segunda-feira, 27 de julho de 2020

CARTAS (218)


DOMINGO DE BELAS MISSIVAS NA TRIBUNA DO LEITOR
Nem todo domingo é desta forma e jeito. Em alguns, cartas reafirmando o preconceito e o momento perverso, onde a mente humana acompanha o que pior temos, alinhada aos que o apunhalam. Neste domingo, ufa!, nas missivas publicadas na Tribuna do leitor, página inteira dominical do Jornal da Cidade, 26/07, uma seleção de boas leituras e interpretações do momento atual. Faço questão de reproduzir uma por inteiro e indicar com link a leitura de outras. Assinaria a maioria sem nenhum problema.


1.) VOU DESENHAR PARA O CAFEO - MARCOS PAULO RESENDE
Link: https://www.jcnet.com.br/opiniao/tribuna_do_leitor/2020/07/730849-vou-desenhar-para-o-cafeo.html
Em 2016 o economista Reinaldo Cafeo, em suas colunas, fazia seguidas defesas da aprovação da famigerada PEC do Fim do Mundo, que congelava os gastos públicos por 20 anos no Brasil, que precarizaria ainda mais os serviços públicos em nome da farra da rolagem da dívida pública. Depois, em 2018, abraçou a eleição de Jair Bolsonaro e o projeto neoliberal do Chicago Boy Paulo Guedes, mesmo com todo o discurso fascista do Jair e esquecendo que economia antes de ser exatas ela precisa ser social. Defendeu a Reforma da Previdência, que atacava ainda mais os trabalhadores e mantinha os privilégios de uma elite financeira(os tais "agentes econômicos" que tanto defende), repetindo o "mantra" do Guedes de que a reforma geraria milhões de novos empregos e que o novo governo manteria o dólar na casa dos 3 reais e poucos, além de uma recuperação econômica. Logo se viu o contrário: a precarização acelerada do trabalho, disparada do dólar e uma recessão econômica para ser a pior do Brasil republicano. Entre tantos desastres e falta de decoro do Jair, chega uma pandemia para empurrar de vez para um caos social, tivemos todo o tempo para preparar o país e rapidamente sair dessa assim como outros países fizeram. Mas o que fez o seu Jair? Negou a ciência, estabeleceu um guerra com os estados, estamos há mais de dois meses sem ministro da Saúde, passou a receitar medicamento inútil para a população, promoveu total desordem transformando o Brasil em pária mundial. Não surpreende os países governados por Jair e Trump estarem no topo da desgraça pandêmica. Não socorreu as pequenas e médias empresas mas deu R$ 1,2 trilhão aos bancos, apostou numa política genocida.
Agora o Cafeo que lavar as mãos e empurrar tudo nas costas da Prefeitura de Bauru. Não que o prefeito não tenha que ser cobrado, mas o caos instalado tem nome: Jair Bolsonaro, apoiado pelo Cafeo, e onde a classe patronal que ele representa votou em peso no projeto de desmonte estatal do Jair.
Apostou no cavalo errado, Cafeo. Pede autocrítica ao prefeito mas não faz a sua, e desde o início da pandemia vem junto do outro representante patronal, Walace Sampaio, promovendo desinformação e tumultuando as ações sanitárias. É inacreditável que na maior crise sanitária ao invés de ver nossos cientistas locais como protagonistas, vemos Walace e Cafeo querendo ditar os rumos da crise, sendo que nem as previsões econômicas (tipo astrólogo de fim de ano que não acerta nada pro ano seguinte) foram no sentido dito pelo economista que já tentou justificar a crise com o U, V, W e vai gastar o alfabeto e não encontrar uma letra para explicar o buraco que nos enfiaram ao apostar as fichas no Jair.
Se não quer fazer um mea culpa pela catástrofe que o seu Jair nos enfiou, não critique quem tenta fazer o mínimo para contornar esse caos. Ficou claro ou é preciso fazer novo desenho?
Mude já, mude para melhor!


2.) MILTON BILL OLIVEIRA, POR Aurélio Fernandes Alonso
LINK: https://www.jcnet.com.br/opiniao/tribuna_do_leitor/2020/07/730850-milton-bill-oliveira.html
3.) BRUNO SANCHES, ESCRITOR - POR José Brandão
LINK: https://www.jcnet.com.br/opiniao/tribuna_do_leitor/2020/07/730866-bruno-sanches--escritor.html
4.) A CARTEIRADA ACADÊMICA - POR BENEDITO J. A. FALCÃO
LINK: https://www.jcnet.com.br/opiniao/tribuna_do_leitor/2020/07/730852-a--carteirada--academica.html
5.) INVERNO DOS DESAMPARADOS - POR Claudia Zogheib
LINK: https://www.jcnet.com.br/opiniao/tribuna_do_leitor/2020/07/730869-inverno-dos-desamparados.html
6.) EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TEMPOS DIFÍCEIS - POR JOSÉ MISAEL FERREIRA DO VALE
LINK: https://www.jcnet.com.br/opiniao/tribuna_do_leitor/2020/07/730867-educacao-ambiental-em-tempos-dificeis.html
7.) DAE E COBRANÇA INJUSTA - POR Antonio Pedroso Junior
LINK: https://www.jcnet.com.br/opiniao/tribuna_do_leitor/2020/07/730875-dae-e-cobranca-injusta.html


Diante de decepções de outras semanas, ainda encantado com o que li ontem, hoje divulgo aos quatro ventos os bons fluídos provenientes de auspiciosa leitura. Que a Tribuna mantenha o nível! Patrabéns João Jabbour e equipe.


DESIGN DE IMPROVISO EM TEMPOS DE PANDEMIA*
* Há exatos dez anos ininterruptos participo anualmente do Congresso Design da UP - Universidade de Palermo, Buenos Aires, junto com Ana Bia Andrade. Ouso escrever e publicar algo de minha lavra e responsabilidade, sempre com uma pegada popular, pés e mãos ficandos no barro do chão. Tenho me saído bem e em cada ano, tenho aprovado meus textos e lá apresento o que vai pela minha mente, motivo de alguns estudos. Neste ano, pela primeira vez nos dez anos tudo não será de forma presencial - já era para lá estarmos - e o Congresso será todo à distância, como mandam os protocolos. Cá do meu canto preparo a apresentação para dia 31/07, desta e em outros artigos onde constará meu nome. Neste em especial, motivo de minha pesquisa, algo pelo qual me ocupo, como o povo sabe improvisar e faz o que pode em momentos como este. Com a publicação abaixo do resumo de apresentação, um tira-gosto do que virá pela frente:

O Design quando pensado coletivamente tem como resultado um produto servindo para um grande coletivo de pessoas, já quando feito de improviso, busca atender a uma necessidade imediata, preenchendo alguns requisitos que aquela pessoa enxerga como suficientes ou mínimas para obtenção dos resultados esperados. Quando diante de um surto epidemiológico, como o vivenciado no presente momento, os primeiros materiais em falta no mercado e minimamente básicos para uma simples saída pelas ruas são as máscaras e vestes apropriadas. O improviso se faz necessário e cada um providencia seu próprio material, observando e se baseando no já existente. Dei a isso a denominação de Design de Improviso, que nada mais é do que a ideia coletiva, entronizada dentro de cada pessoa de como estará protegida em suas incursões pelas ruas. Além da criatividade, surgem paralelo a isso, trabalhos já pensados num atendimento com algum requinte, como o caso das máscaras já ostentando grifes famosas e estampas das mais variadas. O que se vê nas ruas, o foco deste trabalho é o resultado do imediatismo de pessoas precisando enfrentar o momento e se vendo sem condições de aguardar a solução vinda dos poderes constituídos. Essa improvisação é a mesma vista em outras formas expressivas de design, como o dos letreiros a mão nas fachadas de comércios populares e a reprodução de móveis seguindo o padrão de marcas conhecidas. O que vale é o tentado por todos, algo pelo qual não sejam atingidos pelo vírus e explicado pelo mundo acadêmico sempre de forma compreensiva e em alguns casos, com aproveitamento de ideias para campanhas de grande alcance, projeção e utilidade. A intenção do trabalho é ao mostrar essa forma de expressão popular, tentar explicá-la com uma pitada de conhecidos conceitos e estudos, ampliando o leque da criatividade despontando diante de necessidades urgentes.


PANDEMIA, PROCESSANTE NA CÂMARA, RUAS LOTADAS, HOSPITAL ESTADUAL SEM VAGAS E A VELHA KLAN CUMPRINDO SEU PÉRFIDO PAPEL
Liguei na rádio hoje quando o homem do SinComércio falava, ainda no meio da manhã. Só fala lá quem é contra o prefeito e com essa finalidade. Não que o prefeito atue a contento, mas quando a oposição ao que faz ocorre de forma doentia, uma só certeza: tem algo pro detrás. Nada do que é feito nas hostes dessa rádio, a tal da Jovem Pan, cada vez mais Velha Klan, é sensato ou produto de jornalismo sério, sadio e dentro da verdade factual dos fatos. O mundo está de pernas pro ar, disso certeza unânime. Porém, existem após mais de 120 de reclusão, os mais doentes, perversos e entrando na deles, daí sim uma despirocada total, por completo. A situação em Bauru é ruim, mas não crítica e isso ainda se deve a algumas medidas de isolamento sendo mantidas. O prefeito que se filiou recentemente ao PSDB tenta seguir o que lhe diz seu capo, o mandatário paulista, com suas medidas e colorações de isolamento social. Não é bom, mas poderia ser pior se tudo estivesse à cargo, por exemplo, do que pensa e como age a entidade patronal dos comerciantes. Fossemos pela cabeça e o que induz esses abilolados da tal rádio, teríamos sangue na calçada, hoje uma manifestação imensa diante da Prefeitura e logo a seguir, todos descendo e impondo ao vereadores o início do processo de cassação do prefeito. Gazzetta, o alcaide merece muito das críticas, mas no quesito único e exclusivo da pandemia, reconheço faz o que pode e segue algo ainda dentro de uma recomendável conduta. Em meia hora de rádio senti que os caras querem impor sua vontade - também os seus interesses - aos demais. Cai nessa quem quer.
Quando você ouve ali elogios desbragados para certa ala política da cidade e feroz crítica para outra, uma só certeza, a da existência de um algo mais por debaixo deste pano. Ao desligar o botão do rádio, percebo o quanto é doentio permanecer com ele ligado, pois a enxurrada de baboseiras despejada nos ouvidos dos ouvintes pode provocar desvios de conduta. Pelo bem da sanidade desta cidade, aquilo ali precisa ser evitado, pois estão fora da normalidade e também do controle Primeiro, se acham importantões, quando na verdade representam pouco. Só não ouvi-los e pronto, sua cabeça volta ao normal em instantes. Interessante seria desvendar o que de fato está por trás destes interesses pela processante, a derrocada do prefeito e o alavancar de outro grupo, exatamente a meses de um pleito municipal. Quanto menos ouvirmos aquela bazófia, menos influenciados as pessoas serão. Não ouço mais e de algo tenho a mais absoluta certeza: não me faz nenhuma falta. Informação de fato eu consigo em outro lugar e nunca num só lugar. Hoje mesmo, jogam pesado, pressionam vereadores, fazem escândalo, querem se impor como poderosos, quando na verdade estão à serviço de algo muito pior. Lá na frente a gente volta a conversar sobre isso tudo. E se puderem me contem o que se ouve nessa nhaca, pois estava tão bem sem ouvi-la e hoje ao ligar pra ouvir Walace e depois Pitolli, uma só certeza, esse é o jornalismo que não precisamos: lobos em pele de cordeiro. Alguma dúvida? Tem um circo sendo montado hoje na Câmara por estes e só mesmo incautos cairão na armadilha, pois se está ruim, pior pode ficar. Ou melhor, com certeza, ficará se o botão continuar ali ligado.

3 comentários:

Anônimo disse...

Pude ler por completo a Tribuna nesse domingo. Vamos curtir a oportunidade antes da próxima que com certeza virá recheada de respostas escrotas.
Regina Celia Furlanetto

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK PANDEMIA:

Helena Aquino - Eu não ouço jamais.

Henrique Perazzi de Aquino - Faz bem, aquilo é doentio. Insanidade pelas ondas do rádio. Ouvir aquilo o dia inteiro causa sérios desvios de conduta.

Helena Aquino - Imagino.

Gilberto Truijo - NÃO OUÇO ESSA RADIO.

Cristina Bianconcini - Nuca gostei dessa rádio.E ouvir cedo o tal do Caffeo tb dá nojo .��

Henrique Perazzi de Aquino - Cafeo e Pittolli, enfim, qual o pior?
Por que será que 90% dos jornalistas de Bauru abominam Pittolli? Estariam todos errados e só ele certo?

Paulo Donizetti Zum - Não Ouço Esse Lixo De Rádio.

Henrique Perazzi de Aquino - Ouço a rádio Câmara na tarde desta segunda: os dois pedidos de processante não vingaram e a rádio que quer demonstrar força, querem se mostrar poderosos, na verdade são pífios, pérfidos e representam algo tão ou mais perigosos de tudo o que combatem. Melhor mantê-los à distância. Estiveram na Câmara, pressionaram um por um dos vereadores e agora devem estar se lamuriando pelas ondas do rádio. É simples, basta não ouvir as baboseiras do que de pior existe naquilo que antes se denominava de IMPRENSA MARRON.

Nél Marques - Essa rádio é terrível.. tendenciosa, mentirosa, bolsonarista...lixo

Montinegro Monti - Nél Marques ��������, pessoas públicas que tem o microfone na mão podem fazer a diferença denunciando.
O presidente da câmara primeiro da satisfacao da pauta do dia na rádio FAKE do "BAURU SEM DONOS" depois abre os trabalhos na câmara "VERGONHOSO"

Henrique Perazzi de Aquino - Ocorreu pressão nos corredores da Câmara, algo vergonhoso. Os caras se acham os donos da verdade, quando na verdade representam o que de pior temos. Resistir e combater a podridão que se avizinha com o que pode estar sendo construído para substituir o prefeito atual, ruim, porém, algo muito pior em curso. A verdadeira renovação não viria trocando seis por meia dúzia e sim, por algo realmente transformador, bem longe de acontecer em Bauru, porém possível.

Montinegro Monti - RIFA é contravenção ! Este é o caminho da cassação d as licença dessa porcaria. Profissionais de outras áreas que não são jornalistas desempenhando função de radialista ou comentaristas, também cabe denúncia ao sindicato. A cassação do Gazeta é enviável não existe tempo hábil para isto e estamos atravessando um momento que todas as ações estão voltadas para a pandemia mas... a cassação dos direitos políticos dele é de interesse de muita gente... razão porque esse radialista é tão insistente.
Alguém já ouviu essa rádio do Apocalipse apontar alguma solução.?

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK PANDEMIA 2:


Antonio Carlos Rauli Rineri - Parabéns, belo comentário (mais um), também não ouço essa rádio e parei de ouvir a 94, esses senhores Caffeo e Tizoco são horríveis e tendenciosos

Montinegro Monti - Antonio Carlos Rauli Rineri: Caffeo, Wallace presidente da câmara e alguns vereadores tem o microfone aberto a disposição para essa campanha contra os interesses da população.

Antonio Carlos Rauli Rineri - Montinegro Monti, perfeito

Luiz Augusto Alves - PH ano eleitoral, só pessoas buscando holofotes!!! Na prática ninguém na cadeia no caso COHAB.

Rosa Camolez - Velha Klan é muito bom kkkk. Perfeito o que vc escreveu dessa rádio, não ouço desde 2018 pq não tenho estômago pra isso eles realmente tentam a todo custo enfiar goela abaixo a sujeira que eles defendem

Ricardo Polettini - Hoje cedo fiquei tentado a sintonizar, mas no primeiro horário deles, a Unesp FM já tocava Gonzaguinha, Emicida... Aí, sem chance né. Isso sim faz bem pra alma e para os ouvidos. ������

Andrea Salcedo Gomes - Parabéns Aquino! Falou e disse a verdade ��

Majo Jandreice - Senhores, o vereador Minhano acredita q vai ser eleito com essas denúncias. Não precisa disso e só mostrar serviços prestados a comunidade, SE TIVER

Henrique Perazzi de Aquino - Minhano não aceita críticas. Ao encostá-lo na parede, me bloqueou. Fraco nos argumentos.

Montinegro Monti - Majo Jandreice
A senhora ouviu ele na JOVEM PAN hoje? disse que está sendo coagido pela senhora e o pessoal da rádio do Apocalipse que tem a simpatia do presidente da câmara e de alguns vereadores aproveitou para lhe criticar também.

Orlando André Gasparini - A gente sabe que não existe liberdade de imprensa, mas sim liberdade de EMPRESAS neste país.No mínimo, poderiam chegar a algo próximo da imparcialidade, mas ocorre justamente o contrário.Os pseudo jornalistas dessa rádio descem a lenha em Gazzetta e Doria, mas ficam de bico calado sobre o governo Bolsonaro, que é o verdadeiro responsável pela crise sanitária e econômica, em que vivemos.Abriu os cofres do BNDES para os grandes empresários.Já os micros, estão a míngua!

Thais Schnabel - Desbilolados foi ótimo, Melhor definição impossível!