quinta-feira, 15 de novembro de 2018

PALANQUE - USAE SEU MEGAFONE (119)


NÃO DEFENDAM BOLSONARO, O CULPADO DA EXPULSÃO DOS MÉDICOS CUBANOS É TODA DELE - ENTENDA O QUE SE PASSA ANTES DE REPETIR BESTEIRAS


EXPLICAÇÃO 1 - Vocês devem ter lido por aí que Cuba encerrou sua parceria o Programa Mais Médicos, certo? Pois bem, essa afirmação, por si só, já é a criação de uma narrativa estabelecida pelo nosso novo presidente, Jair Bolsonaro.

Cuba não acabou com sua participação no Mais Médicos. Jair Bolsonaro acabou com a participação cubana e agora quer fazer você acreditar que os cubanos o fizeram. Ele não quer ver a presidência dele manchada logo no começo pelos enormes prejuízos que isso vai trazer.

Vamos lá: o Mais Médicos é um programa criado pelos dois países. O que cada país ganha com essa ação?

- Cuba forma médicos de forma gratuita pelo seu sistema de educação e fornece essa mão de obra especializada para o Brasil. Qual é o retorno que o país recebe? 70% do salário dos profissionais, valor que deve ser reinvestido no sistema de bem-estar social da ilha (como saúde e educação pública gratuitos).

- O Brasil recebe mão de obra especializada para atuar em áreas isoladas e suprir a carência de médicos, além de se desamarrar de algumas limitações e problemas relacionados à contratação de funcionários públicos estatutários.

Bolsonaro é eleito depois de anos insultando Cuba. E quais são os termos que ele pede para a manutenção do programa? O Revalida é o de menos, vamos aos termos que importam:

- O salário integral deveria ser pago aos médicos;

- Os médicos poderiam trazer suas famílias para o Brasil.

Agora pergunto para vocês, o que acontece com o programa se Cuba aceita esses dois termos?

1 - Cuba cede mão de obra especializada de forma completamente gratuita para o Brasil;

2 - O sistema de bem-estar social de Cuba não recebe o reinvestimento para manter-se (afinal, saúde e educação gratuitos não se pagam com sorrisos);

3 - Caso as famílias venham para o Brasil e os médicos recebam o salário integralmente por aqui, todo esse dinheiro é utilizado na economia brasileira.

Você percebe a pegada? Não há nenhuma vantagem para Cuba. A não ser que se tratasse de uma missão humanitária - o que não é o caso, tendo em vista que Cuba é um país bem mais pobre pobre do que o Brasil - esse programa não faria sentido nenhum para eles sob esses termos.

Bolsonaro então oferece esses termos - inaceitáveis e completamente descabidos - e Cuba obviamente os recusa e sai do programa. E qual é a manchete dos jornais?

"Cuba abandona o Mais Médicos".

Qual deveria ser uma manchete mais apropriada?

"Bolsonaro oferece acordo sem contrapartidas para Cuba e país abandona o Mais Médicos".

Imagina uma narrativa onde você se recusa a trabalhar de graça para alguém e os jornais publicam que você "abandonou o emprego"? É basicamente o que estão fazendo agora. E os minions, impulsionados pelas redes de desinformação do candidato, já estão obviamente colocando a culpa do caos no governo cubano.

O que vocês viram agora foi o Bolsonaro prejudicar a vida de milhões de brasileiros a troco de nada. Ou melhor, a troco de um factoide político.

Os médicos cubanos estão em 2.885 municípios brasileiros. Centenas deles atuam em aldeais indígenas. Quase 150 municípios brasileiros sequer tinham médicos contratados e só receberam essa mão de obra especializada graças ao Programa Mais Médicos.

O Mais Médicos não era um programa de caridade. Era um acordo entre dois países que, apesar de não ser perfeito, trazia uma série de benefícios aos dois. Foi demonizado de maneira completamente irracional e agora extinto pela falta de bom senso do Bolsonaro.

E vocês acreditam que foi Cuba que decidiu meter o pé. ( Autor desconhecido)

EXPLICAÇÃO 2 - "Vou ter que dar uma aula pra explicar para os parentes e amigos que não entendem o que é o socialismo: Em Cuba, a medicina NÃO É uma profissão liberal. Não tem médico trabalhando por conta própria, não tem médico abrindo clínica, não tem médico em hospital particular. Todo hospital cubano é PÚBLICO, é DE GRAÇA, e TODOS os médicos cubanos são FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS.

Portanto, o Brasil não paga "salário" aos médicos cubanos. Não existe isso de "pagar salário integral" que o Bolsonaro diz. O Brasil paga uma MENSALIDADE à Organização Panamericana de Saúde, um órgão transnacional que media a permanência dos médicos cubanos aqui, pra que aqui eles sigam trabalhando. A OPAS recebe essa quantia do governo brasileiro, repassa para o Ministério da Saúde Pública de Cuba, do qual TODOS os médicos são funcionários, e daí uma parte desse monte vira imposto, e uma parte compõe o pagamento dos médicos.

"Ah mas são 11 mil reais e o médico ganha só 4". Claro, porque isso NÃO é salário deles. Desses 11 mil reais, a maior parte é imposto, que volta pra Cuba pra bancar inclusive UNIVERSIDADE, formação de mais estudantes de medicina. Lá ninguém paga mensalidade, não existe faculdade Estácio de Sá em Cuba!

O Bolsonaro não tava tentando melhorar nada pros médicos (até porque ele caga solenemente pra eles), ele estava tentando aplicar a lógica de trabalho capitalista a um funcionário de um governo socialista. Fazer os médicos cubanos abandonarem o país que os formou, alimentou, ensinou, tudo DE GRAÇA, e ao qual eles servem, em troca de trabalhar aqui como funcionário brasileiro. É óbvio que isso não ia dar certo, é óbvio que não seria aceito, nem pelo governo nem pelos profissionais, que continuam não sendo empregados do Brasil, mas do ministério da saúde CUBANO. Acredito que agora ficou mais claro", Alberto Souza.

9 comentários:

Anônimo disse...

Querem tirar da gente até o direito de nos indignarmos. Querem substituí-lo pelo ódio acéfalo da classe média. Aqui não!
Taun Mateus

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 1:
Mirna Monteiro - Vergonhosa essa ação! Absolutamente ridícula! Quem perde é o Brasil e mais de 20 milhöes de pessoas que recebiam atendimento do Mais Médicos.

Regina Celia Furlanetto O capiroto já faz o jogo sujo contra os mais pobres e ppalmente contra o Nordeste brasileiro...nojo de tanta mentira.

Carlos Molina O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou improcedente, nesta quinta-feira (30), a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5035, que questiona a legislação que criou o programa Mais Médicos. Por maioria, os ministros rejeitaram pedido formulado pela Associação Médica Brasileira (AMB), que pediu a declaração de inconstitucionalidade de vários pontos da Medida Provisória 691/2013, depois convertida na Lei 12.871/2013.

Prevaleceu o entendimento adotado pelo ministro Alexandre de Moraes, que afastou os argumentos principais apresentados pela AMB. Entre os pontos abordados, o ministro discutiu o atendimento ao direito à saúde, a necessidade de validação do diploma do médico estrangeiro e a questão da quebra de isonomia nas relações de trabalho.

O ministro observou que o Mais Médicos é prioritariamente oferecido àqueles diplomados no Brasil, aceitando na sequência os diplomados no exterior. O objetivo, diz, é fazer com que o atendimento chegue às áreas mais distantes do país. “Em alguns locais realmente não há médicos. Algumas comunidades, como aquelas de indígenas ou quilombolas, só veem o médico das Forças Armadas”, comentou.

Segundo o ministro, o modelo adotado pelo governo federal pode ser alvo de críticas, mas foi uma opção legítima para atender a maior preocupação da população, que é a saúde. “Pode não ter sido a melhor opção do ponto de vista técnico para alguns, mas foi uma opção de política pública válida, para, pelo menos, minimizar esse grave problema”, afirmou. http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp...

Cristina Bianconcini 'E um desrespeito essas atitudes dele e as pessoas estão paranóicas ,influenciadas por grupinhos a favor desse homem.Triste momento na saúde brasileira.Agradeço por esse belo texto😍 .Quem sabe alguns reconheçam o trabalho maravilhoso dos cubanos e do programa.bjs

Iraci Oliveira Perfeito!

Luiz Fernando Alves Souza Até onde eu compulsei o texto entendi que os medicos sao mercadorias produzida por Cuba e vendida a outros paises , os medicos nao tem a liberdade de viver suas vidas...é isso...eles sao propriedade de Cuba

Henrique Perazzi de Aquino Vc pelo visto nunca leu nada sobre marxismo e vida coletiva, onde um ajuda o outro. Aqui estamos acostumados no individualismo, onde um pisa no outro para chegar lá. Lá é bem diferente. Se sacasse algo disso poderímos até conversar a respeito, mas vindo com pensamento tacanho, me abstenho, ainda mais nessa idade e com toda bagagem que carregamos. E melhor, se não entendeu até hoje, não vai ser agora que vai entender.

Mah Fernandes Talvez isso ajude, só talvez...💁
https://www.facebook.com/NossaEpoca/videos/1225302644147488/

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 2:
Tania Oliveira Ótimo, esclarecedor!

Hermann Schroeder Junior A população pobre fica agora sem nenhuma assistência médica enquanto ele Bolsonaro pode cuidar do seu câncer com renomados médicos oncologistas, como por exemplo o Dr. MACEDO do Albert Einstein.

Cristina Bianconcini Um caos na saúde .Estamos na era da burrice com as atitudes desse coiso.,
😡

Maria Luiza Mello O coiso em 28 anos na política nunca defendeu os pobres. Agora antes mesmo de assumir está tirando benefícios dos pobres. É um.absurdo.

Jose Roberto Souza ·- Estranho a história o tratado é deste governo se não agrada espera terminar o governo porque o bolsonaro não tem ainda competência de acordo com Cuba porque só toma posse em janeiro

Henrique Perazzi de Aquino Procure se informar melhor, pois foi o capiroto que provocou isso tudo.

Regiane Carulo - Informação é tudo!

Gonzalo Horta Perez Então o imposto de Cuba para os médicos e de 70%????

Ailton Ribeiro Mendes Gonzalo Horta Perez Aqui nos dizem que é 30%, não é mesmo? Mas o ensino é gratuito? A saúde o é?

César Augusto Ferreira · 6 amigos em comum
Se os médicos cubanos são servidores públicos, porque o governo de Cuba não fica com eles por lá, haja visto que o país deles precisa de mais médicos que o nosso. Porque então enviar médicos pra cá
Que fiquem por lá e ajudem seu próprio país.

Mah Fernandes César Augusto, não é bem assim, precisamos nos desarmar dos preconceitos e conhecer mais, estou fazendo isso e aprendendo muito!! O trabalho q fazem aqui ou em qquer lugar pra onde vão é muito reconhecido!!
"Segundo a Organização Mundial da Saúde, Cuba está à frente dos Estados Unidos nas taxas de mortalidade de recém-nascidos e de menores de cinco anos, embora seu gasto per capita seja muito inferior."

César Augusto Ferreira - Mah Fernandes concordo com você, mas não é isso que eu estou dizendo. O governo cubano simplesmente não aceitou a contrapartida do governo brasileiro.
Não estou armado de preconceito nenhum, ao contrário, reconheço que os médicos cubanos são ótimos, só não concordo com a maneira como eles são tratados pelo governo cubano

Rita Preto - César Augusto Ferreira também não concordo com o jeito que o nosso governo trata professor, paciente, índio...

Nelson Oliveira - César Augusto Ferreira é melhor que vão embora.esse povo tem que ficar sem nada.pra ver se aprende...

Vilma Marinho - César Augusto Ferreira cuba precisa mais de médicos que o Brasil? Vc mora no Brasil mesmo?

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 3:
Maria Cecilia Campos A medicina ensinada e praticada em Cuba é preventiva, não apenas curativa como a que predomina aqui. E a formação de médicos não está sujeita ao afunilamento que temos aqui em favor dos jovens que vêm das camadas privilegiadas, em busca de fazerem fortuna com o exercício da profissão nos grandes centros urbanos. Como disse o médico cubano na entrevista acima, o sistema em que foram criados é diferente do que temos aqui. Não estão em busca de acumulação de riqueza pessoal. Cuba forma uma quantidade grande de médicos a cada ano e muitos se inscrevem nesse projeto de atendimento em outros países, para atender populações necessitadas de seu serviço. Mas sua base é Cuba, sua terra de origem. Para onde voltam. Simples assim. Apesar de ainda não ter assumido o governo, as declarações de Bolsonaro com relação às exigências para a manutenção do programa em seu governo descaracterizaram o acordo feito para o atendimento ao Brasil e não há aceitar essas condições. Fique claro que o governo Temer não é o responsável pelas exigências do Bolsonaro. Durante o governo Temer as regras do acordo foram mantidas. Detalhes de toda essa negociação já foram mostrados neste debate. Não há por que repeti las.

Cristina Bianconcini Correto Tutu.Todos que conheci aqui e tive o prazer de conviver,fizeram um excelente trabalho de atenção básica de saúde publica ,que tinha como objetivo a prevenção e o acompanhamento familiar pelo médico.Nem na iniciativa privada fazem esse trabalho.E muitos deles fizeram pós graduação
.E nunca reclamavam ,pelo contrario estavam felizes.Uma pena ver esse programa acabar..😪😥 triste amiga.

Renato Patuska Tem coisas que nao acredito que li.....impressionante o tanto de especialistas q aparecem........na teoria tudo isso é lindo......mas resumo p ficar mais facil entender......Cuba manda medicos p ca despreparados....alguns sao so enfermeiros......colocam esses coitados em areas que a pobreza é alarmante.......o Brasil paga para Cuba que é repasaado ao coitado 30 %........o restante desse dinheiro uma parte é repassada ao PT vomo caixa dois......isso quer dizer que nois pagamos por medicos desqualificados e ainda financiamos o comunismo.......perfeito p eles.....e lamentavel p nois

Rose Flag Renato Patuska deixa de ser ignorante

Rita Preto - Renato Patuska , você deveria contatar o Ministério da Saúde ( antes que acabe) e provar essa farsa.

Dani Lima- Esperar o quer de um governo de elite de Ricos .

Jéssica Monteiro de Godoy Muito bom, bem explicativo!

Dirceu Amorim ninguem fala que os medicos trabalhavam e 70 por cento do valor salario deles iam para o governo cubano

Henrique Perazzi de Aquino Leia o texto que foi postado com a explicação. Não leu e quer entrar de gaiato no navio?

Dirceu Amorim gaiato e apoiar um presidiario que afronta uma juiza e elea o poe no seu devido lugar e muitos dos amigos dele ou esta preso ou breve serao

Henrique Perazzi de Aquino Dirceu Amorim, já vi que és motivado perlo ódio e capirotista. Difícil discutir com gente movida por fake-news. Passar bem.

Dirceu Amorim todo mundo fala. Os próprios médicos cubanos falam, Cuba fala, Itália fala, enfim em todos os países onde estão se fala como é o contrato. Cuba sofre um embargo desde 1959. Esses contratos e o trabalho dos médicos cubanos no exterior revertem em divisas pra sociedade cubano. Pelo menos não estão exportando armas.

Nena Araujo Rita Preto muito bem

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 4:
Nilson Alves de Araujo · Amigo(a) de Paulo Cavalcanti
Me dá canseira ver tanta gente q se faz de ignorante só p ñ admitir q elegeu um completo INCONSEQUENTE.

Fatima Perinelli Sabia que os medicos daqui que atendem os planos de saúde também recebem se recebem 30% pela consulta então pesquisar é bom também.

Itanacy Pereira Silva Henrique Perazzi de Aquino não adianta discutir,acho que nem lê sabe.

Dileuza Santiago · Amigo(a) de Margarida Mendes
Rita Preto excelente esclarecimento!

Elza Elvira Zucon Dirceu Amorim abra seus olhos e leia,rapaz!Deixe seu ódio de lado!

Luciana Beatriz Maciel Dirceu Amorim vc tem.problema com interpretação?

Valério Marques Viana Dirceu Amorim ou você não leu o texto inteiro ou não sabe interpretar textos.

Maria Ines Pedro Santini · nao e isso q todos os canais de TV mostram, e sim a escravidao imposta pelo governo cubano, ,o governo aqui ainda e Themer

Itanacy Pereira Silva Temer é amigo de Bolsonaro. Assista os jornais,comece lendo.

Suzana Colla Maria Ines Pedro Santini temer é Bolsonaro e Bolsonaro é temer...

Samuel Dos Guimarães Guimarães Papo furado vcs não inganam mas niguem. Bolsonaro quer libertar eles dessa iscravidão. E destruir com o socialismo nojento.

Maria Elisa Rodrigues Biazetti Samuel Dos Guimarães Guimarães A troco de que o iria fazer isso?
Acorda cara larga mão de ser mané.

Anaclaudia Carrilho Moroni · Kkkkk, agora o Bolsomito vai governar Cuba também! Jesus!!! A que ponto chegamos???

Sérgio Luiz Soares Amoras

Sérgio Luiz Soares Amoras Tá preocupado com os cubanos e retirando direitos dos brasileiros. Então tá. Mané.

Mariselma Mari ·Samuel Dos Guimarães Guimarães por mais letra "e" em suas palavras, por favor!

Itanacy Pereira Silva Mariselma Mari kkkkkkkkkk

Samuel Dos Guimarães Guimarães Conserteza vcs são todos petralhas mesmo. Tão vendo o erro dos seu governantes mas mesmo assim odefendem. E criticão o nova presidente vcs são um bando de leso lezado.

Maria Elisa Rodrigues Biazetti - Bolsonaro e um crápula sem capacidade alguma cercado por pessoas piores que ele, porem interessados em subir na vida a troco de um cargo como fez Mr.Moro com toda a sua impafia.
Acho que o que ele não sabe e que quanto mais alto você estiver maior e o tombo.

Ednna Maria O texto acima acaba de explicar isso detalhadamente e o rapaz nao viu. Ou povo sem noção

Valério Marques Viana Ednna Maria quantas pessoas do nosso círculo brasileiro se dispõem à lerem um texto um pouquinho mais extenso? Eis a questão!

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 5:
Lourdes Aguiar - RosaNgela, você e Ridícula, só e ver os depoimentos de pessoas atendidas por medicos cubanos,são depoimentos de pessoais atendidas por eles, e que, conviveram de perto com a medicina cubana, então procura te informa um pouco antes de sair divulgando asneiras, meus respeito aos médicos cubanos que têm muito mais dignidade do que muitos profissionais brasileiros.

Íris Mello Os familiares dos médicos e médicas visitam sim seus parentes aqui no Brasil.

Joao Batista Rabello E então prima acho que esse texto da pequena explicação sobre o programa mais médicos !

Marta Souza Lulalivre

Eunice Lopes Excelente explicação.

Eunice Lopes # Lula livre

Carlos Duarte Leia para entender sistema socialista de Cuba. Todos os brasileiros deveriam ficar informado do verdadeiro sistema Cubano.

Carlos Duarte Excelente explicação!

Nelson Oliveira Olha.eu acho melhor nem tentar explicar nada pra essa raça maldita.de bolsominions. Ou são muito fdp.ou burros ao extremo...

Carlos Duarte Lula livre! Cara inteligente esse Lula . Ajudou o meu país sempre pensando nos mais pobres.


Edivaldo Lomes Acho que vou mudar para Cuba. É um paraíso! Kkkkkkkkk

Mileny Pacheco Marco Túlio Seabra Tristao, essa é a real explicação!

Ana Lucia Dias Só desenhando para o povo entender.

Vanderley Carvalho - O boso é um ladrão, vagabundo, vive de mentira

Rose Flag Mastigadinho pra explicar para as raras inteligências bozonianas que não entendem o que é o socialismo: Em Cuba, a medicina NÃO É uma profissão liberal. Não tem médico trabalhando por conta própria, não tem médico abrindo clínica, não tem médico em hospital particular. Todo hospital cubano é PÚBLICO, é DE GRAÇA, e TODOS os médicos cubanos são FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS.

Portanto, o Brasil não paga "salário" aos médicos cubanos. Não existe essa porra de "pagar salário integral" que o bozo diz. O Brasil paga uma MENSALIDADE à Organização Panamericana de Saúde, um órgão transnacional que media a permanência dos médicos cubanos aqui, pra que aqui eles sigam trabalhando. A OPAS recebe essa quantia do governo brasileiro, repassa para o Ministério da Saúde Pública de Cuba, do qual TODOS os médicos são funcionários, e daí uma parte desse monte vira imposto, e uma parte compõe o pagamento dos médicos.

"Ah mas são 11 mil reais e o médico ganha só 4". Claro, porque esta porra NÃO é salário deles. Desses 11 mil reais, a maior parte é imposto, que volta pra Cuba pra bancar inclusive UNIVERSIDADE, formação de mais estudantes de medicina. Lá ninguém paga mensalidade, não existe faculdade Estácio de Sá em Cuba!

O bozo não tava tentando melhorar nada pros médicos (até porque ele caga solenemente pra eles), ele estava tentando aplicar a lógica de trabalho capitalista a um funcionário de um governo socialista. Fazer os médicos cubanos abandonarem o país que os formou, alimentou, ensinou, tudo DE GRAÇA, e ao qual eles servem, em troca de trabalhar aqui como funcionário brasileiro. É óbvio que isso não ia dar certo, é óbvio que não seria aceito, nem pelo governo nem pelos profissionais, que continuam não sendo empregados do Brasil, mas do ministério da saúde CUBANO.

por Victor Tufani

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 6:
Maria Helena Quem sabe o que já está acontecendo no Brasil e acompanha os fatos ,além de "entendê_los", sabe disso.O discurso dele ,ontem,em entrevista para a record,bateu forte em Cuba, e os minions acreditaram em tudo.Triste pátria entregue a alguém que despreza o povo e no entanto ,esse mesmo povo acredita ,piamente no sujeito!O que virá a seguir????Aguardemos!
Triste ver a cegueira generalizada

Eliane Izidoro Parabéns adorei a explicação e tb reprovo esta atitude do Ilustre...

Lourdes Aguiar Maravilhoso texto, infelizmente ,as pessoas estão no timo de hipnose em relação a esse cara que foi eleito presidente de nosso país, e diga se de passagem já e o pior mesmo antes de assumir, obrigado pelo texto.

Jhon Walker Bozoasnos ñ vai inteder isso ñ gente

Angélica Fonseca · Amigo(a) de Antônio Augusto
Mais um manobra do Coisonaro para tentar provar mais um factóide que ele criou para manipular os seus eleitores... Talvez um dia, os bolsominions sentirão um vazio no coração por terem acreditado em tantas mentiras de um manipulador mentiroso, irresponsável e perverso...

Roselaine Nunes O Bolsonaro ja era contra ha muito tempo, e mais contra ainda prq é um programa do pt .

Alda Simões Não e programa do Pt se assim fosse outros Países não seriam atendidos pelo programa mais médicos.

Carlos Roberto Brito Brito Esse é o grande problema de grande parte dos brasileiros, são influenciáveis, basta ler um testo bonitinho mas sem fundamento e fora da realidade, e batem palmas, erguem os braços para o alto e gritam viiiiivaa.

Claudia Maria Exatamente isso amigo, vcs têm que ler mais aos invés de repetir bobagens que o Bozo fala. Leia como funciona este programa, por quê o Brasil contratou Cuba e como estes profissionais não recebem integral. Em Cuba não têm médicos particulares, são funcionários de programas humanitários.

Jota Silva Carlos Roberto Brito Brito você deve ter sofrido uma baita lavagem cerebral ou e burro o cara tá fodendo os mais pobres e você ainda defende está anta ....tu e burro em

Ronaldo Andrade Os bolsomínions não leram nem o título e já plublicam as fakenews, que são a única ferramenta de defesa do bozo.

Roselaine Nunes Esse programa dos médicos cubanos tem em 66 países e só aqui q o Bozo achou problemas.

José Carlos Nascimento Roselaine Nunes aqui no Brasil existe o Fies - os golpistas coxinhas não conhecem ou são ignorantes que é mais provável. GOLPISTA

Rosilene Nunes - Pois e ne isso é mais um programa q com certeza o Bozo vsi dar um jeito d acabar, e quem perde é o povo Brasileiro, !!!!

Socorro Campos Lopes - Obrigada companheiro pela brilhante explicação.

Mafuá do HPA disse...

comentários via facebook 7:

Carlos Minc Eu não entendo a imbecilidade desse povo...achar graça no fim dos programas que estão dando certo...acabar com previdência..sus..

Teresinha Santana Carlos Minc enquanto não bater na porta deles , eles tão nem ai pros outros

Vital Dartora XSalete Se é tão bom e maravilhoso assim Henrique, porque você não está em Cuba?

Luanna Fontelas Marques · Amigo(a) de Humberto AC
Gente, é incrível o poder da ignorância desse povo desequilibrado que gosta do coiso. Nunca vi tanto analfabeto político e funcional junto. Falta o básico que é interpretação de texto e argumentação. Chega ser ridículo. Os caras não conseguem analisar as fontes e olha que o tio Google esta disponível com fontes fidedignas para auxiliar o entendimento e mesmo assim a ignorância impera....lementavel.

Luiz Freitas da Paz Esse cara não faz uma análise real, defende a escravidão do povo pela ditadura cubana. Idiota! Tu sabes quantos cubanos migraram para os USA ? Se tornaram livres, tem seu emprego e mandam dinheiro para os parentes que ficaram em Cuba, não dão o dinheiro para os ditadores se manterem no poder. Vai te catar cara. Se forem livres aqui no Brasil, vai ser errado gastar sei dinheiro no Brasil.

Sônia Do Português Luiz Freitas da Paz Santa ignorância.

Sônia Do Português Os médicos cubanos curaram até surto de ebola na África. Mas surto de ignorância não há médico que tenha cura.

Claudia Maria Lembrando que o salário mínimo aqui é de R $954,00 bruto e a maioria vai para impostos e roubos. E não temos saúde, educação de qualidade tb. Sem direitos, sem nada.
Quem são os escravos mesmo?

Paulo César Leite Se Cuba é tão bom assim porque vcs não vão morar lá olha quantos cubanos estão pedindo asilo político pra ficar no Brasil

José Carlos Nascimento Paulo César Leite porque eu trabalho para sustentar IMBECIL CORRUPTO cúmplice conivente participe corruptos COMO você otário mané

Geneci Assis Mendes · 11 amigos em comum
Paulo César Leite suponho que seja rico e só olha para seu próprio umbigo, do contrário me diga, como vai consultar caso vc seja um dos favorecidos pelo programa mais médicos, ou que médico irá até às pessoas necessitadas como era o caso de quem usufruía desse programa, vc acredita mesmo que médicos brasileiros farão esse trabalho? Ora cai na real, estamos sendo manipulados por essa besta que vcs colocaram no poder.

Edmar Moura O bozo está contra ou a favor da corrupção agora estou na dúvida.......

Edmilson Almeida Ele não está preocupado com os pobres ele vai governar para os ricos!

Adenilton Moutinho Verdade Edmilson foi uma estupidez enorme a maioria do nosso povo eleger, desculpe o termo, um desqualificado e desequilibrado para nos governar.Podemos esperar, isso é só o começo, vem muitas loucuras por ai.Nós não merecíamos tamanho castigo.

Juçara Quintana Precisa mais informação como essa p.as pessoas entenderem o absurdo q.fizeram de entregar esse pobre país a um fascista e fora da casinha!

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 8:
Aparecida Elisabeth - Legal!

Graça Piccinini É vc falou exatamente como um socialista que gosta do comunismo de Cuba. Não colou esse seu discurso. Os brasileiros estão bem acordados com estes mi mi mi. Chega de socialismo barato, e que escravizam as pessoas.
Aqui meu caro é DEMOCRACIA NA SUA ESSÊNCIA. pronto.... falei.

Maria Alice De Ré O que escraviza as pessoas é o capitalismo explorador que paga um salário miserável. O socialismo divide a riqueza de forma igual. Ai, claro, tem gente que não gosta

Lourival Zeferino Pereira Pereira · Viva o Brasil,viva o mais Médicos

Nerildo Barbosa E se fosse o inverso, médicos brasileiros em Cuba ganhando apenas 30% do salário e o pequeno montante de 70% para o governo brasileiro, será que algum médico brasileiro aceitaria.

Maria Alice De Ré Não porque os médicos brasileiros estudam medicina para ficar ricos, não para melhorar a saúde da população. São interesses e visões de mundo diferentes.

Edna Maria Pereira Era isso que eu queria entender,obrigada pela aula de graça........ embora tenha ficado triste 😤 por pessoas carentes ficarem sem médicos!

Neusa Lehugeur · Amigo(a) de Antônio Augusto
Quantos pobres vão ficar sem atendimento médico? Pobre dos pobres do Brasil!

Gilmar Freire No mínimo essas pessoas que dizem "fora cubanos, etc", estão cagando para os milhões de brasileiros em áreas longínquas que ficarão sem atendimento. Têm bons planos de saúde né! Então que ocupem as vagas os médicos brasileiros. Quero ver terem peito pra isso...