sábado, 17 de novembro de 2018

RETRATOS DE BAURU (220)


OS EXEMPLOS DA FALTA QUE FARÃO OS MÉDICOS CUBANOS

Tibiriçá já chora pela ida de sua médica exclusiva, daquelas que atendia seus pacientes de casa em casa. Sabe quando isso vai acontecer de novo? A maioria dos eleitores de Tibiriçá votou no capiroto e tudo aquilo que fizeram para o capitão chegar lá, agora volta-se contra eles. Dizem ser isso só o começo. Estejam todos preparados.

Tibiriçá chora...
Depoimento de Dulce Bate, da família Cosmo/Baté, liderança comunitária no distrito rural de Tibiriçá:
"Bom dia, é muita tristeza saber que o programa mais médico está nós deixando, pois, há cinco anos o programa está dando certo no Brasil. Nossa amada Doutora esta indo embora da unidade de saúde .Seu belíssimo trabalho de acompanhamento domiciliar, seu amor para conosco pacientes. Tido trabalho feito com belíssimo carinho e dedicação e competência.
A Doutora não esperava, ia socorrer e acompanhar seus pacientes, mesmo não tendo naquele momento uma condução para levar ou buscar. Tudo feito com amor e respeito ao ser humano.
Lamentável este programa se acabar triste muito triste.
Quem precisa sabe a falta que irá fazer.
Estaremos abandonados."


NO DIA DA TOLERÂNCIA OUÇO LENINE CANTANDO “INTOLERÂNCIA”
O Dia Internacional da Tolerância é comemorado anualmente em 16 de Novembro. A data tem o objetivo de promover o bem estar, o progresso e a liberdade de todos os cidadãos, assim como fomentar a tolerância, o respeito, o diálogo e cooperação entre diferentes culturas, religiões, povos e civilizações. Diante de um mundo e este país, outrora muito mais tolerante, hoje nos vemos diante da bestialidade odienta dos que apunhalam as liberdades democráticas, renegam leis de defesa dos interesses dos trabalhadores, estamos propensos a vender o que ainda nos resta de patrimônio e soberania, reduto de uma subserviência bajulatória sem precedentes para com os Estados Unidos, a tolerância, infelizmente, está indo pras cucuias. Nos resta resistir, esbravejar, se mostrar muito unidos, enfrentando o que virá pela frente com a cara e a coragem, mas coletivamente, nunca individualmente. A data comemorada ontem serve como reflexão, para os ainda em condições de pensar de forma sensata. Minhas reflexões faço nesse momento ouvindo uma bela canção sobre o tema, algo da lavra de Lenine (que nos novos tempos talvez tenha que mudar de nome), INTOLERÂNCIA, link a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=7OaYRAiVwL4
Ela vem e vem decidida
É um trem cruzando a avenida
Ela bem pra lá de atrevida
É ela


Ela tá na adrenalina
Vem e já dobrou a esquina
Vai entrar rasgando a cortina
É ela

Ela vem ao som de turbinas
Nada em nitroglicerina
Ela é quem dinamita a mina
É ela

Ela vem e espalha conflito
Ganha nem que seja no grito
E se tem alguém que eu evito
É ela

Traz em cada mão o desassossego
Vai furar no chão um buraco negro
Tem que ter razão quem saiu do jogo
Dela

(Lá vem ela)
Ela vem e vem decidida
É um trem cruzando a avenida
Ela bem pra lá de atrevida
É ela

Ela tá na adrenalina
Vem e já dobrou a esquina
Vai entrar rasgando a cortina
É ela

Ela ainda lá e já me maldizendo
Sinto seu olhar quase incandescendo
É como um vulcão desadormecendo
É ela

Ela
Lá vem ela
CENA BAURUENSE - A grafia diante do Centro de Saúde na Henrique Savi é antiga, porém bem atual.

3 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:
Rafael Santana de Lima Soube que o trabalho dessa médica era impecável, fará uma enorme falta, carinho, respeito e humanidade insubstituível, imagino a aflição da população de Tibiriçá, saúde é caso sério e precisa ser tratada sem interesses monetários ou políticos, sinto muito doutora, não a conheci, mas conheci o seu lindo dedicado trabalho, obrigado é muito pouco pela sua enorme dedicação.

Henrique Perazzi de Aquino Meu amigo Gilberto Maringoni, bauruense radicado em Sampa escreve algo instigante sobre os médicos brasileiros: "De um amigo médico: Se o Revalida for aplicado aos brasileiros, mais da metade será reprovada".

Sebastiana De Fátima Gomes Lamentável a perda dessa médica tão competente e humana. Pena que a população de Tibiriçá não compreendeu o programa de governo que a estabeleceu aí. Essa é uma boa discussão para a semana da Consciência Negra. Lamentável

Márcio Machado Aí está, Henrique... Nem precisa só supor... O CREMESP já constatou isso.
A "nata" universitária paulista é uma piada (e mal formada).
https://g1.globo.com/.../40-dos-medicos-recem-formados...

Edison Cavalieri Choramos pelos bilhões de dólares que o Lula e Cia roubaram que dava para pagar milhares de médicos e reformar o Núcleo de Saúde de Tibiriçá.

Maria Aparecida Lopes Edison Cavalieri nossa vc é que está com as provas???? estão loucos de tanto procurar!!!!!

Henrique Perazzi de Aquino Você felizmente é uma minoria, um que gosta de se posicionar ao lado de quem crava a estaca nos costados do povo. Sua ficha ainda vai cair, nada como dar tempo ao tempo. A crueldade dos tempos atuais atingirá limites incontornáveis e até tud, que gosta…Ver mais

Maria Aparecida Lopes Henrique Perazzi de Aquino tenho visto postes sem opção de compartilhamento, o motivo é o cuidado e o assunto SOSLULA, sendo assim peço sua opinião sobre o que segue abaixo....

Regina Celia Furlanetto Edison Cavalieri aproveita e apresenta as provas contra o Lula. O moro ficou quatro anos procurando e saiu sem apresentar nenhuma.

Edison Cavalieri Vocês estão de brincadeira, foi condenado por um tribunal.Voce acredita que José Dirceu, Lula etc não roubaram? Papai Noel existe mesmo

Maria Aparecida Lopes O que acredito é que estamos nas mãos de desonestos que ganham com o nosso dinheiro "o gde poder "

Márcio Machado Hahahahah, a estupidez salta aos olhos.

Nem assim darão o braço a torcer e reconhecer que nos jogaram num buraco sem fundo!?????
Bolsominions são zumbis. Não há mais dúvidas.

Iolanda Nunes Márcio Machado Desculpe más buraco sem fundo é o que nós estávamos

João Winck Parece que cristão não apreende. Continua preferindo Barrabás. Qual será o motivo oculto? Deve haver e ninguém descobriu ainda...

Henrique Perazzi de Aquino Sim, católicos votando descaradamente no cara que vai privilegiar a cravar a estaca na religião que defendem. Onde querem chegar apoiando quem os destruirá?

João Winck Henrique. Se alguém descobrir esse segredo, o culto nos libertará, finalmente...

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 2:
Iolanda Nunes Com a graça de Deus tenho certeza que o sr viverá para ver o nosso BRASIL com tudo de melhor que nosso povo merece.

João Winck Iolanda. Estamos todos torcendo (e lutando) pelo melhor para a nossa nação, com ou sem a vontade de Deus (que, parece, deixou de ser brasileiro)...

Márcio Machado Vai demorar um pouco mais, claro, por conta das escolhas da última eleição... Só espero que os tapados acordem logo, parem de esperar um deus qualquer fazer algo, e comecem a agir como cidadãos responsáveis...

Edison Cavalieri São escravos de um sistema falido.

João Winck Edison responda, senciente, pra você mesmo: eu ganho um salário tão digno que tenho a liberdade de fazer o que bem entender, inclusive não trabalhar. Se você respondeu sim, está livre da escravatura.

Edison Cavalieri nunca fui tucano e torço o Brasil melhor, não sou radical vivo numa comunidade carente e dedico o meu dia Ativamente cuidando uma entidade com 230 crianças, sem blá blá blá. sou brasileiro e não torço contra.

Henrique Perazzi de Aquino É o típico pobre de direita. Está vendo nesse momento sua comunidade ser prejudicada, onde nunca mais terão um médico exclusivo e mesmo assim continua apoiando o capiroto. A ficha vai cair, mas é daquele que teve a mente distorcida pelo trabalho da mídia mentirosa e hoje joga contra sua própria comunidade.

Márcio Machado Não é emocionante ver como os bolsominions, de repente, passaram a se preocupar com o bem estar dos cubanos!??
Hipocrisia explica.

Vanda Silvia Novelli Falta formação humanística nas faculdades de medicina.

Márcio Machado Nas de medicina, nas de direito...

Edison Cavalieri Pobre sim, mas não da direita nem da esquerda mas do partido do Brasil. Imprensa distorcida é a Folha, a carta capital esta subsidiada pelo PT. Respeito o ponto de vista de cada um, afinal não sou dono da verdade e dentro da minha pobreza nuncá precisei

João Winck Edison. Pense sinceramente: em qual aspecto da tua vida pessoal você se sentiu prejudicado pela política nos últimos 15 anos?

Roque Teodoro É lamentável é muito triste o que está acontecendo com eles, e mais triste ainda o que vai acontecer com a falta deles . É muito triste ver essasfotos e saber que estão indo embora, Mas com muita certeza DEUS Lhes recompensará, os seus trabalhos feito no Brasil.

Henrique disse...

eis o link da matéria do jc sobre a saída dos médicos de tibiriçá:
https://www.jcnet.com.br/Geral/2018/11/medicos-cubanos-deixam-ubss-nesta-quartafeira.html

Em casa de família

Malavolta Jr.

"Muito triste voltar", comenta Jaqueline
A despedida da Prefeitura de Bauru aos médicos cubanos reuniu representantes de conselhos gestores das UBS. Dulcenéia Cosmo, da UBS de Tibiriçá, reclamava do desfalque. "Moramos a 25 quilômetros de Bauru, quem não tem carro terá que pagar até R$ 70,00 para ter socorro. Já perdi uma irmã por causa disso há anos. Quando os cubanos chegaram, tudo melhorou. Eles atendem os acamados em casa", observa a moradora.

A médica que atendia em Tibiriçá, Jaqueline Iparraguirre, conta que, para não arcar com multa do aluguel, já entregou o imóvel no qual residia, no Centro de Bauru. Ela está hospedada na casa da família de Dulcenéia Cosmo, que virou amiga. "Muito triste ter que voltar, mas minha família também é importante, tenho uma filha de 12 anos. Aqui, o trabalho era mais tranquilo, lá pegarei plantões. Posso trabalhar mais 40 horas para ganhar menos", compara.