segunda-feira, 5 de novembro de 2018

CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (140)


O PERIGO SE APRESENTA NOS PEQUENOS DETALHES - ENFIM, O REI ESTÁ MESMO NU...

Cito a história como vi, li, ouvi, sem tirar nem por, mas não cito nem o nome da artista, cantante de primeira linha, como o nome do estabelecimento, um dos poucos ainda privilegiando cantorias de MPB. Conto com a anuência dos que aqui me leem e peço encarecidamente: comentemos sem identicá-los. Não se faz necessário.

Ela cantava maravilhosamente como sempre o fez algo da lavra de CHICO BUARQUE DE HOLLANDA num dos bares da cidade. Na platéia, entre o belo som irreadiado pela canção e garfadas dadas em comes e bebes, um lá no meio da assistência levanta a voz e desfere uma insólita VAIA.

Isso aconteceu em Bauru, terra onde logo nos primeiros anos do golpe de 1964, alguém de uma dessas famílias ditas como as suas "forças vivas", também se alevanta numa peça de teatro, creio que com Fernanda Montenegro e diante uma cruz no palco, desfere sua ladainha carola e beatizadora. Foi essa a cara estigmatizada de Bauru país afora, pelo menos no mundo artístico, a da intolerância e imbecilidade a todo custo.

Hoje, antes mesmo da posse do novo presidente, alguns já se alevantam e querem se mostrar mais realistas que o REI. Mesmo sem entender que o mesmo encontra- se nu, fazem algo a demonstrar que os novos tempos serão de um ódio mais que latente.


Não sei como foi o desfecho dessa historieta das entranhas bauruenses. Se a artista recebeu apoio, se continuou a canção até o fim, se a interrompeu, se interrompeu o show. Nada sei, mas o que sei é que algo precisa ser feito desde já, até para não deixar prevalescer esse clima intolerante e bestial entre os que ainda se dizem e praticam a liberdade como lema de vida.

Para encerrar esse post, compartilho um comentário feito por meu filho, Henrique Aquino, quando postando algo sobre isso do rei estar nu, após Dilma Rousseff ter postado só isso em seu facebook: "O JUIZ ESTÁ NU". Cairam de pau nela e na sequência lhe questionam. Foi didático: "A gente sabe, é uma referência ao conto A Roupa Nova do Rei. No conto, dois vigaristas enganam o rei dizendo que vão precisar dos fundos reais pra fazer uma roupa luxuosíssima, a melhor roupa do mundo, a mais deslumbrante. Todos olhariam para o rei com inveja, mas tinha um detalhe, a vestimenta era mágica e só poderia ser vista por quem não fosse burro, apenas os mais inteligentes conseguiriam enxergá-la. O rei, pensando no status que isso lhe traria, aceitou o trato, mas quando a roupa finalmente ficou pronta, ele não conseguia ver nada. Isso porque não havia roupa, ele e toda a corte haviam sido enganados pelos vigaristas, mas todos pensaram que isso era o efeito mágico da roupa. O rei não quis se reconhecer um burro, então fingiu que via, os seus servos fizeram o mesmo. Foi aí que o rei decidiu marchar pelas ruas da cidade ostentando a nova roupa. Enquanto ele caminhava nu diante da cidade toda, o povo também ficou calado, todos sabiam que a roupa era mágica e ninguém queria se expor ao ridículo de reconhecer a própria burrice, mas uma criança apareceu e, na sua inocência de criança, gritou: "O rei está nu!". Todos perceberam que era verdade e caíram na risada. O rei correu para o palácio envergonhado, e todos se deram conta de que o reino, afinal, era cheio de burros".

Junto tudo e concluo: Não quero viver num mundo recheado de burros.


CENA BAURUENSE
Barba, o do Bar na Feira do Rolo adaptou a inadequada pixação para algo mais palatável.

Um comentário:

Henrique disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:
Vera Padilha Pereira A peça tinha como atriz a saudosa Marília Pera

Regina Celia Furlanetto A atriz da peça censurada pelo cidadão tradicional era a Marília Pêra. Em que nível de imbecilidade chegamos!! Ainda não pude ver o filme biográfico do F. Mercury... espero ser poupada de cenas deprimentes compras que estão acontecendo pelo país afora. Túnel do tempo...bem-vindo a Idade Média

Marco Antônio Souza E quem invadiu o palco foi Sérvio Túlio Coube, já falecido.

Henrique Perazzi de Aquino Estamos por um triz por novas invasões de palco. Passarm-se quase 40 ou 50 anos e pouca coisa mudou... Tudo começa com uma vaia. Gente ilustre desta cidade espalham via facebook a foto de vários artistas libertários e pedem para que sejam boicotados. E gente que já fez e aconteceu, mas agora prefere a carolice no final da vida. Vem mais por aí.

Marco Antônio Souza Tempos de hipocrisia explícita. A carolice leva à mais rotunda ignorância.

Marco Antônio Souza Cabe-nos ridicularizar tudo isso com energia.

Lazaro Carneiro Carneiro estamos adentrando em um túnel escuro e lamacento.


Angélica Carvalho Alves Me lembro de um episódio no BTC com Marília Pêra... que vergonha🙈

Henrique Perazzi de Aquino Foi esse, eu confundi o nome da atriz. Foi aqui, no BTC, com ela e o cara já citado aqui. Agora, tudo se repete com novos personagens e esse regime que a gente ainda não sabe nem como definir direito.

Vilma Padilha O atraso em Bauru já vem de longa data...E é bom por nomes sim, Alta sociedade dando vexame.

Angélica Carvalho Alves Henrique Perazzi de Aquino desculpa... agora que reli e vi que vc pediu para não identificá-los🙈🙊

Esso Maciel Me,ferrei,nessa,invasão, ,do,sérvio, por tomar,partido,Marilia. Pera,,,,sofri,perseguições, ,,acabei, envolvido,etrama,em,trama,,oerdi,omemprego,,em fiquei,doente

Ze Canella O rei está nu !!

Mauricio Passos o rei está nu e com a mão no ccccccccccc

Rose Flag É pra rir...mas pra chorar mais...