segunda-feira, 12 de novembro de 2018

COMENDO PELAS BEIRADAS (64)


EU CONTINUO LENDO E MUITO, MAS AS LIVRARIAS E BANCAS ESTÃO NA DESCENDENTE

Seria isso mesmo? Pelo menos as grandonas sofrem barbaridade. O maior exemplo é aquele imensa vitrine encravada lá na avenida Paulista, a Livraria Cultura, de um prócer tucano, padecendo dos males de ter se tornado um jibóia, dessas a engolir todas as pequenas à sua volta e agora tendo que diminuir seus tentáculos. O fato é que leio muito, mas compro mesmo, desde muito tempo em sebos e bancas variadas (a do Carioca, na Feira do Rolo, meu exemplo. Hoje mesmo ele comprou 100 novos livros e vou lá barganhar) e por preços módicos. E escolho a dedo as livrarias onde gasto meu suado dinheirinho, assim como as bancas de revistas onde ainda compro o que leio em papel. Tudo é hoje seletivo, eu também o sou. Vejo livrarias ainda abertas e resistindo. Torço por todas elas e sigo meu caminho de leituras, envelhecendo e cada vez mais trancado entre quatro paredes e enfurnado nessa bela rotina de vida. O que seria de mim num mundo sem livrarias? Um merda de mundo. Ontem mesmo se lamentava com amigos da vizinha Pederneiras, pelo fato de hoje não ter mais nenhuma banca de jornais. Durante décadas dona Iracema comandou uma na praça central daquela cidade, linda, imponente, tendo de tudo, inclusive livros e hoje, com todo o dito progresso, mais nenhuma. Se quer comprar um jornal, como o bauruense JC, somente encontrado no supermercado Confiança. Nada mais. Aquilo que antes era polo aglutinador nas cidades, hoje não é um negócio rentável. Ninguém mais quer abrir uma banca ou livraria no interior, pois sabem que o retorno será pífio. Enfim, continuarei frequentando esses espaços por onde estiver. Não existe cidade que não visite e não queira conhecer o lugar onde livros estejam sendo comercializados. Aqui ainda alguns redutos. Vivo neles e assim tocarei minha vida até quando não mais puder. Vejam o link dessa matéria de Carta Capital: https://www.cartacapital.com.br/revista/1028/o-crepusculo-das-livrarias?fbclid=IwAR2heLXSGoqqTBPJzaDl2WpANkG0-4ds_gJsik-71-BfHNrJ0iM46GziBB0

NO MOMENTO EM QUE FALAM DO FIM DO ACAMPAMENTO DIANTE DA POLÍCIA FEDERAL, ONDE ESTÁ ENCARCERADO INJUSTA E INDEVIDAMENTE O EX-PRESIDENTE LULA, EU PRECISO FALAR DE UMA MULHER E DE UM HOMEM:

A MULHER
EDINALVA DOS SANTOS
é essa senhora da foto, 66 anos, moradora num dos assentamentos urbanos destinados à reforma agrária na cidade, o Kannã, localizado atrás do IPMET, Unesp Bauru. Lá o seu cantinho, o terreno onde levantou sua casa, foi possibilitado através de luta do MSLT, num acordo com a Prefeitura Municipal de Bauru. Ela e todos os demais por lá são bastiões de muita resistência, sabem muito reconhecer quem de fato lhes ajuda e faz algo para reverter essa imensidão de terras improdutivas e ociosas no país. Por causa disso, levanta com orgulho a bandeira do LULA LIVRE, pois tem a mais absoluta certeza de no seu governo o assentado não era visto como marginal, mas como um trabalhador em busca de um local digno para residir e levantar seu pouso. Ela também sabe que a luta está novamente se intensificando e precisam todos estar muito unidos para os novos tempos, pois desunião nesse momento é perder tudo o que já foi conquistado. E deixa no ar aquela pergunta que hoje não quer calar: "Eu não sou marginal, eu só quero um pedaço de chão para viver e morar dignamente com minha família. Será que não posso mais?".

O HOMEM
MATHEUS BRITTO
 é sacerdote na igreja Humanidade Livre, tem 24 anos e durante os dias da semana é professor de Filosofia na Rede Privada em Duartina e instrutor no Curso de Ética no CIPS, em Bauru. Não chegou a concluir o seminário, tanto em Marília como Bauru e os motivos são mais do que claros, evidentes e estão mais do que expostos, não existe mais espaço dentro da estrutura da imensa maioria das igrejas brasileiras para os envolvidos nas questões de libertação do povo oprimido. Ele um libertário, com posições bem definidas, uma delas no quesito da arbitrariedade cometida contra o ex-presidente, tanto que fez questão de estar na galeria dos que o defendem, o LULA LIVRE, como estar inserido em todas as lutas de libertação desse país do jugo conservador. Quer um papo pra lá de arrebatador? Esse bauruense propicia algo de grande valia para o engrandecimento do ser humano. Em seu facebook uma frase diz muito dele e de sua ação: "Controlando a minha maluquez, misturada com minha lucidez...".


Esse povo resistindo é mesmo de uma vitalidade sem limites.
Sigo com eles...

Nenhum comentário: