quarta-feira, 12 de setembro de 2018

OS QUE FAZEM FALTA e OS QUE SOBRARAM (116)


A VISITA DO DEPUTADO PAULO TEIXEIRA NO MAFUÁ
Uma reunião de insatisfeitos, militantes, convidados e pessoas de todas as matizes dentro do cadinho dos conscientes da aldeia bauruense. Um convite para um bate papo, ouvir o deputado federal Paulo Teixeira do PT, em busca da reeleição e a apresentação do que é seu mandato, como é construído, o que pensa e como age. Na noite de quarta, 12/09, num local previamente escolhido, o Mafuá do HPA, uma espécie de sede da Ursal bauruense (prontamente reproduzido pelo deputado, após tomar conhecimento que esse mesmo agrupamento já produziu até uma Festa Bolivariana na cidade), umas quarenta pessoas, vindas dos mais diferentes lugares e até da região, fizeram algo muito em falta nos tempos atuais: discutiram o país e suas possibilidades.

O que todos buscam hoje é algo neste sentido: a possibilidade de conversar livremente, expor ideias, uma discussão feita dentro de parâmetros ditos democráticos, algo também em falta desde a chegada do golpe no país. Enquanto aguardavam a chegada do deputado, o local foi sendo montado pelos que primeiro chegaram, com a disposição das cadeiras em círculo, uma extensão com uma lâmpada de LED esticada para o meio do quintal frontal, um isopor com bebida gelada e na cozinha, uma fritada de linguiça calabresa com cebola, preparada pelo maitrê vegano Mauricio Passos, vindo especialmente de Pederneiras para o fogão. Um clima de confraternização e propício para a necessária conversa, diante das incertezas de uma eleição para a presidência da República, a primeira depois do golpe, a renovação de dois terços do Senado, mas a renovação completa da Câmara dos Deputados, federal e estadual. A renovação ou a manutenção do estado atual de coisas está diante de todos e a conversa flui. Um dia atrás, Lula, o candidato de todos os presentes foi definitivamente impedido de disputar o pleito por um Judiciário totalmente comprometido com os interesses dos golpistas. Haddad, assume a candidatura pela coligação PT/PC do B, muita incerteza no ar, uma facada no candidato da direita, também apunhalado pelo seu vice, mais um pronunciamento de militar graduado na ativa contrário à esquerda e suas possibilidades. Com tudo isso fervilhando na cabeça de todos, Paulo Teixeira chega, circula no local por meia hora, ouve todas as conversas, junta também o que sentiu de sua ida um dia antes para Curitiba, local da masmorra de Lula e do lançamento de Haddad e inicia sua fala.

Não resumo o que disse. Gravei boa parte dos quase quinze minutos do belo resumo dos acontecimentos e sua interpretação, neste vídeo a seguir: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/2293372294026100/. Seu apanhado, bem geral, do momento vivido pelo país é elucidativo. Teixeira é muito lúcido e possui uma comprovada parceria de luta junto aos muitos movimentos sociais comprovadamente ativos do país. Na região de Bauru, sempre presente, não se furta de estar ao lado desses, como faz uma contundente crítica a reforma da Previdência como apresentada. Enfim, ele bem diferente da imensa maioria dos candidatos de Bauru, mais de 20, entre deputados estaduais e federais, possui uma bem definida linha de defesa dos interesses dos trabalhadores (somente Roque Ferreira dentre os candidatos bauruenses). Eu, e tenho certeza, todos os presentes quando da escolha de seus candidatos, fazem junto aos mesmos a seguinte e crucial pergunta: Como é seu posicionamento diante da reforma da Previdência e das mudanças na legislação trabalhista? O voto ocorre diante da resposta. Teixeira passa fácil pelo crivo e com certeza, fugindo do besteiros de que “bauruense deve votar em bauruense”, promove uma ação diferente do leva e trás emendas parlamentares, mas se dispõe a estar na frente de luta. Sua fala deixa evidente seu posicionamento.

Finalizo com algo mais do encontro. Sempre que ocorre algo dessa natureza pelos lados do mafuá ou em outros lugares, o que mais se ouve é da necessidade de ampliarmos, nos reunirmos mais e mais. Fazemos o que podemos. O gostoso desses encontros é ver no semblante de cada um a expressão de contentamento por estar ali reunido. Sim, precisamos no ver mais, essa necessária troca de saberes e opiniões. No encontro desta noite, a repetição de um Lulaço com o trompetista do grupo, o advogado Salvador e seus filhos. Sendo alinhavado um próximo para as ruas da cidade, num local sendo definido: feira, calçadão, shopping, etc. O rescaldo é sempre positivo, Teixeira e também o candidato a estadual, Renato Simões, que teve ato de sua candidatura na Câmara Municipal e fez uso da palavra neste, confirmaram a disposição de luta e a reafirmação de possuírem um lado, o dos interesses populares. Uma noite agradável, onde todos os presentes se recarregaram para os próximos embates, esses já ocorrendo na virada da curva da esquina. Um parabéns para Claudio Lago e Ivan Scromov, organizadores do evento, felizes pelo sucesso e já programando novas incursões.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mas a ursal existe ou não existe?

Mafuá do HPA disse...

Dizem que a sede nacional é aqui no mafuá, portanto, existe e se não existisse, depois da bazófia do cabo, a criaremos em breve, com uma bela festa bolivariana de inauguração.
Henrique - direto do mafuá