terça-feira, 13 de novembro de 2018

ALFINETADA (171)


EM BAURU POR QUE TUDO SE TRANSFORMA EM IGREJA EVANGÉLICA?

Isso não é mais novidade na alvissareira Bauru dos tempos atuais. Tudo o que dantes era um progressista lugar de comércio, ao cerrar suas portas, o único destino plausível é o de se transformar em uma igreja evangélica. Os exemplos são tantos, fato que não gera mais nenhum constrangimento da e na cidade. Percebam como isso é uma constatação e a tábua da salvação de proprietários de imóveis encalhados espalhados cidade afora. Antigamente quando algum imóvel fechava suas portas, os proprietários desses estabelecimentos se viam em desespero e clamavam aos céus em busca de alguém caído dos céus para alugá-los, do contrário amargariam meses, até anos com suas portas lacradas. Hoje não mais, graças a um novo segmento de mercado, sempre em expansão, o da abertura de novas igrejas de cunho neopentecostal.

O exemplo mais recente se dá num dos locais até onde até bem pouco tempo vicejava a PRIMO Veículos, revenda da FIAT na cidade, bem ali na avenida Rodrigues Alves, defronte onde antes era a Baurucar e hoje é a sede da Polícia Civil. Esse aliás, um dos poucos locais onde foi conseguido uma saída diferente e ao invés de ser alugado para um igreja, ali está a sede Regional da Polícia Civil. Do contrário, a única saída plausível seria também locar para esse tipo de empreendimento dos mais rentáveis e ocupando todos os espaços disponíveis em Bauru.

Pois bem, quem passa hoje pela avenida Rodrigues Alves se depara com uma imensa placa ocupando toda a fachada da antiga Primo Fiat e informando aos incautos que, em breve, ali estará funcionando mais uma mega igreja do ramo neopentecostal, cujo nome ainda não gravei, mas sei que chega com muito gás e pronta para assumir com toda a disposição possível a sua fatia de mercado, angariar novos adeptos, clientes e chegar aos píncaros da glória, ou seja, sucesso no mais curto espaço de tempo possível.

Cá do meu canto, passo pela Rodrigues e olho para isso tudo com aquela preocupação inerente a quem se preocupa de fato com as ocupações dos imóveis desocupados e os que vão sendo locados, evitando que permaneçam por muito tempo ociosos e dessa forma, impossibilitando a ação de vândalos. Eu me encanto com isso tudo, como esse ramo de negócio floresce e se ramifica por todos os cantos da cidade, possibilitando o progresso da mente humana, o engrandecimento da pessoa, a cultura adquirida, esses tantos deixando de zanzar pela aí sem eira nem beira e passando a frequentar lugares altaneiros e voltados para a família, ainda mais nesse momento onde o país deixa de lado isso de olhar para o atendimento das questões sociais, para focar de vez no quesito espiritual, essa belezura harmônica do ser com o seu criador e com sua caixa registradora.

E tão belo empreendimento surge conseguindo cumprir com o aluguel de meros R$ 50 mil mensais, fruto da união de tão abnegados fiéis, que de uma forma tão simples comprova a força motora de gente que quando quer conseguem tudo. Eis o belo exemplo para o país do futuro, o que virá após o primeiro de janeiro. Se cada um cumprir o que lhe é exigido, serão arrecadados muito mais que isso e a nova empresa poderá não só se fortalecer, mas seguir vigorosa e podendo demonstrar sua força no emergente mercado. Bauru viceja cada vez com belos empreendimentos como esse, altaneiros exemplos de que a ociosidade só existe mesmo para quem não acredita na força do ser supremo. Não é que tudo hoje se transforma em igrejas neopentecostais, é que elas representam o belo futuro daqui por diante. Não questionemos nada, mas oremos, como nos pedem dos púlpitos. Estaremos abençoados dessa forma. Veja a benção recebida pelo proprietário do referido imóvel, que hoje exalta aos céus por ter conseguido um santificado locatário. Que os anjos digam amém para seus frequentadores. Essa é a Bauru dos novos tempos, cada vez mais ciente do seu papel no novo formato de país.
OBS: Desculpem pelas fotos trêmulas, pois foram tiradas debaixo de incontida emoção.

2 comentários:

Anônimo disse...

Você deveria fazer uma reciclagem. Faça um curso sobre "como encarar a realidade". Seria interessante para você e seus leitores.
Fica uma dica de literatura para reciclagem: Olavo de Carvalho.
Recomendo e vai te ajudar muito, antes que seja tarde demais.

Mafuá do HPA disse...

Respondendo a um anônimo, desses que te escrevem sem coragem suficiente para escrevinhar o próprio nome e se identificar a contento:

Continuarei da mesma forma e jeito como sempre fui.
Ainda mais agora, quando uma grande decepção nacional deve acontecer num curtíssimo espaço de tempo.
Quero estar vendo tudo de camarote.
Quero ter olhos pra te ver desdizendo te ter apoiado e votado no capiroto.
Minha dica de leitura continuará sendo sempre: Saramago, Gárcia Marquez, Eduardo Galeano, Mino Carta, Fernando Moraes, Chico Buarque... Com esses estarei sempre em ótima companhia, sem nenhuma possibilidade de traição.
Encaro a realidade desse modo e jeito
Henrique - direto do mafuá