sábado, 15 de setembro de 2018

ALFINETADA (169)


CHICO DEMOLIDOR É PAGO PARA COLOCAR EDIFICAÇÕES ABAIXO E OS PIORES DO NOSSO MUNDO COLOCAM ABAIXO NOSSOS SONHOS
Araújo Leite X Duque de Caxias
 

Circulando pela cidade, descendo a rua Araújo Leite em dois lugares a presença mais que ativa do amigo Chico Demolição. Ele se transformou não só no símbolo das demolições sendo visualizadas na cidade, mas é o contratado para sua execução. Chico vive disso e sem neuras. Contratado, vai lá e executa o serviço, colocando logo abaixo o prédio até então desgastado pelo tempo. As duas edificações aqui citadas estão localizada na rua Araújo Leite, uma esquina com Duque de Caxias e a outra na avenida Rodrigues Alves. Passo em ambas e converso com Chico.

Uma pessoa sensível, de baixa estatura, comedido, reservado, eficiente no que faz, um marreteiro. Não no sentido de marretear produtos, mas de descer literalmente a marreta. Digo a ele que, infelizmente, sou obrigado a fazer uma triste comparação com o seu serviço profissional e outro tipo de profissional (sic), os que demolem o país. Chico faz o serviço sujo, mas somente o que lhe suja as roupas, com muito pó, oriundo das demolições, mas os outros, esses sim muito mais sujos, em outro sentido, pois se sujam interiormente e de uma forma sem perdão.
Araújo Leite X Rodrigues Alves

Enquanto Chico com sua marreta devasta parte da nossa memória, essa sendo substituída por algo dito como mais moderno e necessário, o que até contesto, mas não de forma acintosa, pois sei que nem tudo deve ser mantido ad eternum. Já dos demolidores de sonhos, esses sim, cruéis e insanos, gostaria muito de cravar-lhes não só uma facada, mas acionar um botão igual ao do meu computador, onde deleto sem dó e piedade os insanos e intolerantes, esses bestiais conservadores topando tudo para destruir o país.

Podem dizer produzir uma insólita comparação. Chico é um cidadão mais do que respeitável nesta cidade, noroestino como eu e até lá bato regularmente papo com ele. Fez da marreta seu ganha pão e vejo suas digitais em 90% das demolições na cidade. Ele não tem nada a ver com os demolidores dos sonhos, os que hoje destroem tudo o que foi duramente conquistado, mas vale a comparação, pois ambos colocam abaixo algo. Não quero misturar o que fazem além do já aqui escrito. Chico não destrói nossa memória, ele simplesmente executa um serviço regiamente pago. Não dá para discutir memória cultural num país devastado por mentes afirmando neste momento que o incêndio no museu carioca foi bom, pois eliminou um custo desnecessário que tínhamos para com coisas velhas. Não bastasse a destruição da memória, as classes dirigentes e dominantes brasileiras, essas sim perniciosas e demolidoras empenham-se em esmagar as esperanças no futuro.

Chico me diz que no lugar do que demole surgirá algo novo, um prédio condizente com o progresso da cidade. Até concordo, mas não consigo o mesmo com nenhuma justificativa dada até o presente momento pelos golpistas no poder para a destruição promovida pelos que apunhalam sem dó e piedade os interesses da maioria da população, os das classes menos favorecidas e dos trabalhadores. Para esses, desceria a marreta do Chico sem dó e piedade.
Chico Demolição no meio do mais entende:: escombros.

Nenhum comentário: