meu caro, mesmo discordando, sua opinião é sempre muito importante para mim. Eles nos tratam tão mal e não contemporizo mais. "O lado guerreiro e positivo" está enaltecido no projeto, que deve continuar todo domingo. Já tenho mais três no prelo. Obrigado.

Henrique Perazzi de Aquino - Só posso estar mais do que feliz, com mais de 250 pessoas visualizando e tendo acesso ao bate papo. Missão cumprida. Semana que vem tem mais e a cada domingo uma novidade e tanto. No sábado pela manhã divulgo o nome de quem irá participar da nova rodada de bate papo Lado B. Obrigado por tudo.

Anônimo disse...

Henrique sempre digo que vc escreve e descreve como ninguém, e que deveria escrever muito mais, eu me sinto honrado de ter sido homenageado por vc. Pois bem, fiquei feliz por essa homenagem á Maria, eu estremeço sempre que leio ou ouço esse nome, pela santidade e porque é o nome de minha mamãe, confesso que também arrepiei nessa homenagem, pois, como vc já disse trata- se de uma SUPER MARIA, uma grande mulher que representa muito bem a garra e a perseverança das mulheres, e não esmorece aconteça o que acontecer.
Uns conhecem, como Maria da CPT, Maria do Horto, mas eu a conheço como MARIA DA CAFS, a maior cooperativa do Horto Aimorés, a maior do Horto e que nesse momento está operando um contrato do PNAE ( merenda escolar ) e apresentando um Projeto do PAA, 120.000 reais que devem reverter em alimentos da Agricultura Familiar para entidades e pessoas em vulnerabilidade social.
É uma incansável na luta por dias melhores dos Hortos l e ll que sobrevivem com dificuldades pela incompetência do INCRA e má vontade política.
Nos Hortos onde a Maria é uma das lideranças moram 354 famílias que poderiam hoje estar SUSTENTANDO O ESTADO DE SÃO PAULO, se tivessem o mínimo de apoio do INCRA e FAMIGERADA VONTADE POLÍTICA, esse assunto é complexo pq muita crítica infundada é destinada a esses produtores assentados mas é porque os CRÍTICOS NÃO CONHECEM A REALIDADE E O DIA A DIA DESSE PESSOAL.
MARIA LUZ, continue sua luta, seus objetivos, seus ideais porque deve haver LUZ no fim do túnel e chegaremos lá, porque MESMO DISTANTE, TENHO PROJETOS E OBJETIVOS QUE VÃO MUDAR ESSA TRISTE REALIDADE.
Você é uma DESIMPORTANTE MUITO IMPORTANTE PRA CONTINUAR GALGANDO ESPAÇO E CONQUISTAS PRA ESSA FRÁGIL, PORÉM, DESTEMIDA CLASSE FEMININA E AGRICULTURA FAMILIAR.
PARABÉNS HENRIQUE.

RAFAEL SANTANA DE LIMA