quinta-feira, 29 de novembro de 2018

RELATOS PORTENHOS / LATINOS (58)


FUTEBOL, LIBERTADORES, CÚPULA G20, MACRI, CAPIROTO E O QUE ESTÃO A FAZER COM A AMÉRICA LATINA?
Estampa da lavra deste mafuento HPA. 

Quero escrever algo sobre os pampas, mais precisamente algo vindo lá de Buenos Aires e repicar isso, misturar tudo num balaio só, expor um ponto de vista central sobre o que está em curso de cabo a rabo na América Latina (hoje voltando a ser Latrina, quintal do Grande Irmão do Norte). Para começar vejo postado na página do amigo Beto Xavier, mais conhecido entre nós como Beto Pampa, hoje mais porto-alegrense que os próprios gaúchos, ele parodiando o título do filme famoso, o denomino como “o caipira que virou gremista” (no bom sentido). Sou informado por ele: “Final da Libertadores entre River e Boca será dia 9 no estádio do Real Madrid. Por razões de segurança, segundo jogo da decisão sai da Argentina e será disputado no Santiago Bernabéu. Considerada favorita, Doha (Catar) é descartada pela Conmebol”. A maioria dos seus amigos é contra a mudança e eu cravo lá: “Na Europa, tudo de bom!”. Um amigo dele, Celso Luiz Alves responde: “Pois é Henrique...tudo de bom...porém triste para o futebol sul-americano...que já tem a imagem bastante arranhada por conta destas selvageria”. Respondo: “Sim, pagamos pelos nossos erros. Nesse quesito sou daqueles que daria o título pro Boca, pronto e acabado, mas já que a decisão é por outro jogo, que seja na Espanha e não na PQP. E que nos acertemos entre nós para não incidir novamente nos mesmos erros. A Argentina em questão de repressão é hoje um primor, veja como está hoje a sitiada Buenos Aires com a Cúpula G20 e o povo só na encolha. Pior que tudo são as ações do neoliberal Macri”. A contenda continua e num alto nível, algo pouco compreensível para quem hoje se vê envolvido em contendas pra lá de odientas.


Essa questão da final não ocorrida da Libertadores é bem a nossa cara nesse exato momento. Estamos todos mais perdidos que cachorro em tiroteio, dando tiros pra todos os lados e não acertando nenhum no original e correto alvo. O que ocorreu com o Brasil pós-eleição do capiroto é um ótimo exemplo disso tudo. Estamos todos pisando em ovos e fazendo uso desses derradeiros 30 dias sem ter certeza de nada do que irá nos acontecer a partir de 1º de janeiro. A certeza é somente uma, a repressão que hoje graça como praga por todo o país vizinho, a Argentina, deverá também se alastrar pelo nosso país. Por lá, manifestantes estão sendo duramente reprimidos, jornalistas desaparem e escritores de oposição se borram de continuar se posicionando contra o que representa Macri e seu nefasto desGoverno. Se aqui prenderam Lula da forma mais injusta, lá o fizeram com Milagre Sala. Se aqui sumiram com o Amarildo, lá foi com Santiago Maldonado, cujo corpo foi devolvido meses depois do desaparecimento, desovado sem maiores explicações. Sindicalistas estão sendo perseguidos por lá, penalizados por atuarem na defesa dos interesses de suas categorias e o desemprego bate recordes, assim como a cotação do dólar. Diante de tudo o que está em curso e ocorrendo, na total falta de escrúpulos de um juiz deles, o Bonadio, pretendendo prender Cristina Kirchner sem provas, algo aqui já consumado com Moro e a sentença surreal para Lula. Se acham que tudo isso pode ser coisa articulada, tenham a mais absoluta certeza, é.

Em Buenos Aires hoje é praticamente um velado feriado, com recomendação para os munícipes só irem para a região central, onde estará ocorrendo a Cúpula G20, em caso de extrema necessidade. Uma cidade sitiada e se preparando para efetuar a mais violenta repressão em caso de manifestações contrárias à presença dos grandões do mundo na reunião que, certamente não decidirá muita coisa e servirá para além de colocar frente a frente os donos do mundo, talvez na troca de olhares entre alguns deles, um prenúncio do que ocorrerá a todos nós, pobres mortais, nos próximos passos. Misturo o futebol, a decisão inacabada com o que Macri faz com a Argentina, um descalabro sem tamanho, uma destruição sem fim e com todos os poderes lhe dando incondicional apoio. Igualzinho ao que ocorre com nosso capiroto, o pior que podíamos ter na presidência, mas um congraçamento a lhe endeusar. Macri destruiu a Argentina, Temer quase e o capiroto chegando para completar o serviço. Percebam algo em comum entre a Argentina de hoje e o Brasil proposto pelo seu novo governante: a violência policial cresce desmedidamente. Simples explicar, o neoliberalismo não vive sem o uso do medo como arma e como fazer uso da repressão para calar opositores. Por enquanto observem atentamente como está se dando a repressão policial por lá e aguardem só mais um pouco, pois ela ocorrerá por aqui com a mesma ou até maior intensidade. A bagunça toma conta de todas nossas instituições, desde o outrora singelo (ele foi singelo um dia?) futebol até o mais alto poder, seja ele qual for. E me digam, como resistir a tudo isso com tanta contra-informação fake-newciana atuando nos nossos costados?
Nada diferente do Michel Temer, tão culpado quanto, mas liberado pelo que hoje temos denominado como Justiça.

Nenhum comentário: