domingo, 11 de novembro de 2018

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (134)


CONVERSA CASUAL E INFORMAL COM FAMOSO EMPRESÁRIO BAURUENSE

O encontro se deu no centro da cidade. Velho conhecido, ele com seus negócios, eu com os meus. Ele, que um dia teve mente mais arejada, nesse momento preferiu votar e fazer declarada campanha para o capiroto. Durante a campanha o encontrei algumas vezes, trocamos alguns breves diálogos, mas agora, uma semana após o pleito, para para uma conversa mais alongada:

- E aí, já capitulou? Já se deu conta da grande besteira que foi dar sua contribuição para o fim das liberdades democráticas e da legislação trabalhista?

- Claro que não, ele nem começou a governar. Vamos dar tempo ao tempo. Precisávamos disso.

- Nem com tudo o que está sendo formatado, com tudo o que o próprio Bolsonaro, seu vice e futuros ministros prometem fazer, não vê isso tudo como muito perigoso e um retrocesso sem precedentes em nossa História?

- Calma. Você está colocando o carro na frente dos bois. Isso tudo não quer dizer nada. Ele não vai poder governar sem seguir a Constituição e as leis vigentes.

-Você está de brincadeira, não? O ministro da Economia já alerta que se não aprovarem do jeito que eles querem, tudo será refeito desse jeito, da forma mais autoritária possível. Eu te acompanho, sei que não gosta de ver seus funcionários numa situação degradante e diante disso me diga com toda sinceridade, você conseguiria aplicar essa nova legislação trabalhista do jeito como eles estão querendo, com total perda de direitos dos trabalhadores para os seus funcionários? Você se sentiria bem em vê-los perdendo tudo e sem direito a nada?

Ele se desconserta, fica sem jeito e tenta me responder:

- Eu nunca fui desumano com meus funcionários, sempre os respeitei e trabalho visando lucro, mas sei que eu ganhando bem, eles também precisam fazê-lo. Se ganharem bem, trabalharam mais pela minha empresa. Vou continuar dando férias, 13° salário e até pagando horas-extras, mesmo com toda dificuldade. A média salarial dos meus funcionários é alta, sei valorizá-los.- Você até pode agir assim, mas não percebe que a imensa maioria do seu lado, todos os demais que participam contigo dessas associações de classe já estão aplicando as novas regras. Impossível você querer desdizer que a situação ficou das mais confortáveis para o empregador e profundamente desconfortável para os trabalhadores. Era isso o que queriam, o fim do Ministério do Trabalho e da Justiça do Trabalho? Não consegue enxergar que tudo o que pregam é somente o favorecimento para os patrões e aos trabalhadores uma incerteza de lascar?

- Temos muitas cargas nos nossos ombros e era mais do que necessário uma reforma, uma modernização. Já não tínhamos mais como arcar com tanto imposto e direitos. Algo precisava ser feito e foi feito. As correções virão com o tempo. Se não for bom, a gente mesmo para tudo e refaz.

- Se me responde assim é porque já aderiu de mala e cuia para o novo modal de tratamento para com os trabalhadores. Não tente tergiversar, pois pelo visto já pratica tudo como está sendo prescrito. Me espanta isso vindo de ti, que se dizia tão progressista, tão sintonizado com a modernidade. O que queriam mesmo era lucrar mais, isso a qualquer custo e dane-se o resto.

-Você está muito chato. A gente já não aguentava mais a empáfia do PT, eles sim corruptos e gananciosos. O breque na forma como o país vinha sendo conduzido precisava ser dado e foi. Bolsonaro vai saber conter a onda violenta e reencaminhar o país para ter o progresso de antes.

- O progresso de antes se deu com Lula. Tem que saber reconhecer isso. Tudo o que de bom foi feito pros trabalhadores nos últimos tempos foram cria dos governos petistas. É isso o grande gerador do ódio e de se desmontar todo o avanço social. E vocês se agarraram ao maior fio desencapado, rejeitado pela direita do mundo todo, um pessoal completamente fora da casinha, tudo para não terem que reconhecer e revalidar direitos dos trabalhadores. Preferiram dar um tiro no escuro, adentrar o pântano, jogar tudo de bom que temos na lata do lixo e mesmo sabendo que com o PT iriam ganhar o que sempre ganharam, mas só teriam que ver o outro lado também conquistando algo de bom. Incentivaram a chegada do período nefasto, onde as liberdades todas estão mais do que ameaçadas.

- Não tenha medo, pois se nesse tempo todo nada lhe aconteceu, nada lhe acontecerá. O bicho não é tão feio assim. Veja meu pai, sempre trabalho muito, ele nunca foi molestado no período da ditadura e não o vejo sendo molestado agora e nem no futuro com Bolsonaro. Eles vão deixar a gente atuar. Problemas terão só os que praticam excessos.

- Não seja bestial. Seu pai nunca fez nada para termos as liberdades todas que desfrutamos hoje e vejo que nem você. Os que enfrentaram a ditadura merecem todo nosso respeito, pois sem eles e sua atuação ainda teríamos as trevas nos dominando. Os que lutam são valorosos e não o fazem por enriquecimento individual, mas sim coletivo. Uma falta de desconsideração ouvir isso de ti, com conhecimento ode causa. Já estamos vivenciando algo onde qualquer um que se oponha ao que representa Bolsonaro correrá muitos riscos. Então me diz que devemos todos nos calar e de cabeça baixa, resignados, não só aceitar, como trabalhar e nada fazer? Me poupe.

Não consegui mais continuar a conversa, pura perda de tempo e só não declaro em alto e bom som o nome do tal empresário, pois não sou dado a alcaguetismo e a conversa foi informal. Boa parte desse país, pelo menos uma parte considerável desse território onde estou instalado está mais do que dominado por essa linha de pensamento e ação. Para arejar essas cabeças, só mesmo após presenciarem todo o baú de maldades que virá por aí e eles também sentido seus efeitos. Do contrário, vejo que as cabeças continuarão amaldiçoando somente o PT como culpado de tudo e o ideário da esquerda como dantesco, inimaginável e pensado para acabar com a boa vida que levam gente como esse empresário. O registro vale, e muito, para irmos construindo como deve ser a resistência, a convivência com o que virá e o que pode ser feito para mudar esse estado de coisas.

TODA VEZ QUE ALGUM INSANO VIER ME REPRODUZIR ALGUM FAKE-NEWS, ENVIO DE VOLTA A TIRA DO ARGENTINO MIGUEL REP EM RETRIBUIÇÃO
Saiu publicada na edição impressa do melhor jornal diário da América Latina, o argentino Página 12. Salve Miguel Repiso!!!

Nenhum comentário: